Programa

Programa resumido:
Aula 1: Introdução: o lugar da semântica no ensino de PLE
Aula 2: Os passados: pretérito perfeito x pretérito imperfeito
Aula 3: Distinções entre os modos indicativo e subjuntivo
Aula 4: Casos de seleção do subjuntivo

Programa completo:
Aula 1: Introdução: o lugar da semântica no ensino de PLE
Metodologias de ensino de PLE: comunicação, oralidade, escrita e gramática
Fundamentos da semântica: tempo, modo e aspecto
Contribuições possíveis da semântica para as aulas de PLE

Aula 2: Os passados: pretérito perfeito x pretérito imperfeito
Principais dificuldades no ensino-aprendizagem dos passados em PB
Distinções aspectuais entre os pretéritos perfeito e imperfeito em PB
Contraste entre os passados em materiais didáticos de PLE

Aula 3: Distinções entre indicativo e subjuntivo
Pluralidade de usos do subjuntivo em PB: o que ensinar?
Significado do subjuntivo: questões de tempo e modo
Apresentação do modo subjuntivo em materiais didáticos de PLE

Aula 4: Casos de seleção do subjuntivo
Seleção de modo por verbos de atitude e em orações relativas
Competição entre presente e futuro do subjuntivo
Contradições em materiais didáticos de PLE



Bibliografia por aula

Aula 1:
ALMEIDA FILHO, José Carlos P. (org.). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1989.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Aspectos da oralidade descuidados, mas relevantes para o ensino de português como segunda língua. GAERTNER. E.; HERHUTH. MJP; SOMMER. NN (Orgs.) Contribuições para a didáctica do português língua estrangeira. Frankfurt: Verlag Teo Ferrer de Mesquita, p. 15-39, 2003.

COSTA, Sônia Bastos Borba. O aspecto em português. Editora Contexto, 1990.

ILARI, Rodolfo. A expressão do tempo em português. EDUC-Editora da PUC-SP, 1997.

Aula 2:
DE MEDEIROS, Vanise Gomes. Os passados no ensino de português para estrangeiros. Soletras, n. 2, p. 76-82, 2001.

COSTA, Sônia Bastos Borba. O aspecto em português. Editora Contexto, 1990.

Aula 3:
ALBUQUERQUE, Adriana; FARIAS, Martina. Casos de flutuação no emprego do modo subjuntivo no português brasileiro: uma investigação. De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP-Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, p. 3509-3526, 2017.

ILARI, Rodolfo. A expressão do tempo em português. EDUC-Editora da PUC-SP, 1997.

MARQUES, Rui. Sobre a semântica dos tempos do conjuntivo. Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, p. 549-565, 2010.

DE SANTANA NOVAIS, Juliana Oliveira; RIBAS, Mario Marcio Godoy; DOS SANTOS GOMES, Nataniel. O subjuntivo no ensino de português para falantes de língua inglesa: reflexões gramaticais e metodológicas.

PIRANHA, Valdir. O ensino do subjuntivo português para alemães. Contribuições para a Didáctica do Português Língua Estrangeira, p. 145, 2003.

Aula 4:

MARQUES, Rui. On the selection of mood in complement clauses. Cross-linguistic semantics of tense, aspect, and modality. v. 148, p. 179, 2009.

SANTOS, Camila Cristina Silvestre dos. O Futuro do Subjuntivo em Orações Relativas no Português Brasileiro. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.

Bibliografia de apoio
COMRIE, Bernard et al. Tense. Cambridge university press, 1985.

COMRIE, Bernard. Aspect. Cambridge Textbooks in Linguistics. Cambridge: Cambridge University, 1976.

COIMBRA, Olga Mata; LEITE, Isabel Coimbra. Gramática ativa. Lidel Edições Técnicas, 1997.

Fernandes, Gláucia Roberta Rocha et al. 2008. Muito Prazer: fale o Português do Brasil. Barueri: Disal.

LIMA, Emma Eberlein de Oliveira Fernandes; IUNES, Samira Abirad. Falar... ler... escrever... português: um curso para estrangeiros, livro de exercícios. 2000.

LIMA, Emma Eberlein OF; IUNES, Samira Abirad. Português via Brasil: um curso avançado para estrangeiros. Editora Pedagógica e Universitária, 1990.

LIMA, Emma Eberlein OF et al. Avenida Brasil: curso básico de Português para estrangeiros. Editora Pedagógica e Universitária, 1992.