Programa

Aula 1 - 21/07 Apresentação do curso e de nosso ponto de partida
Objetivo: conhecer os temas que serão abordados ao longo do curso, ler conjuntamente o ensaio de Roberto Schwarz intitulado “Fim de Século” e realizar um breve debate sobre o mesmo.

Metodologia:
Parte 1: Exposição dos temas que serão abordados ao longo do curso e os textos correspondentes que nos servirão de base para cada um dos temas. Duração: 20 min.
Temas: Moradia; Família; Crime; Consumo; Trabalho.

Parte 2: Leitura conjunta com os estudantes do ensaio “Fim de Século” (1999) de Roberto Schwarz. Duração: 01h30m

Parte 3: Conversa sobre o texto de Roberto Schwarz. Duração: 30m

Bibliografia obrigatória:
SCHWARZ, Roberto. Fim de Século. In: Sequências Brasileiras. Editora Companhia das Letras, São Paulo, 1999, pp. 155-163. Total 8 páginas

Total de horas do encontro: 2h30m

Aula 2 - 22/07 Da escala nacional à escala metropolitana
Objetivo: Conhecer a virada metodológica dos anos de 1980 em diante que assentou um programa de estudos sobre a periferia “a partir de dentro”.

Metodologia:
Parte 1: Levantamento das interpretações e questões trazidas pelos estudantes. Duração: 1h00m

Parte 2: A partir das contribuições trazidas pelos estudantes, exposição dos textos estudados, contextualização histórica dos textos. Duração: 45m

Parte 3: Exercício de cotejamento entre os textos lidos e aquela contextualização particular presente no texto de Roberto Schwarz. Duração: 30m

Bibliografia obrigatória:
CARLOS, Ana Fani Alessandri. ‘“Novas” contradições do espaço’. In: O espaço no fim de século, a nova raridade. Orgs. DAMIANI, Amélia Luisa; CARLOS, Ana Fani Alessandri; SEABRA, Odete Carvalho de Lima, Editora Contexto, 1999, pp. 62-74.

ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta. Editora Brasiliense, 1985. pp. 9-32

Total de horas do encontro: 2h30m


Aula 3 - 23/07 As transformações na mobilidade do trabalho
Objetivo: Análise das transformações no exercício da mobilidade de trabalho.

Metodologia:
Parte 1: Levantamento das interpretações e questões trazidas pelos estudantes a partir da leitura da bibliografia obrigatória. Duração: 1h00m

Parte 2: A partir das contribuições trazidas pelos estudantes, exposição dos textos estudados e contextualização histórica dos mesmos. Duração: 45m

Parte 3: Exercício de cotejamento entre os textos lidos e aquela contextualização particular presente no texto de Roberto Schwarz. Duração: 30m

Bibliografia obrigatória:
TELLES, Vera da Silva. “Mutações do trabalho e experiência urbana” In: Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, vol. 18, núm. 1, São Paulo, 2006, pp. 173-195.
ABÍLIO. Ludmila Costhek. “Uberização do trabalho: subsunção real da viração”. PassaPalavra, c2017. Disponível em: . Acesso em: 02 de jun. de 2020.
ABÍLIO, Ludmila Abílio. “Uberização e viração: mulheres periféricas no centro da acumulação capitalista”. In: Revista Margem Esquerda, núm. 31, Boitempo Editorial, São Paulo, 2018, pp. 58-62.


Aula 4 - 24/07 Crime e criminalização - a nova face das ilegalidades na periferia
Objetivo: Investigar as transformações nas práticas criminais que envolvem o cotidiano das periferias e seus moradores.

Metodologia:
Parte 1: Levantamento das interpretações e questões trazidas pelos estudantes a partir da leitura da bibliografia obrigatória. Duração: 1h00m

Parte 2: A partir das contribuições trazidas pelos estudantes, exposição dos textos estudados e contextualização histórica dos mesmos. Duração: 45m

Parte 3: Exercício de cotejamento entre os textos lidos e aquela contextualização particular presente no texto de Roberto Schwarz. Duração: 30m

Bibliografia obrigatória:
FELTRAN, Gabriel de Santis. “Governo que produz crime, crime que produz governo: o dispositivo de gestão do homicídio em São Paulo (1992-2011)”. In: Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 6, núm. 2, pp. 232-255, ago/set 2012.

