Programa

Objetivos
Introduzir parâmetros metodológicos para a realização da análise fílmica, seja na pesquisa historiográfica ou na prática da sala de aula.
Analisar um conjunto de filmes do cinema brasileiro capaz de ampliar as reflexões sobre a formação do campo audiovisual.
Analisar os principais autores da historiografia sobre cinema brasileiro que articularam análise fílmica e interpretação sobre a formação social do país.
Refletir em conjunto sobre o uso do audiovisual enquanto recurso pedagógico.

Público alvo: professores, estudantes e demais interessados no tema.

Justificativa do curso (especificar brevemente os recursos e as ferramentas das atividades on-line, bem como a plataforma a ser utilizada):

Importante fonte de conhecimento e entretenimento, o cinema tem hoje um grande alcance na sociedade. No entanto, muitas vezes, os filmes são recebidos sem um olhar crítico em relação a sua construção, o que facilita seu uso como instrumento ideológico. A metodologia da análise fílmica é uma forma de compreender não apenas os dispositivos que compõem o material audiovisual, mas também sua relação com a sociedade. Além disso, em sala de aula, os filmes podem ser utilizados como material alternativo para discutir conteúdos curriculares. Ao mesmo tempo, funcionam como motivação para os alunos, ajudando na concentração e no desenvolvimento crítico e cultural.
O curso terá duração de 20 horas, dividido em 5 dias. As aulas serão ministradas virtualmente pelo Google Meets e com atividades na plataforma do Google Classroom. Para todas as aulas, serão disponibilizados, ao menos, um filme e um texto principal na plataforma do Google Classroom. Além disso, poderá haver a indicação de filme ou bibliografia complementar.

Cronograma das aulas

AULA 1 - Introdução à análise fílmica

Pauta:
O que é a análise fílmica? Na primeira aula, faremos uma sistematização dos princípios da análise fílmica, procurando esboçar um método para sua realização. Também traremos elementos para compreender a análise formal e a relação obra-sociedade.

Filme:
Viramundo (Geraldo Sarno - 1965 - 37 min.)

Texto principal:
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Introdução. In: ____________. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994, p. 9-20.

Texto de apoio:
BERNARDET, Jean-Claude. O modelo sociológico ou a voz do dono. In: ____________. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 15-39.

AULA 2 - Cinema moderno e balanço estético

Pauta:
Será realizado um balanço da tradição crítica na história do cinema brasileiro. A proposta é refletir sobre o cinema como expressão do processo social e aprofundar a análise fílmica como interpretação cultural.

Filme:
Barravento (Glauber Rocha - 1962 - 80 min.)

Textos principais:
BERNARDET, Jean-Claude. Barravento: política de cúpula. In: ____________. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.73-81.
XAVIER, Ismail. Barravento: alienação versus identidade. In: ____________. Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: São Paulo: Cosac Naify, 2007, p.23-51.
AULA 3 - Gênero, raça e classe

Pauta:
Discutiremos a importância de realizar a análise fílmica a partir de uma abordagem interseccional, ou seja, levando em consideração questões de raça, gênero e classe.

Filme:
Kbela (Yasmin Thainá - 2015 - 21 min)

Textos principais:
HOOKS, bell. Vendendo uma buceta quente: representações da sexualidade da mulher negra no mercado cultural. In: ___________. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019, p. 128-154.
DAVIS, Angela. Mulheres trabalhadoras, mulheres negras e a história do movimento sufragista. In: ___________. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, 143-153.

Filmes de apoio:
Café com Canela (Ary Rosa, Glenda Nicácio - 2017 - 102 min.)
Tatuagem (Hilton Lacerda - 2013 - 110 min.)

AULA 4 - Cinema Nacional Contemporâneo

Pauta
O cinema nacional continua produzindo obras relevantes, a despeito das dificuldades enfrentadas pelos cineastas brasileiros na produção de filmes. A proposta dessa aula é refletir sobre os espaços e significações do cinema nacional contemporâneo.

Filme:
Que horas ela volta? (Anna Muylaert - 2015 - 114 min.)

Filme de apoio:
Boi Neon (Gabriel Mascaro - 2015 - 101 min.)

Textos principais:
DUNKER, Christian. Que horas ela volta?... por cima. Blog da Boitempo, 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/09/28/que-horas-ela-volta-por-cima/. Acesso em 04 de junho de 2020.
LIMA, Daniela. O futuro redescoberto: um olhar feminista sobre “Que Horas ela volta?”. Blog da Boitempo, 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/10/05/o-futuro-redescoberto-um-olhar…. Acesso em 04 de junho de 2020.

