Programa -

Aula 1 (8/9) - E.T.A. Hoffmann (ministrante: Beatriz Stervid)

Aula 2 (16/9) - Gottfried Keller (ministrante: Juliana Lopes)

Aula 3 (23/9) - Heinrich von Kleist (ministrante: Claudionor Rangel Junior)

Aula 4 (30/9) - Inge Scholl (ministrante: Anna Carolina Schäfer)

Aula 5 (7/10) - Emma Kann, Mascha Kaléko, Paula Ludwig (Mariana Holms)

Aula 6 (14/10) - Yvan Goll (ministrante: Mariana Braga)

Aula 7 (21/10) - Nelly Sachs (ministrante: Matheus Barreto)

Aula 8 (28/10) - Bertolt Brecht (ministrante: Suzana de Albuquerque Mello)

Aula 9 (4/11) - Kurt Tucholsky (ministrante: Anderson Roszik)

Aula 10 (11/11) - Else Lasker-Schüler (ministrante: Sofia Mariutti)

Aula 11 (18/11) - Wolfgang Borchert (ministrante: Elaine Roschel Nunes)

Aula 12 (25/11) - Johann Wolfgang von Goethe (ministrante: Simone Ruthner)


Proposta e referências de cada aula:

Aula 1 - E.T.A. Hoffmann (ministrante: Beatriz Stervid)
O objetivo da aula é apresentar E.T.A. Hoffmann como um autor que transitou entre a literatura e a música. A obra a ser analisada é a coletânea "Kreisleriana", em que podemos encontrar a discussão de diversas questões próprias da crítica musical da época. Veremos como essas questões estão intimamente ligadas à reflexão filosófico-literária do romantismo alemão e como a forma em que Hoffmann realiza sua crítica reflete igualmente os ideais estéticos românticos.

HOFFMANN, E. T. A. Kreisleriana n. 1-6. In: Fantasiestücke in Callot’s Manier, Werke 1814. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2006. (Não há tradução publicada ainda. A tradução que será oferecida será a minha, que consta como parte de minha dissertação)
GESS, Nicolas. Kreisleriana (1814-1815). In: LUBKOLL, Christine; NEUMEYER, Herold. (org.). E.T.A. Hoffmann: Leben, Werk, Wirkung. J.B. Metzler, 2015b, p. 35-39.


Aula 2 - Gottfried Keller (ministrante: Juliana Lopes)
Contextualização da estética do Realismo no contexto europeu do século XIX. Apresentação das principais características do Realismo Alemão e, posteriormente, análise da novela "Romeu e Julieta na aldeia" como representante do período. A análise irá contemplar tanto os temas como os procedimentos narrativos realistas.

KELLER, Gottfried. Die Leute von Seldwyla. Hg. von Thomas Böning. Band 10. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2006.
KELLER, Gottfried. Romeu e Julieta na aldeia. Tradução, posfácio e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2013.
AMREIN, Ursula (org.). Gottfried Keller Handbuch: Leben, Werk, Wirkung. 2. Auflage. Stuttgart: Metzler, 2018.


Aula 3 - Heinrich von Kleist (ministrante: Claudionor Rangel Junior)
Baseado na minha pesquisa de mestrado, proponho uma interpretação da violência em “Die Familie Schroffenstein”. A violência parte dos patriarcas e infecta a todos, mas como essa violência ocorre? Existem camadas sociais, culturais que influenciam os personagens. Aliado ao autor René Girard e seu livro "A Violência e o Sagrado", faço uma leitura que possibilita uma interpretação mais apurada sobre as origens da violência em Kleist.

GIRARD, René. La violence et le sacré. Paris, Grasset, 1972 .
KLEIST, Heinrich von. Die Familie Schroffenstein. Disponível em: < https://www.projekt-gutenberg.org/kleist/schroff/schroff.html&gt;. Acessado em: 6 jul. 2020


Aula 4 - Inge Scholl (ministrante: Anna Carolina Schäfer)
Na aula serão apresentadas e comentadas algumas cartas escritas por pessoas atuaram na resistência alemã ao Nacional-Socialismo junto a três grupos específicos: A Rosa Branca (Die Weiße Rose), Círculo de Kreisau (Kreisauer Kreis) e Orquestra Vermelha (Rote Kapelle). Pretende-se construir, através das cartas, um breve panorama da resistência alemã com foco nas experiências individuais.

SCHOLL, Inge. A Rosa Branca. A história dos estudantes alemães que desafiaram o nazismo.


Aula 5 - Emma Kann, Mascha Kaléko, Paula Ludwig (Mariana Holms)
Breve contextualização da lírica de exílio não só como recorte histórico-social, mas também como expressão literária marcada pela experiência do deslocamento subjetivo, linguístico e cultural. Leitura e debate de três poemas compostos por autoras mulheres no exílio, cujos nomes se encontram fora do cânone literário tradicional: Emma Kann, Mascha Kaléko e Paula Ludwig.

KALÉKO, Mascha. Die Paar Leuchtenden Jahre. München: dtv, 2003
LUDWIG, Paula. Gedichte. Hg. von Kristian Wachinger und Christiane Peter. Ebenhausen: Langewiesche-Brandt, 1986.
KANN, Emma. Heimatlos. In: Künste im Exil. Disponível em: . Acessado em: 3 jul. 2020.


Aula 6 - Yvan Goll (ministrante: Mariana Braga)
Conhecer a trajetória do poeta Yvan Goll (1891-1950) a partir da leitura dos poemas "Der Varieté-Neger" e "Unterwelt". Enfatizaremos a primeira parte de sua produção poética, notavelmente antes da partida para os Estados Unidos da América e com foco em suas aproximações ao movimento expressionista.

BARBOSA, Maria A. Les Cinq continents, a antologia de Goll apelo (po) ético cosmopolita. Revista de Estudos Neolatinos (ALEA). Vol. 13. Nº 02, julho-dezembro 2011.
BRAGA, M. A. As imagens do Unterwelt na obra de Yvan Goll a partir da leitura dos poemas “Unterwelt” (1917) e “Unterwelt” (1918). 2019. f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
GOLL, Iwan. "Unterwelt" (1917). In: Die Lyrik in Vier Bänden. Editado e comentado por Barbara Glauert-Hesse. Berlim: Argon, 1996.


Aula 7 - Nelly Sachs (ministrante: Matheus Barreto)
Apresentação, a partir do poema “Vergebens”, de alguns traços da poética de Nelly Sachs (Prêmio Nobel de Literatura em 1966) tidos como representativos de sua obra. Apesar de ter recebido o Prêmio Nobel, a autora é ainda pouco lida no Brasil – assim, o objetivo central dessa aula é tanto proporcionar um primeiro contato com a obra de Nelly Sachs quanto aprofundar possíveis leituras anteriores da autora.

GALLE, Helmut. (2006). A poeta das “moradas da morte”. Sobre a obra lírica de Nelly Sachs. Pandaemonium Germanicum, (10), 89-112. https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2006.74327
SACHS, Nelly. Werke - Kommentierte Ausgabe in vier Bänden. Berlin: Suhrkamp, 2010.


Aula 8 - Bertolt Brecht (ministrante: Suzana de Albuquerque Mello)
A ideia é apresentar a peça "A Exceção e a Regra" e contextualizá-la dentro da obra do dramaturgo alemão, abordar as características das peças didáticas e trazer à luz os coros da esquerda e da direita, que foram publicados, pela primeira vez no Brasil, na Dissertação de Mestrado: "A Exceção e a Regra ou a exceção como Regra: uma Leitura"(FFLCH-USP-2009)

BORNHEIM, Gerd. Brecht. A estética do teatro. Rio de Janeiro, Ed. Graal, 1992.
BRECHT, Bertolt.Teatro Completo de Bertolt Brecht em 12 volumes. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1986. __________. Estudos sobre o teatro. Trad. Fiama Pais Brandão. Lisboa, Ed. Portugália, s.d.
DORT, Bernard. Leituras de Brecht. Lisboa, Forja, 1980.
ESSLIN, Martin. Brecht: dos males o menor. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
MELLO, Suzana Campos de Albuquerque. "A Exceção e a Regra ou a Exceção como regra: uma leitura". FFLCH, USP, 2009. link para acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-01122009-125813/p…


Aula 9 - Kurt Tucholsky (ministrante: Anderson Roszik)
Apresentação de poemas satíricos de Kurt Tucholsky publicados entre 1919-1920 no periódico Die Weltbühne.

