Programa

Objetivos:
O curso visa a divulgar a obra de Honoré de Balzac, com principal foco em algumas de suas narrativas curtas, inseridas em A Comédia humana. Promoveremos, portanto, a leitura de A obra-prima ignorada, O Elixir da longa vida, Sarrasine e Gambarra. Apesar de serem curtos em número de páginas, as quatro obras selecionadas não oferecem, por isso, menos material para reflexão. Partiremos de alguns textos teóricos, tais quais as teorias do filósofo Didi-Huberman, a fim de fomentar discussões sobre arte, criação e literatura na obra oitocentista balzaquiana e suas relações com a contemporaneidade.

Justificativa:
Quando falamos o nome de Honoré de Balzac (1799-1850), uma das primeiras ideias que temos é o fato de ficar popularmente conhecido como “o pai do realismo francês”. Sua obra, muito lida no Brasil, foi reunida pelo autor sob o título de A Comédia humana. Na década de 1950, a Editora Globo lançou a primeira edição completa da obra no Brasil, seguindo a ordem da edição de base francesa. Composta por oitenta e oito romances, contos e novelas e um prefácio, ocupou dezessete volumes, com organização, introduções e notas de Paulo Rónai. O sucesso da edição foi tamanho que o nome de Balzac ficou em evidência e, pouco tempo depois, surgiram peças de teatro e até uma marchinha de carnaval sobre o escritor e a obra.
Balzac é muito conhecido por seus romances, cujo objetivo é representar a sociedade francesa por meio da história de costumes, segundo palavras do próprio escritor. No entanto, sua obra não se resume apenas aos romances. Há também uma grande quantidade de contos e novelas que tratam de assuntos importantes para o escritor e que são ilustres obras-primas. Propomos, nesse curso, a leitura comentada de quatro obras curtas, A obra-prima ignorada, Sarrasine, Gambara e O elixir da longa vida, que nos permitem ingressar e/ou aprofundar nossos conhecimentos sobre o universo balzaquiano. Os três primeiros tratam da figura do artista na França oitocentista e o último se enquadra no viés do conto fantástico. A importância desse curso é que, por meio desses textos, abrimos, não somente uma discussão sobre A Comédia humana, como sobre a literatura francesa do século XIX e sua relação com outras artes. Além disso, podemos ter uma visão panorâmica dos caminhos e temas percorridos por Balzac nos romances, tanto os considerados mais realistas, como os relacionados ao fantástico.

Tópicos do Programa:
Apresentação de Honoré de Balzac;
Contextualização de A Comédia humana;
Balzac contista;
Análise das obras: A obra-prima ignorada, Sarrasine, Gambara e O elixir da longa vida

Metodologia: aulas expositivas, leituras guiadas e discussão com os alunos. Cada aula terá a duração de duas horas e utilizaremos a plataforma Google Meet para os quatro encontros. Os textos da bibliografia fundamental e complementar serão enviados aos participantes por e-mail.

Cronograma:

Aula 1

Tema:
A obra-prima ignorada:
Apresentação das duas partes da obra, Gilette e Catherine Lescault;
Apresentação do trecho do filme La belle noiseuse (1991);
A criação artística: a figura do poeta e do pintor;
Discussão sobre anacronismo como estratégia narrativa;
Discussão do texto A pintura incarnada, de Didi-Huberman;

Textos:
BALZAC, H. “A obra-prima ignorada”. In._____. A Comédia humana XV. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Vidal de Oliveira. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1954, p. 387-412.


Aula 2

Tema:
Sarrasine:
Resumo do enredo;
Discussão sobre o elemento
A figura do escultor;
A voz e a música;
Exploração da atmosfera do fantástico;
Breve comparação com a literatura contemporânea francesa, o caso da personagem Marcia, em Vernon Subutex, de Virgnie Despentes.

Texto:
BALZAC, H. “Sarrasine”. In._____. A Comédia humana IX. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Gomes da Silveira. 3.ed. São Paulo: Globo, 2015, p. 742-786.

Aula 3

Tema:
Gambara:
Resumo do enredo;
Personagens e tempo narrativo;
Elementos da música;
Balzac e a música;
A figura do músico;
A loucura do artista.

Texto:
BALZAC, H. “Gambara”. In._____. A Comédia humana XV. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Vidal de Oliveira. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1954, p. 415-469.

Aula 4

Tema: O elixir da longa vida:
Apresentação do conto;
Discussão sobre o mito de Don Juan;
Breve estudo dos elementos do fantástico, com base nos conceitos apresentados por Tzvetan Todorov em Introdução à literatura fantástica.

Texto:
BALZAC, H. “O elixir da longa vida”. In._____. A Comédia humana XVI. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Vidal de Oliveira. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1955, p. 621-645.


Bibliografia fundamental

BALZAC, H. “Sarrasine”. In._____. A Comédia humana 9. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Gomes da Silveira. 3.ed. São Paulo: Globo, 2015, p. 742-786.
BALZAC, H. “A obra-prima ignorada”. In._____. A Comédia humana XV. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Vidal de Oliveira. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1954, p. 387-412.
BALZAC, H. “Gambara”. In._____. A Comédia humana XV. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Vidal de Oliveira. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1954, p. 415-469.
BALZAC, H. “O elixir da longa vida”. In._____. A Comédia humana XVI. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução de Vidal de Oliveira. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1955, p. 621-645.


Bibliografia complementar

BALZAC, H. “Prefácio à Comédia humana”. In._____. A comédia humana I. Organização, introdução e notas de Paulo Rónai. Tradução Vidal de Oliveira. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1955.
BARTHES, R. S/Z. Paris: Éditions du Seuil, 2002.
BRANDÃO, G. Arte, criação e crítica em a A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac. Cuiabá: Polifonia, v. 20, n. 28, 2013, p. 72-100.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada seguido de A obra-prima desconhecida de Honoré de Balzac. Tradução de Osvaldo Fontes filho e Leila de Aguar Costa. São Paulo: Escuta, 2012.
GARLET, D. J. Relações intersemióticas e transtextuais em A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac. Revista de Letras Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 6, 2014, p. 127-138.
KAWANO, M. E.T.A Hoffmann, Honoré de Balzac e a figura do artista. Anais. São Paulo: ABRALIC, 2008.
LAGO, I. B. O espaço de criação do pintor na obra de Balzac: um passeio pelos ateliês de Porbus, Servin e Grassou. Revista Non Plus, São Paulo, nº 6, p. 98-110, 2014.
MENDES, F. H. M. Entre literatura e música: as novelas musicais de Balzac. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, 2018.
MORAIS, M. X. S. Le chef d’oeuvre inconnu de Honoré de Balzac e a representação artística: literatura e pintura. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
RÓNAI, P. “Balzac contista”. In._____. Balzac e a Comédia humana. 4. ed. São Paulo: Globo, 2012.
TARDIVO, A. E. Fantasticidade e alquimia: uma leitura do conto O elixir da longa vida (1830), de Honoré de Balzac. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.7, nº 3, p. 202-213, 2020.
TODOROV, T. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2008.