Programa

Metodologia: Metodologias ativas: aprender a partir de leituras, exercícios, análises e discussões e interação em fóruns; vídeo aulas.

Programa do curso:

Semana 1: Conceituando imagem e entendendo princípios de sua sintaxe
Semana 2: Interações palavra e imagem na arte e na literatura
Semana 3: Livros ilustrados, livros com ilustrações e livros-imagem
Semana 4: Poesia ilustrada, poesia concreta e poesia digital


Bibliografia do curso:

ABREU, A. O texto potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária). São Paulo: PUC-SP, 2013.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1990.
DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Abingdon: Routledge, 2006.
KÜMMERLING-MEIBAUER, B. The Routledge companion to picturebooks. Londres e Nova York: Routledge: 2018.
KÜMMERLING-MEIBAUER, B.; COLOMER, T.; SILVA-DÍAZ, C. (Orgs.) New directions in picturebook research. Londres: Routledge, 2010.
NEITZEL, A.; BRIDON, J. Poesia digital: reflexões em curso. Literatura y lingüística. no.27, Santiago, 2013, p. 111-133.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: palavras e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PAINTER, C.; MARTIN, J.; UNSWORTH, L. Reading visual narratives: Image analysis of children’s Picture books. Sheffield: Equinox, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, W. . A poesia e outras artes. CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada (Online), v. 9, p. 1-17, 2011.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, W. . Imagem: cognição, semiótica, mídia. 1. ed. Iluminuras, 1998.