Programa

Programação do Curso
O curso está organizado em uma introdução e nove módulos temáticos, cobrindo os seguintes temas: introdução à linguística, historiografia linguística, mudança linguística, fonética, fonologia e ortografia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática, aquisição de português brasileiro como L2 e gêneros textuais.
Para cada módulo, além das videoaulas, leituras e exercícios, será dedicado um encontro síncrono semanal com duração de 1 hora. Estes encontros servirão para discutir a assimilação do conteúdo, bem como relacionar o conteúdo das aulas com a experiência dos participantes. A Tabela 1, abaixo, ilustra a programação do curso:

Tabela 1: Programação do Curso
Introdução 19/09/2020 Introdução ao Curso
Módulo 1 19/09/2020 Historiografia Linguística: reflexões sobre a gramática e seu ensino
Módulo 2 26/09/2020 Linguística Histórica: mudança linguística ocorridas no português brasileiro.
Módulo 3 03/10/2020 Questões de fonética, fonologia e ortografia do português brasileiro
Módulo 4 10/10/2020 Morfologia: estrutura da palavra.
Módulo 5 17/10/2020 Sintaxe: dimensão da estrutura oracional.
Módulo 6 24/10/2020 Semântica: coesão textual.
Módulo 7 31/10/2020 Pragmática: linguagem em uso.
Módulo 8 07/11/2020 Aquisição de Português Brasileiro como L2
Módulo 9 14/11/2020 Gêneros: teoria e prática em sala de aula


Bibliografia (por módulo):

Bibliografia - Aula “O que é linguística?”:

CUNHA, A. F.; COSTA, M. A.; MARTELOTTA, M. E. Linguística. IN: MARTELOTTA, E. et al. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 15-30.
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria. Para conhecer: norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.

Bibliografia - Aula “Historiografia”:

CAVALIERE, Ricardo S. Gramaticografia da língua portuguesa no Brasil: tradição e inovação. Revista Limite. Nº 6, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/37482089/A_gramaticografia_no_Brasil_tradi%C3%…
MOURA NEVES, Maria Helena de. A gramática escolar no contexto do uso lingüístico. Revista de Estudos da Linguagem. Vol 10, No 2 (2002). Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2341/…
SWIGGERS, P. La historiografía de la lingüística: apuntes y reflexiones. Revista Argentina de historiografía lingüística, I, 2009, p. 67-76. Disponível em: http://www.rahl.com.ar/index.php/rahl/article/view/6/18

Bibliografia - Aula “Mudança linguística”:

BORGES, Poliana Rossi. (2007). Estrutura morfofonológica do futuro no português arcaico. Estudos Linguísticos XXXVI. GEL. 191 - 199.
CHAGAS, Paulo. (2002) A Mudança linguística. Em: FIORIN, J. (org.). Introdução à Linguística. I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto.
VIOTTI, Evani. (2015). Mudança Linguística. Em: FIORIN, J. (org.). Linguística? O que é isso? 137 - 179. São Paulo: Contexto.
Why can’t the world speak one universal language. Em: The Nerds. Disponível em: Acessado em: 25 de Setembro de 2018.

Bibliografia - Aula “Fonética, fonologia e ortografia:”

BASSO, R. M. Os sons do português brasileiro e sua escrita. In: BASSO, R. M. Descrição do português brasileiro. Linguística para o Ensino Superior, vol. 8. São Paulo: Parábola, 2019.
BATTISTI, Elisa. Fonologia. In: SCHWINDT, Luiz Carlos (org.). Manual de Linguística: fonologia, morfologia e sintaxe. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e ortografia. Educ. rev., Curitiba , n. 20, p. 35-42, Dec. 2002 . Available from . accesso em 18 June 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.263.
CHAGAS DE SOUZA, Paulo; SANTOS, Raquel Santana. Fonética. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
CHAGAS DE SOUZA, Paulo; SANTOS, Raquel Santana. Fonologia. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis.; CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Fonética. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
MORI, Angel Corbera. Fonologia. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.

Bibliografia - Aula “Morfologia”:

CHACON, L. Prosódia e letramento em hipersegmentações: reflexões sobre a aquisição da noção de palavra. In: CORRÊA, M. L. G. (org.) Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, p.155-167, 2006.
CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes. 2004. 309 p.
PETTER, M. M. T. Morfologia. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à lingüística II: Princípios de Análise. Contexto, 2003.
LIEBER, Rochelle. Introducing morphology. Cambridge University Press, 2015.
TENANI, L. Hipersegmentação de palavras: análise de aspectos prosódicos e discursivos. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, p. 305-324, 2013. Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/884. Acesso em 02/07/2020.

