Encontro Internacional "Start up do projeto RIDIRE: Infraestrutura e Corpora online para o ensino do italiano"

Apresentando o projeto RIDIRE, demonstrar como é possível usar os corpora em rede para o ensino e pesquisa em língua italiana, através de uma interface específica construída de maneira colaborativa com os docentes dos user groups fora da Itália, entre os quais um grupo brasileiro que inclui USP, UFMG e Fundação Torino.

Aula 1 - Como são construídos os corpora. Escolhas e problemas metodológicos. Corpora italianos escritos e falados. O corpus RIDIRE. Características, possibilidade de uso, perspectivas para o ensino e para a pesquisa.
Aula 2 - Como podem ser usados os corpora para fazer estudos e pesquisas. Como a arquitetura e a metodologia de compilação dos corpora condicionam as pesquisas.
Aula 3 - Corpora e ensino de L2. Pesquisas Especificas para o ensino da L2
Aula 4 - Exercícios de uso dos principais corpora disponíveis e da interface do corpus RIDIRE

máximo: 40 inscritos

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Angela Maria Tenório Zucchi (USP), Fernanda Ortale (USP), Maria Cecília Casini (USP), Paola Giustina Baccin (USP) e Tommaso Raso (UFMG).

Professores Doutores Tommaso Raso (UFMG); Massimo Moneglia, Emanuela Cresti e Alessandro Panunzi (Universidade de Florença -Itália).

Professores Responsáveis:
Angela Maria Tenório Zucchi (USP)
Fernanda Ortale (USP)
Maria Cecília Casini (USP)
Paola Giustina Baccin (USP)
Tommaso Raso (UFMG)

Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
Co-Promoção
FALE / UFMG e Universidade de Florença – Itália.
05 a 07.03.2012

• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )
• Apresentar documento pertinente ao público-alvo.

27.02 a 01.03.2012

• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )
• Apresentar documento pertinente ao público-alvo.