HIRATA, Daniel e TELLES, Vera da Silva. “Cidade e práticas urbanas: nas fronteiras incertas entre o ilegal, o informal e o ilícito”. In: Revista Estudos Avançados, v. 21, núm. 61, pp. 173-191, 2017.

OLIVEIRA, Dennis de. Análise sobre o genocídio da população negra e debate sobre a desmilitarização da polícia. In: Cadernos Temáticos CRP SP. São Paulo, 2016. pp. 9-11.

Total de horas do encontro: 2h30m


Aula 5 - 27/07 As práticas populares de consumo e a sua “financeirização”
Objetivo: Conhecer as novas práticas populares de consumo a partir da assim chamada “financeirização” da economia.

Metodologia:
Parte 1: Levantamento das interpretações e questões trazidas pelos estudantes a partir da leitura da bibliografia obrigatória. Duração: 1h00m

Parte 2: A partir das contribuições trazidas pelos estudantes, exposição dos textos estudados e contextualização histórica dos mesmos. Duração: 45m

Parte 3: Exercício de cotejamento entre os textos lidos e aquela contextualização particular presente no texto de Roberto Schwarz. Duração: 30m

Bibliografia obrigatória:
MONTENEGRO, Marina Regitz. “Da financeirização ao lugar: dos nexos hegemônicos às contra-racionalidades do cotidiano”. In: GEOgraphia, revista de geografia da UFF, vol. 19, núm. 40, pp. 92-106, Niterói, mai/ago 2017.
SCIRÉ, Cláudia. “Uma etnografia multissituada das práticas populares de consumo. In: Plural, Revista do Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP, v. 16. núm. 01, pp. 93-109, São Paulo, 2009.
Total de horas do encontro: 2h30m

Aula 6 - 28/07 A moradia periférica e os circuitos globais do capital
Objetivo: Investigar os desdobramentos “econômicos” dos territórios periféricos autoconstruídos, do ponto de vista da terra e seus imóveis.

Metodologia:
Parte 1: Levantamento das interpretações e questões trazidas pelos estudantes a partir da leitura da bibliografia obrigatória. Duração: 1h00m

Parte 2: A partir das contribuições trazidas pelos estudantes, exposição dos textos estudados e contextualização histórica dos mesmos. Duração: 45m

Parte 3: Exercício de cotejamento entre os textos lidos e aquela contextualização particular presente no texto de Roberto Schwarz. Duração: 30m

Bibliografia obrigatória:
ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. Boitempo Editorial, São Paulo, 2015. pp. 129-140.

GIAVAROTTI, Daniel Manzione. “Eles não usam macacão: crise do trabalho e reprodução do colapso da modernização a partir da periferia da metrópole de São Paulo”. Tese de doutorado. Departamento de Geografia., FFLCH/USP, 2018, pp. 55-60 e 86-93.

Total de horas do encontro: 2h30m


Aula 7 - 29/07 As novas reconfigurações familiares
Objetivo: Pensar sobre a historicidade da família trabalhadora diante das transformações no mundo do trabalho e a emergência do crime.

Metodologia:
Parte 1: Levantamento das interpretações e questões trazidas pelos estudantes a partir da leitura da bibliografia obrigatória. Duração: 1h00m

Parte 2: A partir das contribuições trazidas pelos estudantes, exposição dos textos estudados e contextualização histórica dos mesmos. Duração: 45m

Parte 3: Exercício de cotejamento entre os textos lidos e aquela contextualização particular presente no texto de Roberto Schwarz. Duração: 30m

Bibliografia obrigatória:
FELTRAN, Gabriel de Santis. “Fronteiras de tensão: um estudo sobre política e violências nas periferias de São Paulo”. Tese de doutorado. Departamento de Sociologia, IFCH/Unicamp, 2008, pp. 105-140.

GIAVAROTTI, Daniel Manzione. “Eles não usam macacão: crise do trabalho e reprodução do colapso da modernização a partir da periferia da metrópole de São Paulo”. Tese de doutorado. Departamento de Geografia., FFLCH/USP, 2018, pp. 176-182.

Total de horas do encontro: 2h30m