Programa

As aulas serão amparadas em leituras recomendadas e complementares (para os que desejam aprofundar em determinado assunto ou tempo histórico), além de uma base dos fatos históricos de cada período tratado. Tudo isso servirá como fundamento e pano de fundo para a discussão em aula e exposições orais mais detalhadas do professor para posteriormente debater entre todos.

1) A 1ª República: a formação da música popular urbana e das camadas médias
Discussão sobre o conto: O homem célebre ¬– Machado de Assis (no portal)
• Os pianeiros
• Os espaços de sociabilidade
• Os circos e pavilhões
• O maxixe
• A “segunda geração” de gêneros abrasileirados: choros e maxixes. Nazareth e o refinamento das texturas. O fechamento de um ciclo: a música que volta das ruas para o piano. A questão “tango brasileiro versus maxixe”. Anacleto de Medeiros, Mário Álvares, Irineu de Almeida.
• As tias baianas no Rio de Janeiro e o projeto de modernização do RJ


2) O projeto nacional de Mário de Andrade e a década de 30
• Do projeto estético ao ideológico
• O rádio e a profissionalização dos músicos e compositores
• Villa-Lobos, Catulo da Paixão Cearense, o samba do Estácio de Sá, Noel Rosa x Wilson Batista
• O carnaval das escolas de Samba


3) 2º processo de modernização do Brasil - Bossa nova
• O samba-canção e Dorival Caymmi.
• A 2ª internacionalização da música brasileira
• A negação do samba
• O advento de Copacabana e da classe média emergente e o aumento favelização


4) 3º momento de modernização do Brasil – A ditadura militar
• Os festivais e a MPB;
O nacional-popular, a canção de protesto, a busca ao povo;
• A nova fase da indústria cultural: o advento da televisão.
• Arranjadores e produtores artísticos

BIBLIOGRAFIA

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