Temas de Historiografia Contemporânea II - As redes de sociabilidades: Do Antigo Regime à cena revolucionária (objetos e instrumentos de investigação)

Natureza do curso
Difusão
Objetivo

Apresentar aos participantes algumas considerações sobre temas da historiografia contemporânea, seus métodos, práticas e fontes, proporcionando informações e material que lhes permitam atualizar seus conhecimentos como docentes, pesquisadores, ou como formação geral. Para isso, neste curso, será trabalhado o conceito de redes de sociabilidades, que vem ganhando cada vez mais espaço nos estudos historiográficos, permitindo abordar de maneira mais rica a complexidade das relações sociais estabelecidas num determinado momento histórico. Desta perspectiva de análise, discutiremos o próprio conceito, incluindo sua origem, desenvolvimento e aplicações mais freqüentes na historiografia. Em seguida, localizaremos as redes de sociabilidades que caracterizaram sociedades do Antigo Regime em França e no Império Português, como contextos exemplares para a abordagem teórica-metodológica em questão.

Programa

- Aula Inaugural: Prof. Dra. Sara Albieri 

- Aula 1: Itinerários franceses: das redes intelectuais à abordagem das sociabilidades surgidas da Revolução Francesa – Profa. Priscila Gomes Correa 
O meio intelectual constitui um núcleo central para a compreensão da noção de redes de sociabilidades, pois aí se consolidam os mais diversos laços que se atam em torno da redação de revistas, editoras, centros universitários e de pesquisa entre outros, abarcando a complexa relação entre itinerários, gerações e sociabilidades diversas. A partir disso, nesta aula, o conceito ganhará forma sob a abordagem de pesquisadores preocupados com os percursos de intelectuais, políticos e artistas, acompanhando a aplicação contemporânea do termo a contextos históricos diversos, com ênfase nas redes de sociabilidades tecidas sob a cena revolucionária francesa, mais especificamente nas reuniões da Assembléia Nacional, no verão de 1789. Trata-se de um exemplo inaugural para o entendimento do funcionamento de diversas redes, suas tensões, conflitos e consenso, uma vez que apresentam desdobramentos até os dias de hoje. 

- Oficina 1: Propostas e práticas revolucionárias: o cotidiano das redes de sociabilidades sob a Revolução – Profa. Priscila Gomes Correa 
Nesta oficina será abordada a configuração das redes de sociabilidades tecidas a partir do 1789 na França, com base em diversas fontes documentais, tais como discursos, projetos administrativos, tratados filosóficos e iconografia produzida no período. A noção de rede permitirá ao aluno a percepção da complexidade que envolve a produção dessas fontes, que aparecem como indício para a compreensão da formação de sociabilidades diversas e fundadoras do mundo contemporâneo. 

Aula 2: O uso do conceito de redes de sociabilidades e as novas perspectivas de análise nos estudos sobre o Antigo Regime Português – Profa. Ana Paula Medicci 
O objetivo da aula é apresentar o modo como o conceito de “redes” foi introduzido e trabalhado nos estudos sobre os impérios ibéricos nas últimas duas décadas, enfocando as contribuições que essa nova perspectiva teórico-metodológica trouxe para os estudos históricos baseados em análises de relações familiares, clientelares, de negócios e mesmo administrativas, nas quais a atuação de indivíduos e dos grupos nos quais estavam inseridos se tornam centrais para o entendimento das complexas estruturas políticas, sócio-culturais e econômicas das sociedades às quais pertenciam. Por outro lado, o uso do conceito de “redes” aliado ao do conceito de “Império” na bibliografia recente sobre a América Portuguesa ampliou a compreensão das circunstâncias que permearam o processo de colonização luso-americana e das dinâmicas sociais que favoreciam a manutenção de laços entre as diversas partes que compunham o Império Luso. 

Oficina 2: São Paulo setecentista: interesses locais e redes imperiais - Profa. Ana Paula Medicci 
Propõe-se a aplicação do conceito de “rede” para o estudo da sociedade paulista de fins do século XVIII e início do XIX para demonstrar como administradores, magistrados, eclesiásticos e negociantes aí radicados estabeleciam interesses baseados em “redes de reciprocidade” e de trocas de favores que ligavam membros de grupos de poder de diferentes regiões imperiais. Para isso, analisaremos a correspondência trocada entre agentes administrativos e membros de grupos de poder locais, ordens régias, queixas enviadas aos órgãos de governo central, inventários e documentação de tribunais régios que permitam reconstruir as redes de interesse que ligavam política e negócios na São Paulo Colonial. 

Aula 3: Re-configuração das redes de sociabilidades após a Revolução Francesa – Profas. Ana Paula Medicci e Priscila Gomes Correa 
Nesta aula, retomando o traçado das redes de sociabilidades tecidas a partir do processo revolucionário francês, abordaremos suas transformações sob as diferentes fases da Revolução, com destaque para as continuidades e rupturas de práticas sociais e de poder do Antigo Regime ao Império Napoleônico, constituindo movimentos de composição e recomposição de redes próprias aos novos contextos. A ação dos grupos que compunham tais redes apresentou imediatos desdobramentos sobre o contexto atlântico, repercutindo até mesmo sobre as Américas Espanhola e Portuguesa. Desta perspectiva, o ano de 1808 aponta para um processo mais amplo de recomposição das redes de sociabilidades em duas vias: uma relativa aos laços políticos ligados ao Império Napoleônico, em oposição declarada à Inglaterra, e outra luso-americana que envolvia não só administradores e políticos recém imigrados, mas também os diversos setores sociais, num processo que influiu diretamente no cotidiano de populações urbanas e rurais. 

Programa Detalhado
Carga horária
18.00h
Vagas

Máximo: 50 alunos.
Mínimo: 25 alunos.

Certificado/Critério de Aprovação
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de frequência.
Coordenação
Profª. Drª. Sara Albieri, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Profs. Ana Paula Medicci, Priscila Gomes Correa e Sara Albieri.

Promoção
Departamento de História, da FFLCH/USP.
Detalhes

 Matrícula On-Line : efetuar a matrícula ON-LINE (Sistema Apolo).