Programa

Aula 01 - Por uma Geografia do Esperançar
Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves e Profa. Dra. Sandra Lencioni
A presente aula buscará trazer uma introdução geral ao tema do curso, mobilizando como pensar, através da Geografia, alternativas para manter acesa a esperança no contexto avassalador do nosso cotidiano.

Aula 02 - Crise ambiental-climática global: há esperança?
Prof. Dr. Ricardo Sartorello e Prof. Dr. Júlio César Pedrassoli
Essa aula buscará problematizar o contexto climático-ambiental global marcado por profundas crises estruturais em consequência do avanço exploratório e predatório do capitalismo, que tem dado severos sinais de desequilíbrio ecológico.

Aula 03 - A cidade no mundo do século XXI: onde está a esperança de uma vida urbana melhor?
Profa. Dra. Elisa Favaro Verdi e Profa. Dra. Marina Regitz Montenegro
Partindo dos contextos alarmantes que as cidades (e em especial as metrópoles) tem apresentado, como aumento da criminalidade urbana e domínio violento da lógica de especulação imobiliária, essa aula buscará trazer reflexões críticas sobre as lógicas de planejamento urbano e da Geografia Urbana global – em especial, brasileira.

Aula 04 - Esperançar no Ensino de Geografia
Profa. Dra. Ana Paula Gomes Seferian
O cenário educacional atual é extremamente desafiador, apresentamos desafios no âmbito curricular, metodológico, político e nas relações humanas. Nesse sentido o ensino de geografia deve considerar, para além do conhecimento geográfico, estratégias e propósitos que busquem concretizar o principal desígnio da geografia escolar, o de ajudar os estudantes a compreenderem o mundo de forma crítica. Assim, as reflexões que são propostas vão ao encontro da formação de um estudante que, ao compreender a realidade, possa também transformá-la.

Aula 05 - Semana de Geografia USP 23 anos: esperançando e conectando a escola pública com a universidade pública
Profa. Dra. Waldirene Ribeiro do Carmo
Para finalizar, a aula final buscará explorar o poder das atividades extensionistas na construção de uma universidade aberta, plural e popular, tendo como exemplo de caso o sucesso da Semana de Geografia USP. Nesse momento, iremos também concluir as reflexões mobilizadas ao longo do curso.

Referências gerais:

HARVEY, D. 17 Contradições e o fim do capitalismo, São Paulo: Boitempo, 2016

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo, São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução de Maria Cecília França. 3. ed. Campinas: Papirus, 1988.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade, 2 . São Paulo: Centauro, 2001.

SANTOS, M. O espaço do cidadão, São Paulo: Nobel,1987.

SANTOS, M. Por uma outra globalização, 12 ed. , Rio de Janeiro: Record, 2005.