Programa

1. Objetivo e justificativa
Este curso online tem por objetivo analisar e interpretar obras específicas da filmografia de Kleber Mendonça Filho, de maneira a investigar a hipótese de que as películas do diretor pernambucano apresentam como um eixo temático comum a apropriação de um passado histórico que irrompe no tempo presente das narrativas. Assim, eventos do passado impactam a vida dos personagens, direta ou indiretamente, sobretudo no que diz respeito à constituição das relações sociais, as quais aparecem marcadas por conflitos e pela violência. Para a realização da análise e da interpretação das obras, leva-se em consideração quais são os procedimentos formais que sustentariam esse eixo temático. Ou seja, investiga-se de que de maneira o som, a montagem cinematográfica e outras instâncias narrativas se articulam de forma a corroborar a temática discutida. O corpus a ser investigado é composto pelos longas-metragens O som ao redor (2013) e Aquarius (2016), dirigidos por Kleber Mendonça Filho, bem como por Bacurau, filme do diretor pernambucano e de Juliano Dornelles, lançado em 2019.

2. Ministrantes
Prof. Jaime Ginzburg – Professor Titular de Literatura Brasileira – DLCV
Profa. Ariadne Tadeu Pinheiro Arruda – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP
Prof. Vinícius da Cunha Bisterço - – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP

3. Cronograma

O curso terá duração de duas semanas, e as aulas serão realizadas duas vezes por semanas nos dias 13, 15, 20 e 22 de Outubro. As aulas terão duração de duas horas cada, e ocorrerão das 19h às 21h. Serão selecionadas sequências do filme para serem debatidas em sala, mas os filmes não serão exibidos integralmente. O acesso aos filmes será discutido na abertura do curso e as aulas serão relizadas via Google Meet. Segue abaixo uma projeção do funcionamento das atividades do curso:
• Aula 1 (terça-feira, dia 13 de Outubro): Apresentação de elementos introdutórios
• Aula 2 (quinta-feira, dia 15 de Outubro): Aula sobre o filme O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2013)
• Aula 3 (terça-feira, dia 20 de Outubro): Aula sobre o filme Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016)
• Aula 4 (quinta-feira, dia 22 de Outubro): Aula sobre o filme Bacurau (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, 2019)

4. Objetivos

a) Apresentação de elementos introdutórios
Introduzir a posição de Kleber Mendonça Filho no cinema brasileiro contemporâneo e as linhas gerais de sua produção. Apresentar, com base em Anatol Rosenfeld e Ismail Xavier, entre outros autores, elementos teóricos sobre a narrativa cinematográfica.
b) O som ao redor
Analisar quais procedimentos formais são utilizados para indicar a incidência, no presente narrativo, de modos reelaborados de organização social herdados do sistema colonialista. Investigar a representação de núcleos urbanos enquanto localidades nas quais prevalecem conflitos e relações marcadas pela violência, bem como evidenciar as diferenças existentes entre espaço público e ambientes privados.
c) Aquarius
Identificar as relações entre o espaço e a memória, particularmente na maneira com que o reconhecimento do espaço pode suscitar a rememoração do passado. Investigar como existem marcas de segregação social sedimentadas no espaço. Analisar a relação da protagonista com a experiência contracultural brasileira dos anos 60.
d) Bacurau
Estabelecer um diálogo com Bacurau, - longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, de modo a evidenciar como o filme propõe uma representação da contemporaneidade brasileira em termos políticos e sociais. Discutir como a obra aborda a temática da violência a partir da presença do passado histórico no presente narrativo. Compreender como o passado é tomado também como fonte mobilizada para apontar caminhos de resistência política.

5. Material de referência

• OLIVEIRA, Graziele Rodrigues de. “Como contar uma história? – Alegoria e memória em O som ao redor”. Revista de Literatura, História e Memória. Cascavel, v.14, n.24, p.259-273, 2018.
• QUEIRÓZ, Carlos Eduardo Japiassú de; NÓBREGA, Maria de Lourdes Carneiro da Cunha. “Registros híbridos: uma análise da estrutura dos filmes O som ao redor e Recife frio, do diretor Kleber Mendonça Filho”. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 21, p. 77-98, jan./abr. 2017.
• RABELLO, Ivone Daré. “O Som ao redor: sem futuro, só revanche?”. Novos estudos – CEBRAP. São Paulo, n.101, p.157-173, Mar.2015.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-3300201500….
• ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte & indústria. São Paulo: Perspectiva, 2002.
• SAMPAIO, Leon. “Casa grande e senzala na obra de Kleber Mendonça Filho: ressonâncias da tradição escravocrata e cenas do dissenso”. ENICECULT (2017): n. pág. Web. 7 Out. 2019
• SOUTO, Mariana. Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.
• SOUZA, Aline Aparecida de Souza. “A Recife como Mise en Scène na obra de Kleber Mendonça Filho”. Vozes e diálogos. Itajaí, v. 17, n. 01, jan./jun. 2018.
• XAVIER, Ismail, org. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
• XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo, Paz e Terra, 2008.