Curso na área de francês:

Ateliers de escrita criativa em frances – descobrindo o anúncio publicitário, a notícia e o relato de viagem - Ateliers d’écriture en FLE: découvrir la publicité, le fait divers et le récit de voyage

- INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.

- NÃO É PERMITIDO "ALUNO OUVINTE".

DADOS DO CURSO

Público Alvo: Interessados em geral.

Pré-Requisito: Os alunos deverão ter cursado até o nível III dos cursos extracurriculares, ou devem ter sido aprovados no teste de nível, devendo estar aptos para o nível IV.

Objetivo: O curso objetiva trabalhar habilidades comunicativas em Língua Francesa que permitam aos alunos dominar a língua em situações variadas, desenvolvendo um comportamento discursivo consciente e elaborando atividades de escrita em situações complexas a partir da perspectiva dos gêneros textuais. Assim, visamos a promover o ensino sistemático da comunicação escrita, por meio de sequências didáticas criadas para melhorar as práticas de linguagem, mas também da comunicação oral, necessária para a comunicação em sala de aula. Três gêneros textuais serão trabalhados nessas sequências, a saber: o anúncio publicitário, notícia e relato de viagem.

Programa:

Aprender uma língua é aprender a compreender e produzir textos orais e escritos variados. O trabalho com os gêneros textuais permite uma compreensão da situação de produção desses textos, gerando não só uma leitura de extração de informações, mas também uma leitura interpretativa, reflexiva e crítica, além de uma produção guiada pelas situações de ação de linguagem, pelos conteúdos mobilizados e pelas finalidades dos textos. Nesse sentido, o curso permitirá que os alunos se apropriem dos gêneros trabalhados, mas também que desenvolvam outras habilidades comunicativas que poderão ser transpostas para outros gêneros textuais e outras situações de escrita.

Os alunos serão confrontados a situações reais durante a aprendizagem para que a linguagem seja usada como uma forma de ação no mundo e aprenderão também a adaptar um gênero textual em função de sua situação de produção particular.

Serão estudados e praticados os elementos lexicais, gramaticais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão escrita e oral que será desenvolvida no curso.

Carga horária:  45.00Horas

Vagas: Máximo: 20 alunos - Mínimo: 6 alunos pagantes

Certificado/Critério de Aprovação:  Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença e nota 7.

Coordenação:  Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH/USP.

Ministrante(s): Renata Anez de Oliveira.

Promoção:  Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.

PERÍODO

Período de Realização:  30.05 a 11.07.2012

Horário:  Segunda, Quarta e Sexta-feira, das 14:30 às 17:50.

SORTEIO DE BOLSA  (SOMENTE: Comunidade USP e 3ª idade)

Inscrição on-line:  21 a 23.05.2012

Resultado:  24.05.2012

Distribuição das bolsas: 1 docente, 2 discentes, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

Observações:

• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia da 1ª matrícula.

• Veja outras regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

INVESTIMENTO

Valor:

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.

► R$ 320,00 ou 2x 170,00 (340,00): Interessados em geral.

► R$ 306,00 ou 2x 153,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.

► R$ 170,00 ou 2x 85,00: Profs. ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

Detalhes:

• Pagamento à vista ou em 2 parcelas: ato e 30 dias.

• O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.

• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.

• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).

• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

MATRÍCULA

Período de Matrícula (enquanto houver vaga):  24 a 28.05.2012

• Matrícula presencial.

• Veja ao lado "Procedimentos Matrícula Presencial".