Programa

. Leitura e análise de alguns poemas de Inéditos e Dispersos – abordaremos um
conjunto de poemas que trazem uma data: 2.10.1972.

2. Leitura e análise de luvas de pelica.

3. Leitura e análise de alguns poemas de a teus pés com ênfase em “travelling”.

BIBLIOGRAFIA:

BOSI, Viviana. "À mercê do impossível" in Ana Cristina Cesar - poética. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013.
Bosi, Viviana; FALEIROS, Álvaro & ZULAR, Roberto (orgs.). Sereia de Papel - Visões de
Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
_____________. Crítica e Tradução. São Paulo: Ática e IMS, 1999.
____________. Correspondência Incompleta. Rio de Janeiro: Aeroplano e IMS, 1999.
____________. Antigos e soltos - poemas e prosas da pasta rosa. Organização de
Viviana Bosi. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka. Para uma literatura menor. Trad. Rafael
Godinho. Lisboa: Assírio e Alvim, 2003.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002.
_________________. Torres de Babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
_________________. O monolinguismo do outro. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2016.
________________. Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
DOLAR, Mladen. "A política da voz". In: Revista Literatura e Sociedade 19, 2014.
Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/97234/96278
_____________. “A Ética da Voz”. In: Revista Literatura e Sociedade 18, 2014. Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/95929.
____________. “O objeto voz”. In: Prometeus – Filosofia em Revista- Viva Vox. Sergipe:
Universidade Federal de Sergipe. Ano 5, 2012.
FLORES, V. N. “Sujeito da enunciação: singularidade que advém da sintaxe
da enunciação” in: D.E.L.T.A., 29:1, 2013, p. 95-120.
HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Tomaz Tadeu (org.). Antropologia do Ciborgue – as
vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Aitêntica, 2009. (Mimo).
MALUFE, Annita Costa. Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar. Rio
de Janeiro: 7 Letras/FAPESP, 2011.
MASAGÃO, Andrea Menezes. Habitats. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
MESCHONNIC, Henri. Linguagem ritmo e vida. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.
__________________. Manifesto em defesa do ritmo. Trad. Cícero Oliveira. São Paulo:
Chão de Feira, 2015.
NANCY, Jean-Luc. À escuta. Trad. Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Edições Chão da
Feira, 2014.
_____________. “Fazer, a poesia”. In: Resistência da poesia. Trad. Bruno Duarte.
Lisboa: Vendaval, 2005.
NOVARINA, Valère. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
(trad. publicada na revista Folhetim, nº15, Rio de Janeiro: Teatro do pequeno gesto,
out. dez. 2002. Disponível:
http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/certificacao/Teatro_Dian…
_Valere_Novarina.pdf
PORGE, Erik. Voz do Eco. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa
Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.
_________________. “O dissenso”. In. Novaes, Adauto (org.). A crise da Razão. São
Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 367-382.
_________________. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo:
Editora 34, 2009.
_________________. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete [et al]. Rio de
Janeiro: Editora 34, 1995.
SISCAR, Marcos. Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.
VIVEIROS DE CASTRO, E. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: CosacNaify,
2002.
_____________________. Metafísicas canibais. São Paulo: CosacNaify n-1 edições,
2015.
VIVÈS, J.M. “A Pulsão invocante e os destinos da voz”. Psicanálise & Barroco
em Revista, v. 7, n.1, p. 187
disponível em:
https://www.researchgate.net/profile/Jean_michel_Vives/publication/4960…
OCATORY_DRIVE_AND_DESTINATIONS_VOICE/links/57b57f0308aeaab2a1045da
b/INVOCATORY-DRIVE-AND-DESTINATIONS-VOICE.pdf
ZULAR, Roberto. "Luto, Antropofagia e a Comunidade como Dissenso" in:
https://www.academia.edu/15264052/LUTO_ANTROPOFAGIA_E_A_COMUNIDADE_C
OMO_DISSENSO.
_______________. "Sereia de papel (algumas anotações sobre a escrita e a voz em
Ana Cristina Cesar" in: Sereia de Papel - Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de
Janeiro: Eduerj, 2015.
_______________. "Apresentação" - Dossiê voz - revista Literatura e Sociedade 18,
2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/7053
______________. "Apresentação" - A voz como limiar - revista Literatura e Sociedade
19, 2014. Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/7302
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: CosacNaify, 2007.
_____________. Escritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.