Programa

Aula 1 (28/07/20) – Gonçalves Dias: a crítica à escravidão em Meditação (1850)

Na prosa poética Meditação (1850), Gonçalves Dias converge a dura crítica à escravidão, enquanto fundamento econômico da sociedade oitocentista à defesa do trabalho livre, por meio da valorização de uma essência mítica indígena da cultura brasileira. Essa primeira aula abordará os principais temas do fragmento inacabado e a perspectiva de Gonçalves Dias sobre os grupos sociais marginalizados e a história do Brasil.


Aula 2 (29/07/20) – Gonçalves Dias: a figuração indígena n’Os Timbiras (inacabado)

Os quatro cantos épicos d’Os Timbiras (inacabado) compõem com Meditação um quadro de denúncia à política imperial luso-brasileira de extermínio indígena. A segunda aula do curso visa refletir sobre os procedimentos literários empregados na caracterização da figura do indígena, tendo em vista o período de composição da obra marcado por tensões políticas posteriores à aprovação do Aberdeen Act (1845) e à turbulência das revoltas regenciais.

Aula 3 (30/07/20) – Castro Alves: o abolicionismo republicano e a representação negra n’A Cachoeira de Paulo Afonso (1876)

A terceira aula do curso objetiva apresentar e discutir aspectos do ativismo abolicionista e da poética de Castro Alves referente à figuração do herói negro na obra A Cachoeira de Paulo Afonso. As temáticas da denúncia dos horrores da escravidão e do republicanismo surgem nos poemas como resposta a questões históricas e políticas prementes das últimas décadas do Segundo Reinado, reverberando, ainda, ecos dos poemas do livro d’Os Escravos.


Aula 4 (31/07/20) – Castro Alves: a alegorização quilombola n’A República de Palmares (inacabada)

Na última aula, abordaremos as concepções historiográfica e literária do mocambo de Palmares anteriores a Castro Alves, focalizando as narrativas de Sebastião da Rocha Pita e Joaquim Norberto de Souza Silva. A tentativa épica do poema A República de Palmares de Castro será discutida à luz de tal tradição, com ênfase nos procedimentos retórico-poéticos empregados pelo poeta no processo de mitificação do ethos guerreiro do mocambo.

Bibliografia

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