Programa

– Aula 1 (27/07/2020) – O despertar dos livros ilustrados infantis na Coreia do Sul
O apanhado dos 30 anos de obras que mesclam palavras e imagens, com foco no leitor criança, vai levantar os principais nomes que marcam seu registro na história recente do livro ilustrado infantil na Coreia do Sul – um dos países de maior destaque nessa produção atualmente. Partindo de nomes como Lee Geum-Yi – com seus contos de fadas ilustrados por diversos artistas plásticos –, na virada das décadas de 1980 e 1990, e Hwang Sun-mi – com suas histórias ilustradas por artistas locais e internacionais –, no começo do anos 2000; passando por nomes que escrevem e ilustram fora da Coreia do Sul, como Patti Kim, Yumi Heo e Julie Kim; até as produções mais experimentais e marcas da forma de arte híbrida que se estabeleceu como geu-rim-chaek (livro ilustrado) coreano, em especial, por nomes como Suzy Lee e Baek Heena.

– Aula 2 (28/07/2020) – Estratégias composicionais entre palavra e imagem no livro ilustrado infantil
Os estudos literários focados no livro ilustrado – objeto artístico surgido entre as décadas de 1960 e 1970 – são um ramo estabelecido entre críticos de Literatura Infantil, nacional e internacionalmente, logo, apresentar as características que estruturam esse produto cultural em níveis sintáticos é ação fundamental para uma leitura profícua da composição textual imbricada entre verbal e visual, por vezes, objetual. Serão pontos a se discutir: elementos formais do livro (formatos, tamanhos, página dupla) e aspectos formais (contiguidade, inclusão) e narrativos (dominância, redundância, complementaridade, contradição) da relação entre palavra e imagem. Toda a discussão será exemplificada com obras da Literatura Infantil contemporânea.

– Aula 3 (29/07/2020) – Leituras plurais dos livros ilustrados coreanos no século XXI
Após o panorama histórico marcando um tempo-espaço dessa produção, bem como uma breve assimilação dos elementos estruturais que compõem o livro ilustrado infantil, serão realizadas as leituras crítico-literárias de quatro (4) títulos de autores coreanos – que se encontram como representativos do geu-rim-chaek contemporâneo –, partindo de perspectivas narrativas distintas na relação entre palavra e imagem, como: Esperando mamãe (2012), escrito por Lee Tae-jun e ilustrado por Kim Dong-seong; Here I Am (2013), escrito por Patti Kim e ilustrado por Sonia Sánchez; Zoo sans animaux (2008), escrito e ilustrado por Suzy Lee; e KongKongKong (2018), escrito e ilustrado por Lee Hee-eun.

Referências

CHO, Boo-kyung; KIM, Jeong-jun. The Improvement of Children's Creativity - Through Korean Picture Books. Childhood Education, Washington, v. 75, n. 6, p. 337-341, 1999.
KIM, Kwan-sik. The Origin of Korean Children’s Literature and the Necessity of Children’s Literature History. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 34, p. 5-28, jun. 2018.
KWON, Hyug-jun. The reconsideration about the definition, scope, and the types of fantasy in children's literature. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 16, p. 5-42, may 2009.
LEE, Guang-lea. Today and Yesterday in Early Childhood Education in Korea. Teaching & Learning Faculty Publications, Orlando, v. 16, p. 1-14, apr. 1997. Disponível em: https://digitalcommons.odu.edu/teachinglearning_fac_pubs/16. Acesso em: 19 nov. 2019.
LEE, Suzy. A trilogia da margem: O livro-imagem segundo Suzy Lee. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
LINDEN, Sophie V. D. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: Palavras e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012
SHIN, Heon-jae. A Study on Fantasy of Children’s Literature of Korea. The Korean Journal of Children's Literature Studies, Seoul, n. 27, p. 63-84, dec. 2014.
SON, Eun-hye; SUNG, Yoo-kyung. The Journey of U. S. Korean Children: (Re)constructing bicultural identities in picture books. The Dragon Lode, Bangor, v. 33, n. 2, p. 52-65, spring 2015.
SUNG, Yoo-kyung. A Post-Colonial Critique of the (Mis)Representation of Korean-Americans in Children's Picture Books. Thesis (Doctor of Philosophy in Language Reading and Culture). The University of Arizona/UA, Tucson, 2009.
______. Emerging Trends in Korean‐Diaspora and Translated Korean Picture Books. The Reading Teacher, Newark, v. 73, n. 4, p. 399-404, dec. 2019.
______. Experiencing Korean Culture and Language through Korean Children's Literature. In: GOODMAN, Ken et al. (Eds.). Reading in Asian Languages: Making Sense of Written Texts in Chinese, Japanese, and Korean. New York: Routledge, 2012. p. 221-235.
______. New Trends in Transnational Korean Children’s Books. Worlds of Words: Center of Global Literacies and Literatures, Tucson, 10 out. 2016. Disponível em: https://wowlit.org/blog/2016/10/10/new-trends-transnational-korean-chil…. Acesso em: 10 abr. 2020.
ZUR, Dafna. Figuring Korean Futures: Children’s Literature in Modern Korea. Redwood City: Stanford University Press, 2017.
“Children’s Literature of North and South Korea”. Seminário apresentado pela Dra. Dafna Zur. [S.I.: s. n.] 2015. 1 vídeo (34m46s). Publicado pelo canal Korea Vid.