Bibliografia - Aula “Sintaxe”:
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Leitura: Teoria e prática, 24: 52-65. 1994.
DAHLET, V. A pontuação e as culturas da escrita. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, p. 287-314, 2 ago. 2006.
KENEDY, Eduardo & OTHERO, Gabriel de Ávila. Funções Sintáticas. Para conhecer sintaxe. Editora Contexto, São Paulo, 2018.
KENEDY, Eduardo & OTHERO, Gabriel de Ávila. Articulação entre orações. Para conhecer sintaxe. Editora Contexto, São Paulo, 2018.
LUFT, Celso Pedro. A vírgula: considerações sobre o seu ensino e o seu emprego. 2. ed., São Paulo: Ática, 2005.
LUIZ SOBRINHO, Viviane Vomeiro. Pontuação na internet: usos não convencionais de vírgulas em bate-papos virtuais. São Paulo: Editora Unesp, 2012. Disponível en: .
NEGRÃO, Esmeralda Vailati; SCHER, Ana Paula & VIOTTI, Evani de Carvalho. Sintaxe: explorando a estrutura da sentença. Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. Editora Contexto, São Paulo, 2010.
MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo & LOPES, Ruth. O estudo da Gramática. Novo manual de sintaxe. Editora Contexto, São Paulo, 2013.
KATO, Mary A. A Gramática do Letrado: questões para a teoria gramatical. Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. M. A.Marques, E. Koller, J. Teixeira & A. S.Lemos (orgs). Braga, CEHUM (U. do Minho), 2005: 131-145.

Bibliografia - Aula “Semâmtica”
ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. 5ª. ed. São Paulo: Parábola, 2009.
FERREIRA, L. F. & BARCELLOS, M. E. Ensino de coesão textual em um paradigma formal: uma abordagem ativa. No prelo.
FREGE, G. Sense and reference. The philosophical review, 57 (3), 1948. 209-230.
GOMES, A. Q.; SANCHEZ-MENDES, L. Para conhecer Semântica. São Paulo: Contexto, 2018.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.
KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
LOPES FÁVERO, L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
MARCUSCHI, L. A. Tudo o que você queria saber sobre como construir um bom texto sem se estressar. In: ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 9-15.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
MÜLLER, A. A semântica do sintagma nominal. In: FOLTRAN, M. J.; MÜLLER, A.; NEGRÃO, E. V. Semântica Formal. São Paulo: Contexto, 2003, p. 61-73.
MÜLLER, A.; VIOTTI, E. Semântica Formal. In: FIORIN, J. L., et al. Introdução à Linguística II: Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003, p. 137-159.
OLIVEIRA, R. P. Semântica Formal: Uma breve introdução. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. 2ª. ed. São Paulo: Pontes, 2017.
SHIMODA, L. T.; FERREIRA, L. F. O ensino de coerência textual em enunciados verbais e não-verbais: uma abordagem alternativa. Estudos Semióticos, 15, 2019. 158-180.

Bibliografia - Aula “Pragmática”

ANTUNES, I. Lutar com as palavras: coesão e coerência. 5ªed. São Paulo: Parábola, 2009.
BENVENISTE, E. Estrutura das relações de pessoa no verbo In: BENVENISTE, E. Problemas de lingüística Geral I. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976, p. 247-259.
BENVENISTE, E. A natureza dos pronomes. In: BENVENISTE, E. Problemas de lingüística Geral I. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976, p. 277-285.
FERREIRA, L. F. & BARCELLOS, M. E. O ensino de coerência textual em enunciados verbais e não verbais: uma abordagem alternativa. Estudos Semióticos, 15, 2019, p. 158-180.
FIORIN, J. L. Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Contexto, 1996.
FIORIN, J. L. A Linguagem em uso. In: FIORIN, J. L. Introdução à Linguística I: Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003, p. 165-186.
FIORIN, J. L. Pragmática. In: FIORIN, J. L. Introdução à Linguística II: Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003, p. 161-185.
GRICE, H. P. Logic and Conversation. In: GRICE, H. P. Studies on the way of words., Massachusetts: Harvard University Press, 1991, p. 32-40.
KOCH, I.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2001.
LEVINSON, S. C. O âmbito da Pragmática. In: LEVINSON, S. C. Pragmática. Tradução de Luiz Carlos Borges & Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 1-64.
LOPES FÁVERO, L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
STALNAKER, R. Common ground. Linguistics and philosophy, 2002, 25, p. 701–721.

Bibliografia - Aula “Aquisição de Português como L2”

DELL’ ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O Exame de Proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes, 2014.
KENEDY, E. O problema de Platão. In: KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2016.
OLIVEIRA, Renilson dos Santos. Linha do tempo da didática das línguas estrangeiras no Brasil. In: Non plus, nº 7, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/nonplus/article/view/80013/106747
UFRGS. Acervo de provas Celpe-Bras. Disponível em:

Bibliografia - Aula “Gêneros textuais”:

BONINI, A. Mídia/supor e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3. Belo Horizonte: 2011. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-639820110…
PETRONI, M. R.; OLIVEIRA, E. de S. Livro didático de língua portuguesa: formando o leitor e o produtor de textos? Polifonia, v. 17, n. 21. Cuiabá: 2010. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/vi….
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Como se organizam os gêneros. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015, p. 85-113.