II Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas (Cineo2011)

Cineo2011 tem a finalidade de estudar a vitalidade das línguas românicas, assim como as influências que recebem de outros idiomas. O Congresso também se abre para questões mais amplas como os aspectos teóricos, metodológicos, gramaticais e tipológicos da neologia, bem como suas realações com a informática e com a sociedade contemporânea, dentre outras.

• Aspectos teóricos da neologia – apresentação de Rosa Maria Estopà (Universitat Pompeu Fabra)
  • Metodologias de trabalho em neologia – apresentação de Andreína Adelstein (Universidad Nacional de General Sarmiento)
  • Tipologia dos neologismos – apresentação de Jean-François Sablayrolles (Université Paris 13)
  • Aspectos sociológicos dos empréstimos – apresentação de Madalena Vasconcelos Teixeira (Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação)
  • Neologia e relações com a Informática – apresentação de Maria Teresa Lino (Universidade Nova de Lisboa)
  • Aspectos comunicativos e cognitivos da neologia – apresentação de Isabelle Oliveira (Université Paris 3)
  • Aspectos diacrônicos da neologia – apresentação de Sara Alvarez (Universidad La Republica)
  • Neologia e línguas minoritárias ou minorizadas – apresentação de Ramón de Andrés, Vanesa Díaz, Sara Gutiérrez (Universidad de Oviedo)
  • Estudos descritivos e contrastivos da neologia das línguas românicas – apresentação de Giovanni Adamo (Università degli Studi di Roma La Sapienza)
  • Neologia e políticas linguísticas – apresentação de Tina Célestin (Office québécois de la langue française)
  • Neologia e línguas de especialidade – apresentação de Pierre Auger (Université Laval)
  • Neologia e textos literários – apresentação de Elis de Almeida Cardoso (Universidade de São Paulo)
  • Neologia e gramática - apresentação de Mercè Lorente Casafont (Universitat Pompeu Fabra)
  • Neologia e tradução especializada – apresentação de Joaquín García Palacios (Universidad de Salamanca)
  • Apresentação de projetos e de atividades sobre neologia (sessão de pôsteres)
Estrutura do Congresso

Dia 05-12

14:30 - 16:30

Inscrições e recebimento de material

Abertura do Congresso

Conferência de abertura - Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras)

Dia 06-12

08:30 - 09:30

10:00 - 12:30

14:00 - 15:00

15:30 - 17:00

Sessão de comunicações

17:00 - Conferência - John Humbley (Université Paris 7 Denis Diderot) - Néologie et langues de spécialité

Dia 07-12

08:30 - 09:30

10:00 - 12:30

14:00 - 15:00

15:30 - 17:00

17:00 - Mesa-Redonda

Dia 08-12

08:30 - 09:30

Exposição de temas

09:30 - 11:00

11:30 - 12:30

Conferência de encerramento - Maria Teresa Cabré (Universitat Pompeu Fabra) - Bases para la construcción de una teoría sobre los neologismos

12:30 - 13:00

Encerramento do Congresso

Máximo: 100 inscritos.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de frequência.
Profa. Dra. Ieda Maria Alves, da FFLCH/USP.
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP.
05 a 08.12.2011

►PARA OUVINTES - SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

► COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
- Acesse o site: http://www.fflch.usp.br/dlcv/neo/cineo2011/Inscricoes.php

►PARA OUVINTES (SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO)
R$ 60,00: para matrículas até o dia 31.10
R$ 80,00: para matrículas após o dia 31.10

Detalhes:
• Após matrícula, o pagamento será mediante boleto bancário que será encaminhado via e-mail, no prazo de 72 horas.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

►PARA OUVINTES - SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

► COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO