Programa

Este curso de extensão tem por objetivo auxiliar os alunos pós-graduandos na redação de seus artigos, teses ou dissertações. Com base em iniciativas desenvolvidas em universidades americanas e canadenses, propomos um curso em que os alunos vão de fato utilizar o tempo do curso para trabalhar em suas dissertações ou teses. Durante as aulas, serão intercalados momentos de discussão sobre os gêneros “dissertação” e “tese”, sobre a escrita acadêmica, sobre as dificuldades e problemas na escrita de textos acadêmicos, além do trabalho propriamente dito em seu texto a escrever (artigo, tese ou dissertação). Ao final, os alunos serão convidados a apresentarem o que conseguiram desenvolver sobre seus trabalhos acadêmicos durante o curso.


Público-alvo: pós-graduandos

Pré-requisito: ter e apresentar um projeto de escrita na inscrição: escrita de um artigo, capítulo de dissertação/tese, relatório de qualificação etc.

Carga horária total e número de horas semanais: 12 horas
Carga horária total em autonomia: 8h
Duração: 4 aulas de 3 horas
Modalidade: on line
Programa resumido do curso: Maratona de escrita acadêmica: 20 horas de imersão em seu artigo, tese ou dissertação

Aula 1 – Escrita acadêmica: o contexto de produção dos gêneros textuais pertencentes à esfera acadêmica e organização textual dos gêneros acadêmicos. Apresentação dos objetivos e das perguntas de pesquisa. Escrita de uma parte do artigo, dissertação ou tese.

Aula 2 – Dificuldades ou problemas nas diferentes partes dos textos acadêmicos. Escrita de uma parte do artigo, dissertação ou tese. Apresentação de alguma das partes redigida.

Aula 3 – Dificuldades ou problemas nas diferentes partes dos textos acadêmicos. Escrita de uma parte do artigo, dissertação ou tese. Apresentação de alguma das partes redigida.

Aula 4 – Dificuldades ou problemas nas diferentes partes dos textos acadêmicos. Escrita de uma parte do artigo, dissertação ou tese. Apresentação da pesquisa.

Metodologia:
Aulas interativas, pelo Google Meet (ou outra plataforma virtual) com leitura dos textos dos alunos, discussões e produção textual; uso de vídeos que abordem os temas trabalhados na aula e a partir dos quais os alunos possam realizar produções escritas.


Recursos necessários:
Computador, internet e equipamento de áudio.

Bibliografia:
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2008. 21.edição.
MACHADO, A. R. ; LOUSADA, E. L. ; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004a.
__________. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004b.
__________. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PERROTTA, C. Um texto para chamar de seu. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Bibliografia para elaboração do curso:

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999/2012.
DOLZ, J.; GAGNON, R. ; DEC NDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA, vol.32, no.1 , São Paulo jan./abr. 2016, p. 237-260.
FAYOL, M., SCHNEUWLY, B. La mise en texte et ses problèmes. In: J.-L. Chiss, J.-P. Laurent, J.-C. Meyer, H. Romian & B. Schneuwly. Apprendre/enseigner à produire des textes écrits : actes du 3e Colloque international de didactique du français, Namur 09-1986. Bruxelles : De Boeck, 1987. p. 223-239.
GERE, A.R. (Org.) Developing Writers in Higher Education. E-book, Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2019, https://doi.org/10.3998/mpub.10079890. Accessed 9 Apr 2020.
LEA, M. R.; STREET, B.V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.
LEITE, E. G.; LEITE, F. E. G. ; PEREIRA, R. C. M. A infraestrutura textual de resumos acadêmicos (abstracts) publicados em periódicos de literatura. Veredas (UFJF. Online), v. 17, p. 252-265, 2013.
LOUSADA, E.G.; DEZUTTER, O. La rédaction de genres universitaires : pratiques et points de vue d’étudiants universitaires au Brésil et au Québec. Le Français à l’Université, 21e année, numéro 01, 2016. Consultado em www.bulletin.auf.org/index.php?id=2219.
LOUSADA, E. G.; BRASIL, J. T. . Letramento acadêmico: ações, pesquisa e formação em contexto universitário. In: Regina Celi Mendes Pereira; Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa; Mônica Mano Trindade Ferraz. (Org.). Letramentos em Cena: Teorias e vivências. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2019, v. 1, p. 55-78.

LOUSADA, E.G.; BUENO, L.; DEZUTTER, O. Gêneros textuais na Universidade na perspectiva de graduandos brasileiros e canadenses. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTOVAO, V. L. L.; LOUSADA, E. G. Lousada. (Org). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019.

LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O. ; BLASER, C. . A formação de futuros professores-pesquisadores: o letramento acadêmico em foco em experiências didáticas com os gêneros resenha e artigo científico. In: Regina Celi Mendes Pereira. (Org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2020, v. 1, p. 207-238. http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/2…
LOUSADA, E.G.; GUIMARÃES-SANTOS, L. O ensino da escrita acadêmica como segunda língua: um projeto piloto no Canadá. FERREIRA, M. M.; STELLA, V.C.R. (Orgs.) Redação Acadêmica - múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas, 2018.

MATENCIO, M. L. M. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. Texto publicado nos ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, março de 2003 (disponível no Site da ABRALIN).
MOTTA-ROTH, D. Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como? In Linguagem & Ensino, Vol. 5, No. 2, 2002, p.49-65.
MUNIZ-OLIVEIRA, S. Os verbos de dizer em resenhas acadêmica e a interpretação do Agir verbal. Dissertação de mestrado. PUC: São Paulo, 2004.
RUSSELL, D. R. Activity Theory and Its Implications for Writing Instruction. In Reconceiving Writing, Rethinking Writing Instruction. Ed. Joseph Petraglia. Hillsdale, NJ: Erlbaum,1995.pp 51-78. Consultado em http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/30609014/Russell-Activit…
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.