AULA 5 - Grandes Bilheterias

Pauta
Durante o cinema moderno brasileiro, havia uma grande discussão sobre a falta de público; no cinema contemporâneo, a questão se mantém. Quais filmes alcançam os primeiros lugares na bilheteria nacional? Nesta aula, discutiremos a noção de linguagem clássica e cinema de gênero. Será proposto o exercício final de análise fílmica para alunos, a partir da metodologia discutida ao longo do curso.

Filme:
Tropa de Elite (José Padilha - 2007 - 118 min.)

Filme de apoio:
Sniper Americano (Clint Eastwood - 2014 - 134 min.)

Texto principal:
XAVIER, Ismail. A decupagem clássica. In:___________. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transferência. São Paulo: Paz e Terra, 3ª ed., 2005, p. 27-39.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AULA 1
CARDOSO, Maurício. Uma história dramática do cinema brasileiro. São Paulo: LiberArs, 2017.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.
MORETTIN, Eduardo; CAPELATO, Maria Helena; SALIBA, Elias Tomé; NAPOLITANO, Marcos (Org.). História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Editorial / História Social-USP, 2007.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.
SOUZA, Edileuza Penha de (Org.) Negritude, cinema e educação caminhos para a
implementação da lei 10.639/2003 (2 vols.). Belo Horizonte: Mazza, 2006.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2013.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.

AULA 2
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: ____________. O Discurso e a cidade. SP: Livraria Duas Cidades, 1993, pp. 19-54.
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
__________. O autor no cinema: a política dos autores na França e Brasil anos 50 e 60. São Paulo: Brasiliense, 1994.
GATTI, José. Barravento: a estréia de Glauber. Florianópolis: Editora da UFSC, 1987.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
SCHWARZ, Roberto. Pressupostos, salvo engano, de “Dialética da malandragem”. In: ____________. Que horas são? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, pp. 129-155.
SILVA, Carolinne Mendes da. O negro no cinema brasileiro. São Paulo: LiberArs, 2017.
STAM, Robert. Multiculturalismo Tropical: Uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: EDUSP, 2008.
XAVIER, Ismail. Alegorias do Subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo e cinema marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
____________. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
____________. Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: São Paulo: Cosac Naify, 2007.

AULA 3

CARVALHO, Noel dos Santos. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) – FFLCH, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
COLLINGS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
DE, Jefferson. Dogma feijoada: O cinema negro brasileiro. São Paulo, Fundação Padre Anchieta / Imprensa Oficial, 2005.
HOLANDA, Karla e TEDESCO, Marina Cavalcanti (Orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. São Paulo: Papirus Editora, 2017.
HOOKS, bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. In: ___________. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019, p. 214-240.
MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal; Embrafilme, 1983. p. 435-454.
PRECIADO, Paul B. O que é a contrassexualidade? In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema: 1988, 100 anos de abolição - 90 anos de cinema no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1989.
RUBIN, Gayle. Políticas do sexo. Trad.: Jamille Pinheiro Dias. 1. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

AULA 4
SOUTO, Mariana. Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo. 2016. 208 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
LUSVARGHI, Luiza; SILVA, Camila Vieira da. Mulheres Atrás das Câmeras: as Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018. São Paulo: Estação Liberdade, 2018.


AULA 5
BENTES, Ivana. “Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome”. Revista Alceu, v. 8, n.15, p. 242-255, jul./dez. 2007.
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Tropa de elite: perigosas ambiguidades. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 28, n. 81, p. 63-75, fev. 2013.
SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de roteiro. Ou manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e tv. São Paulo: Conrad Livros, 2004.
SZAFIR, Milena. Retóricas audiovisuais: o filme Tropa de elite na cultura em rede. Dissertação (Mestrado), ECA-USP, 138 p., São Paulo, 2010.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena - Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

FILMOGRAFIA COMPLEMENTAR

AULA 1
Filmes nacionais:
A opinião pública (Arnaldo Jabor - 1967 - 71 min)
Cabra Marcado Para Morrer (Eduardo Coutinho - 1984 - 119 min.)
Maioria Absoluta (Leon Hirszman - 1964 - 18 min)
Passe Livre (Oswaldo Cadeira - 1974 - 73 min)
Subterrâneos do Futebol (Maurice Capovilla - 1965 - 32 min)


AULA 2
Filmes nacionais:
A Grande Cidade (Carlos Diegues - 1966 - 80 min.)
Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha - 1964 - 125 min.)
Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade - 1969 - 110 min.)
Porto das Caixas (Paulo Cesar Saraceni - 1962 - 80 min.)
Os Fuzis (Ruy Guerra - 1964 - 80 min.)
Terra em Transe (Glauber Rocha - 1967 - 115 min.)
Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos - 1963 - 115 min.)

