Programa

OBJETIVOS:
A proposta do curso é apresentar diferentes perspectivas do tratamento da questão da fome no Brasil desde o final do século XIX até os dias de hoje. Tomamos como ponto de partida a interpretação do surgimento da nova noção de fome durante o fim do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisaremos as políticas de combate à fome a partir da trajetória social do Programa Fome Zero. Por fim, examinaremos os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) na situação alimentar dos brasileiros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Examinar como os estudos da nutrição, que surgiram no século XIX e se intensificaram no século XX, permitiram uma nova abordagem para a questão da fome. Para tal, vamos analisar dois textos de Josué de Castro que foi protagonista nesse novo entendimento do fenômeno no Brasil;
Fazer uma breve análise das políticas de combate à fome a partir da trajetória social do Programa Fome Zero, dando especial atenção para a definição de fome instituída nesse projeto e os sujeitos de direito criados nesse processo.
Analisar a fome como produto das relações socioeconômicas e interpretar a fome como um processo manejado ou conduzido pelas famílias (especialmente as mulheres). Apresentar os últimos dados disponíveis sobre a insegurança alimentar e a fome no Brasil antes da pandemia.
Indicar aqueles que parecem ser os principais impactos que a pandemia (ou o período de quarentena) está produzindo na alimentação das pessoas (componentes psicológica, qualitativa, quantitativa e social).
Debater ações que estão sendo tomadas nesse momento para enfrentar a fome durante a pandemia: Estado, filantropia e organizações de trabalhadores.

MÉTODOS UTILIZADOS
As aulas serão ministradas pela plataforma Google Meet e todos os textos para leitura e a comunicação com os alunos serão disponibilizados por e-mail.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Trabalho de conclusão escrito e entregue por e-mail sobre as reflexões suscitadas pelas discussões do curso.
Presença mínima de 75%

CRONOGRAMA DE AULAS E LEITURAS

1. aula (21 de julho): Introdução

2. aula (23 de julho): O surgimento da nutrição e o alargamento do sentido de fome
Adriana Salay Leme
Leituras:
CASTRO, Josué de. “As condições de vida das classes operárias no Nordeste” [1935]. In: Documentário do Nordeste. São Paulo: Editora Brasiliense, 1959. pp. 75-91
CASTRO, Josué de. Geografia da fome. Rio de Janeiro: Edições Antares, [1946] 1984. Prefácio e Introdução.

3. aula (28 de julho): As formas da fome na trajetória social do Programa Fome Zero
Lis Furlani Blanco
Leituras:
ARANHA, Adriana Veiga. Fome Zero: a construção de uma estratégia de combate à fome no Brasil. A implantação do Programa Fome Zero do governo Lula. In: ______ (org.). Fome Zero: uma história brasileira. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2010. v. 1.
PACHECO, L. et al. Mensurar a Insegurança Alimentar e Nutricional nas Populações “Invisíveis”: Uma Prioridade do Fome Zero. In: ______ (org.). Fome Zero: uma história brasileira. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2010. v. 1.

4. aula (30 de julho): A coexistência das fome parcial e total: a situação alimentar dos brasileiros antes da pandemia
José Raimundo Sousa Ribeiro Junior
Leituras:
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Segurança Alimentar - 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.

5. aula (31 de julho): Encerramento

BIBLIOGRAFIA

ANSELL, Aaron. Zero Hunger: Political Culture and Antipoverty Policy in Northeast Brazil. The University of North Carolina Press, 2014. Read more at University of North Carolina Press.
CASTRO, Josué de. “As condições de vida das classes operárias no Nordeste” [1935]. In: Documentário do Nordeste. São Paulo: Editora Brasiliense, 1959.
________. Geografia da fome, São Paulo: Editora Brasiliense, 1948.
________. Geopolítica da Fome. São Paulo: Editora Brasiliense, 1965.
COLLINGHAM, Lizzie. The taste of war - World War II and the battle for food. New York: The Penguin Press, 2012.
DEVEREUX, Stephen. Theories of famine. New York: Harvester Wheatsheaf, 1993.
EDKINS, Jenny. Whose Hunger? Concepts of famine, practices of aid. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.
FAO, IFAD, UNICEF, WFP and WHO. 2019. The State of Food Security and Nutrition in the World 2019. Safeguarding against economic slowdowns and downturns. Rome, FAO.
FREITAS, Maria do Carmo Soares de. Agonia da fome. Editora Fiocruz, 2003.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Segurança Alimentar - 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
KAMMINGA, Harmke e CUNNINGHAM, Andrew. Science and Culture of Nutrition, 1840-1940. Amsterdam-Atlanta: Rodopi, 1995.
LIMA, Eronides da Silva. Mal de fome e não mal de raça. Gênese, constituição e ação política da educação alimentar no Brasil - 1934-1946. Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz, 2000.
Ó GRÁDA, Cormac. Famine, a short history. Princeton: Princeton University Press, 2009.
RADIMER, KL, OLSON, CM, GRENEE JC, CAMPBELL, CC, HABICHT, J-P. Understanding hunger and developing indicators to assess it in women and children. J Nutr Educ 1992; 24(Suppl.):36-45.
RANGASAMI, Amrita. Women's Roles and Strategies during Food Crises and Famines. Paris : ORSTOM, 1985, p. 108-118. (Colloques et Séminaires).
RIOS, Kênia Sousa. Isolamento e poder: Fortaleza e os campos de concentração na Seca de 1932. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
RODRIGUES, Jaime. Alimentação, vida material e privacidade. Uma história social de trabalhadores em São Paulo nas décadas de 1920 a 1960. São Paulo: Alameda, 2011.
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SILVA, Mercês de Fátima dos Santos. Josué de Castro: pensamento e ação. A gênese do Plano de Segurança Alimentar. Dissertação (Mestrado), Departamento de Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, 2010.
TEÓFILO, Rodolfo. A fome: cenas da seca do Ceará. São Paulo: Tordesilhas, 2011.
VERNON, James. Hunger, a modern history. Cambridge, Massachussets, London: Belknap Press/ Harvard University Press, 2007.
WALLACE, Rob et al. COVID-19 and Circuits of Capital. Monthly Review, v. 72, 2020.