Aula 1: Contextualização. O Brasil, Portugal e a França no longo século XVI.
Aula 2: Pero Vaz de Caminha e Pero de Magalhães Gândavo: a pluralidade da empresa colonial portuguesa e os diferentes futuros planejados por ela. Leitura da Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha, e da História da Província de Santa Cruz a que popularmente chamamos de Brasil, de Pero de Magalhães de Gândavo.
Aula 3: André Thevet e Jean de Léry: o Brasil na França, a França no Brasil. Leitura de passagens das Singularidades da França Antártica e da Cosmografia Universal, de André Thevet, e de História de uma viagem veita à Terra do Brasil e de História Memorável do Sítio de Sancerre, de Jean de Léry.
Referências Bibliográficas:
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Pero Vaz de Caminha: Edição Modernizada e Semidiplomática. Introdução, Notas e Estabelecimento de Texto de Marcelo Módolo e Maria de Fátima Nunes Madeira. Cotia: Ateliê Editorial, 2023.
DAHER, Andrea. O Brasil Francês: As Singularidades da França Equinocial (1612-1615). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
GÂNDAVO, Pero de Magalhães de. A Primeira História do Brasil: História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Texto modernizado e notas de Sheila Moura Hue e Ronaldo Menegaz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
LÉRY, Jean de. Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil. Paris: Le Livre de Poche, 1999.
______. História de uma Viagem Feita à Terra do Brasil Também Chamada América. Tradução de Ignez Duque Estrada. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2009.
LESTRINGANT, Frank. Le Huguenot et le Sauvage: L'Amérique et la controverse coloniale, en France, au temps des guerres de religion. Genève: Droz, 2004.
______. A Oficina do Cosmógrafo ou A imagem do mundo no Renascimento. Tradução de Edmir Missio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
______. Le Brésil d'André Thevet. Les Singularités de la France Antarctique (1557). Paris: Chandeigne, 2011.
LUSSAGNET, Suzanne (ed.)Les Français en Amérique pendant la deuxième moitié du XVIe siècle: le Brésil et les brésiliens. Paris: Presses Universitaires de France, 1953.
MÉTRAUX, Alfred. La religion des Tupinamba. Paris: Presses Universitaires de France, 2014.
RONSARD, Pierre de. Discours; Derniers Vers. Présentation par Yvonne Bellenger. Manchecourt: GF Flammarion, 1979.
THEVET, André. La Cosmographie Universelle. Paris: Chez Guillaume Chaudier, 1575.
______. Singularidades da França Antártica, a que outros chamam de América. Tradução de Estêvão Pinto. Brasília: Edições do Senado Federal, 2018.
______. A Cosmografia Universão de André Thevet, Cosmógrafo do Rei. Tradução de Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2009.

.png)
