Programa

Aula 1: Apresentação do curso (21/10)
Leitura principal: SICARD, Monique. Preâmbulo e O Convite Mediológico. In: SICARD, Monique. A fábrica do olhar: Imagens de Ciência e Aparelhos de Visão (Séculos XV-XX). Lisboa: Edições 70, 2006.
Texto base para aula expositiva:
HARAWAY, Donna. Introduction: The persistence of vision. In: HARAWAY, Donna. Primate Vision: Gender, Race, and Nature in the World of Modern Science. New York and London: Roultledge, 1989.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e os belos naturais. Sociol. Antropol. [online]. 2014, vol.4, n.2, p. 391-431.

Aula 2: Saartjie, Sara Baartman, Vênus Hotentote: uma incursão escandalosa no corpo negro feminino (28/10)
Leitura principal: CITELLI, Maria Teresa. As desmedidas da Vênus Negra: Gênero e Raça na História da Ciência. Novos Estudos, n. 61, 2001, pp. 163-175.
Recomendação: Filme - Vênus Negra, Abdellatif Kechiche, 2011
Texto base para aula expositiva:
STROTHER, Zoe S. Display of the Body Hottentot. In: LINDFORS, Bernth (Org). Africans on Stage: Studies in Ethnological Show Business. Indiana University Press, 2001.
FAUSTO-STERLING, Anne. Gender, Race and Nation: The Comparative Anatomy “Honttentot Women in Europe 1815-1817”. In: TERRY, Jeniffer; URLA Jacqueline (Org.). Deviant Bodies: Critical Perspectives on Difference in Science and Popular Culture. Indiana: Indiana University Press, 1995.

Aula 3: Corpo e estética, raça e ciência (04/10)
Leitura principal: MACHADO, Maria Helena P.T.; BRITO, Luciana. Dois naturalistas em busca de um deus grego: raça e estética nas viagens de Hermann Burmeister e Louis Agassiz no Brasil. In: GOMES, Flávio PIMENTA, Tânia. Corpo, Doenças e Saúde: escravidão e pós-emancipação. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020 (prelo).
Recomendação: Filme - Chocolate, Roschdy Zem, 2016.
Texto base para aula expositiva:
BINDMAN, David. Ape to Apollo: Aesthetics and the Idea of Race in the 18th Century. Reaktion Books, 2001.

Aula 4: A ginecologia que marca a carne (11/10)
Leitura principal: SANCHEZ, Olivia Lopez. Enfermas, mentirosas y temperamentales: La concepción médica el cuerpo femenino durante la segunda mitad del siglo XIX en México. México: CEAPAC, 1998.
Recomendação: Filme - Um método Perigoso, David Cronenberg, 2012; e Documentário - Imágenes y representaciones del himen en la medicina del siglo XIX en México. Disponível (on-line) em: https://www.youtube.com/watch
Texto base para aula expositiva:
KAPSALIS, Terri. The Performance of Pelvics. In: KAPSALIS, Terri. Public Privates: Performing Gynecology from both Ends of the Speculum. Durham and London: Duke University Press, 1997.

Aula 5: Os esqueletos guardados no armário: a anatomia e suas figurações materiais (18/11)
Leitura principal: FIGARI, Carlos Eduardo. Escritos en el cuerpo: Higienismo y construcción médica de la homosexualidad en el Brasil Republicano (1889-1940). Antípoda, n. 3, 2006, pp. 23-50.
Recomendação: Filme - Muitos homens num só, Mini Kerti, 2014.
Texto base para aula expositiva:
SCHIEBINGER, Londa. Skeletons in the Closet: The First Illustrations of the Female Skeleton in Eighteenth-Century Anatomy. In: SCHIEBINGER, Londa (org.). Feminism and the Body. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Aula 6: Desvelar, penetrar, tirar o véu: sistemas visuais invadem os corpos (25/11)
Leitura principal: HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu. Campinas, n. 5, p. 07-41, 1995.
Texto base para aula expositiva:
JORDANOVA, Ludmilla. Medical images of the female body. In: JORDANOVA, Ludmilla. Sexual Visions: Images of Gender in Science and Medicine between the Eighteenth and Twentieth-Centuries. Madison: The University of Wisconsin Press, 1989.


BIBLIOGRAFIA

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo, Martins Fontes, 2008.
HARAWAY, Donna. Primate Visions: Gender, Race, and Nature in the World of Modern Science. New York and London: Roultledge, 1989.
_________________. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu. Campinas, n. 5, p. 07-41, 1995.
_________________. Ciencia, cyborgs y mujeres: La reinvención de la naturaleza. Valência: Ediciones Cátedra; Universitat de Valencia; Instituto de la Mujer, 1995b.
JORDANOVA, Ludmilla. Sexual Visions: Images of Gender in Science and Medicine between the Eighteenth and Twentieth-Centuries. Madison: The University of Wisconsin Press, 1989.
STOLER, Ann Laura. Carnal Knowledge and Imperial power: Race and the Intimate in Colonial Rule. Los Angeles: University of California Press, 2002.
___________________. Tense and Tender Ties: The Politics of Comparison in North American History and (Post) Colonial Studies. In: STOLER, Ann Laura. Haunted by Empire: Geographies of Intimacy in North American History. Durham and London: Duke University Press, 2006.