WEYERGRAF, Bernhard (Org.). Hansers Sozialgeschichte der deutschen Literatur von16. Jahrhundert bis zur Gegenwart. Vol. 8: Literatur der Weimarer Republik. 1918-1933. Munique: Carl Hanser, 1995. p. 160-172.


Aula 10 - Else Lasker-Schüler (ministrante: Sofia Mariutti)
Apresentação da biografia e obra da poeta e artista plástica Else Lasker-Schüler (1868-1945), ganhadora do prêmio Kleist em 1932.

LASKER-SCHÜLER, Else. Mein blaues Klavier: Gedichte. Kindle Ausgabe. BookRix, 2015.
______. My blue piano. Poems translated from the German by Brooks Haxton. Bilingual edition. New York: Syracuse University Press, 2015.
SKRODZKI, Karl Jürgen. "Abschied von den Freunden". Exil in den späten Gedichten Else Lasker-Schülers. In: Literatur im Exil (Ortsvereinigung Hamburg der Goethe-Gesellschaft in Weimar e. V. Jahresgabe 2013). Wettin-Löbejün 2013. S. 58–85. – Vortrag, gehalten auf Einladung der Goethe-Gesellschaft Hamburg: 15. Klassik-Seminar (»Literatur im Exil«) am 23./24. November 2012. Disponível em: . Acessado em: 23 nov. 2019.


Aula 11 - Wolfgang Borchert (ministrante: Elaine Roschel Nunes)
A ideia é abordar a literatura pós-guerra e a vida e obra do autor Wolfgang Borchert. Também gostaria de trabalhar com aspectos específicos da linguagem utilizada no conto “Nachts schlafen die Ratten doch” (com base no mestrado defendido na UFSC).

NUNES, E. C. R. (2008). As partículas modais da língua alemã: Um problema para a tradução? Um estudo com base nos contos "Nachts schalafen die Ratten doch" de Borchert e "Berlin Bolero" de Schulze.


Aula 12 - Johann Wolfgang von Goethe (ministrante: Simone Ruthner)
Que escolhas faz um compositor quando decide musicar um poema? O que no poema e na música contribui para que o resultado seja uma relação orgânica entre as partes? Investigar a emergência da música a partir da poesia é o propósito deste curso, e para tanto selecionamos o Lied Gretchen am Spinnrade (1814), de Schubert, composto a partir dos famosos versos de Goethe para a cena Gretchens Stube, que integra o Fausto (1806).

CIUPKE, Markus. Des Geklimpers vielverworrner Töne Rausch. Die metrische
Gestaltung in Goethes Faust. Göttingen: Wallstein, 1994.
DÜRR, Walther; FEIL, Arnold. „Franz Schubert-Musikführer. Unter Mitarbeit von
Walburga Litschauer. Leipzig: Reclam, 2002, pp.40-44.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto: uma tragédia – Primeira parte. Edição
bilíngue. Trad. Jenny Klabin Segall; apresentação, comentários e notas de Marcus
Vinicius Mazzari. São Paulo: Ed. 34, 2004.
HARTMANN, Tina. Welttheater als Universaltheater in Goethes Faust – „der als
Tragödie beginnt und als Oper endet. Europäische Welttheater-Entwürfe im 19. und 20.
Jahrhundert. In: GIER, Albert (Hrsg). Göttliche, menschliche und teuflische Komödien.
Romanische Literaturen und Kulturen. Bamberg: University of Bamberg Press, 2011,
p.15-35.