FIlmes estrangeiros:
Acossado (Jean-Luc Godard - 1961 - 103 min.)
Alemanha, ano zero (Roberto Rossellini - 1945 - 88 min.)
Cléo das 5 às 7 (Agnès Varda - 1962 - 90 min.)
Roma, Cidade Aberta (Roberto Rossellini - 1945 - 105 min.)
Ladrões de bicicleta (Vittorio De Sica - 1948 - 93 min.)

AULA 3
Filmes nacionais:
Amor Maldito (Adélia Sampaio - 1984 - 80min.)
Divinas Divas (Leandra Leal - 2017 - 110min.)
Laerte-se (Eliane Brum - 2017 - 100min.)
Madame Satã (Karim Aïnouz - 2002 - 105min.)
O dia de Jerusa (Viviane Ferreira - 2014 - 20min.)
Um dia com Jerusa (Viviane Ferreira - 2019 - 80min.)
Simone (Renato Cândido de Lima - 2018- 24min.)
Vazante (Daniela Thomas - 2017 - 116 min.)
Sócrates (Alexandre Moratto - 2019 - 71min.)
Rainha (Sabrina Fidalgo - 2016 - 30min.)
Cores e Botas (Juliana Vicente - 2010/2011 - 16min.)
Cinzas (Larissa Fulana de tal - 2015 - 15min.)

FIlmes estrangeiros:
Corra! (EUA - Jordan Peele, 2017 - 104 min.)
Moonlight (EUA - Barry Jenkins, 2017 - 115 min.)
Faça a Coisa Certa (EUA - Spike Lee - 1989 - 125 min.)
Pantera Negra (EUA - Ryan Coogler - 2018 - 135min.)
Paris is Burning (EUA - Jennie Livingston - 78 min.)

AULA 4
Filmes nacionais:
Casa Grande (Fellipe Gamarano Barbosa - 2014 - 117 min.)
O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho - 2012 - 131 min.)
Aquarius (Kleber Mendonça Filho - 2016 - 146 min.)
Trabalhar Cansa (Juliana Rojas, Marco Dutra - 2011 - 100 min.)
Arábia (João Dumans, Affonso Uchoa - 2017 - 97 min.)
Corpo Elétrico (Marcelo Caetano - 2017 - 95 min.)

FIlmes estrangeiros:
Assunto de Família (Japão - Hirokazu Koreeda - 2018 - 121 min.)
Dois Dias, Uma Noite (Bélgica - Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne - 2014 - 95 min.)
Eu, Daniel Blake (Reino Unido - Ken Loach - 2016 - 100 min.)
Lazzaro Felice (Itália - Alice Rohrwacher - 2018 - 130 min.)
Parasita (Coréia do Sul - Bong Joon-Ho - 2019 - 142 min.)

AULA 5
Filmes nacionais:
Bacurau (Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles - 2019 - 132 min.)
Minha Mãe é uma Peça (André Pellenz - 2013 - 84 min.)
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (José Padilha - 2010 - 115 min.)

Filmes estrangeiros:
A Hora Mais Escura (EUA - Kathryn Bigelow - 2012 - 157 min.)
Bastardos Inglórios (EUA - Quentin Tarantino - 2009 - 153 min.)
Django Livre (EUA - Quentin Tarantino - 2012 - 165 min.)
Garota Exemplar (EUA - David Fincher - 2014 - 159 min.)
Guerra ao Terror (EUA - Kathryn Bigelow - 2008 - 131 min.)
Lincoln (EUA - Steven Spielberg - 2012 - 150 min.)
Onde os Fracos Não Têm Vez (EUA - Ethan Coen, Joel Coen - 2007 - 123 min.)
Sangue Negro (EUA - Paul Thomas Anderson - 2007 - 158 min.)
Vingadores: Guerra Infinita (EUA - Joe Russo, Anthony Russo - 2018 - 160 min.)
Vingadores: Ultimato (EUA - Joe Russo, Anthony Russo - 2019 - 182 min.)