Programa


Aula 1: Os Livros de horas: seu conteúdo, usos e funções na sociedade medieval
• A formação dos Livros de horas
• Conteúdo textual dos Livros de horas
• Usos e funções dos Livros de horas

Aula 2: Mercado e trabalho
• A confecção dos Livros de horas
• Os agentes sociais do mercado de livros

Aula 3: A iluminação dos Livros de horas
• O programa iconográfico dos Livros de horas
• As funções das iluminuras nos Livros de horas

Aula 4: Os manuscritos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro I
• A formação da coleção da Biblioteca Nacional
• Os Livros de horas da seção de manuscritos


Aula 5: Os manuscritos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro II
• Os Livros de horas provenientes da Real Biblioteca Portuguesa

Bibliografia:


ALEXANDER, Jonathan J. G. Medieval Illuminators and Their Methods of Work. New Heaven: Yale University Press, 1992.

AVRIL, François. “Les copies à repetition. A propos de la circulation et de la dissemination des modéles”. In.: Tributes to Jonathan J. G. Alexander. Harvey Miller, 2006, p. 127 – 140.

BASCHET, Jérôme; SCHMITT, Jean-Claude (org.). L’Image: fonctions et usages des images dans l’Occident medieval. Paris: Le Leopard D’Or, 1996.

BASCHET, Jérôme. “A expansão ocidental das imagens”. In: ______. A Civilização Feudal: do ano mil à colonização da América. Rio de Janeiro: Globo, 2005, p. 481 – 523.

______. L’iconographie médiévale. Paris: Gallimard, 2008.

BELL, Susan. “Medieval Women Book Owners: Arbiters of Lay Piety andAmbassadors of Culture”. In: Signs: Journal of women in culture and society 7/4, 1982, p. 742-768.

BELL, Susan. “Medieval Women Book Owners: Arbiters of Lay Piety and Ambassadors of Culture”.Signs: Journal of women in culture and society 7/4, 1982, p. 742-768.

BERGE, Damião. “Um livro de horas do século XIV na Biblioteca Nacional”. In: Revista Verbum, Rio de Janeiro, Tomo II, n.1, p. 49-99, mar. 1945.

______. Livros de Horas manuscritos iluminados da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. [Rio de Janeiro, 1973?]. [609] f. Original. Dat. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional (ms. 23,2,12).

BERGEN, Saskia Van. “The production of Flemish books of hours for the English market: standardization and workshop practices”. In: DEKEYZER, Brigitte; STOCK, Jan Van der. Manuscripts in Transition: recycling manuscripts, texts and images. Leuven: Uitgeverij Peeters, 2005, p. 271-283.

BROWN, Michelle. Understanding illuminated manuscripts: a guide to technical terms. Los Angeles: The J. Paul Getty Museum/The British Library, 1994.

CAMILLE, Michael. “Seeing and Reading: some visual implications of medieval literacy and illiteracy”. In: Art History, vol. 8, n.1, 1985, p. 26 – 49.

______. “Making margins”. In: Image on the Edge: The Margins of Medieval Art. Londres: Reaktion Books Ltd, 1992.

CASTELNUOVO, Enrico. “O Artista”. In: LE GOFF, J. O homem medieval. Lisboa: Ed. Presença, 1998, p. 145-162.

CUNHA, Lygia da Fonseca Fernandes. “Subsídios para a história da Biblioteca Nacional”. Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Vol. 101, 1981, p. 123-146.

______. “Real Biblioteca: apontamentos sobre seu acervo”. Anais do Seminário Internacional D. João VI – Um Rei aclamado na América. Rio de Janeiro: MHN, março/2000, p. 208-220.

DAMASCENO, Darcy. Manuscritos – séc XII-XVIII: Pergaminhos iluminados e documentos preciosos. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1973.

EXPOSIÇÃO PERMANENTE DOS CIMÉLIOS DA BIBLIOTECA NACIONAL. Rio de Janeiro: Leuzinger & Filhos, 1885. Catálogo de exposição.

FAILLACE, Vera Lucia Miranda. Catálogo dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Brasil. Rio de Janeiro: FBN, 2016.

FRÓES, Vânia Leite. “O livro de horas dito de D. Fernando – maravilha para ver e rezar”. Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Vol. 129, 2011, p. 83-135.

HAMEL, Christopher. “Books for Everybody”. In: A history of illuminated manuscripts. Londres: Phaidon Press, 2006, p. 168-199.

____________. Scribes and Illuminators. Buffalo: University of Toronto Press, 1992.

____________. Manuscritos notáveis. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2017.

______. “Book of Hours”. In: TURNER, Jane (ed.). The Grove Dictionary of Art. Londres: Macmillan Publishers Limited, 1996, p. 369-372.

MARROW, James. As Horas de Margarida de Cleves. Lisboa: Ms. Calouste Gulbenkian,
1995.

______. “The Pembroke Psalters Hours”. In: Als Ich Can: liber amicorum in memory of professor Dr. Maurits Smeyers. Leuven: Uitgeverij Peeters, 2005, p. 861-902.

MARTIMORT, Aimé. “A Liturgia e o Tempo”. In.: A Igreja em Oração: introdução à liturgia. Petrópolis: Vozes, 1992.

PÄCHT, O. La Miniatura Medieval: una introducción. Madrid: Alianza, 1993.

PENKETH, Sandra. “Women and Book of Hours”. In: SMITH, L., TAYLOR, J. Women and the book: assessing the visual evidence. Toronto: University of Toronto Press, 1996, p. 266-281.

RANDALL, Lilian. Images in the margins of gothic manuscripts. Berkeley: University of California Press, 1996.

REINBURG, Virginia. “‘For the use of women’: women and books of hours”. Early Modern Women Journal, vol. 4, 2009, p. 235-240.

SAENGER, Paul. “Reading in the Later Middle Ages”. In: CHARTIER, Roger; CAVALLO, Guglielmo. A History of reading in the west. Cambridge: Polity Press, 1999.

SCHMITT, Jean-Claude.; LE GOFF, Jacques. “Imagens”. In: Dicionário Temático do Ocidente Medieval, vol. 1. São Paulo: EDUSC, 2002, p. 591 – 605.

______. O Corpo das Imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 2007.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da Biblioteca dos Reis: do terremoto de Lisboa à Independência do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002.

SMEYERS, Maurice. La miniature. Turnhout: Brepols, 1974.

STERPONI, Laura. “Reading and meditation in the Middle Ages: Lectio divina and the book of hours”. Text & Talk, nº 28, ano 5, 2008, p. 667-689.

VAUCHEZ, André. A espiritualidade da Idade Média Ocidental. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

WALTHER, I. WOLF, N. Codices Ilustres: los manuscritos iluminados más bellos del mundo desde 400 hasta 1600. Madrid: Taschen, 2005.

WIECK, Roger S. Painted Prayers: The Book of Hours in medieval and Renaissance Art. New York: The Pierpont Morgan Library, 1997.

______. Time Sanctified: the book of hours in medieval art and life. New York: George Braziller Inc, 2001.

WIRTH, Jean. Les marges à drôleries des manuscrits gothiques (1250-1350). Chartres: Libraire Droz, 2008.