Programa

CONTEÚDO:
- Introdução ao crioulo haitiano: história, cultura, expressões fáticas
Duração: 1 hora em vídeo – 30 minutos para exercícios

- Aspectos fonético-fonológicos do crioulo haitiano
Duração: 1 hora em vídeo – 1 hora para exercícios

- Aspectos da morfossintaxe do crioulo haitiano
Duração: 2 horas em vídeo – 1h30 para exercícios

- Aspectos da sintaxe e da semântica verbal do crioulo haitiano
Duração: 3 horas em vídeo – 2 horas para exercícios

METODOLOGIA:
O conteúdo do curso (videoaulas e exercícios) ficará disponível aos alunos durante o período de 21/07/2020 a 31/07/2020. Dentro desse período os alunos deverão assistir a todas as videoaulas e realizar os exercícios correspondentes a cada uma das videoaulas para fazer jus ao certificado. A entrega dos exercícios e o desempenho alcançado pelos alunos será o método para avaliação de acompanhamento das aulas. O conteúdo do curso será liberado por meio de um site construído especialmente para o curso que será informado aos alunos por e-mail. Os alunos poderão enviar dúvidas por meio do site e as dúvidas serão respondidas diariamente (segunda a sexta), por meio do site, e todos os alunos terão acesso às perguntas dos colegas e respostas do professor.

BIBLIOGRAFIA:

ABOH, Enoch, e DEGRAFF, Michel. (2017). A Null Theory of Creole Formation Based on Universal Grammar. Oxford Handbooks Online.
DEGRAFF, Michel. 2007. Haitian Creole. In Comparative Creole Syntax: Parallel Outlines of 18 Creole Grammars, John Holm and Peter Patrick, eds., London: Battlebridge Publications (Westminster Creolistics Series, 7), 2007.
________________. 2017. La langue maternelle comme fondement du savoir: L’initiative MIT-Haïti: vers une education en créole efficace et inclusive. Revue transatlantique d’études suisses.
DEJEAN, Yves, 1983. Diglossia revisited: French and Creole in Haiti. Word, 34, 189-213.
HOLM, John. An Introduction to Pidgins and Creoles. Cambridge University Press, 2000.
LEFEBVRE, Claire. Creole genesis and the acquisition of grammar: the case of Haitian Creole. Cambridge, Cambridge University Press, 1998.
SILVA, Bruno Pinto. 2019. Afinal, o que são crioulos e pidgins? Texto apresentado para a conclusão da disciplina FLL 5087 - Contato de Línguas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Linguística, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SITES DE APOIO:
Blog Aprenda Crioulo Haitiano: https://aprannkreyolayisyen.blogspot.com
Dicionário Crioulo Haitiano-Português: http://sites.google.com/view/dkaweb