Duração/ carga horária: 6 encontros com 4 aulas de 45’ cada, totalizando 24 horas de aula, mais seis horas de atividades complementares dadas ao longo do curso. Total: 30 horas.
Cronograma: aulas aos sábados, das 9:30 às 12:30, nos dias: 14, 21, 28 de novembro e 05, 12 e 19 de dezembro.
Objetivos gerais:
- O corpus deste curso – para além do cânone literário nacional – pretende discutir características e impasses da literatura de autoria feminina. O aluno terá contato com memórias, diários, romances, contos e poemas, escritos por mulheres a partir do final do século XIX, que ainda não foram assimilados pelo currículo tradicional literário, de modo a ampliar seu repertório.
- Ao final do curso os alunos terão sido levados a investigar:
a) aspectos da expressão literária e do caráter social da escrita da mulher no Brasil, para além da discussão restrita dos discursos de gênero;
b) Características estruturais e contextuais das obras abordadas;
c) o caráter de visibilidade/invisibilidade da escrita de autoria feminina.
Objetivos específicos: Ao final do curso os alunos terão sido levados a:
- Identificar ou ponderar o caráter literário das obras abordadas; analisar e problematizar questões de forma; avaliar as circunstâncias sociais das produções escolhidas.
- Acompanhar e pensar a problemática da inserção dessas e outras obras similares no sistema literário hegemônico e a sistemática de apagamento de obras de autoria feminina nas historiografias e outros mecanismos de consagração de textos e livros.
- Colocar em questão algumas práticas que atravessam a sua participação na composição desse sistema. Exemplos de indagações relevantes: Os professores costumam inserir tais obras nos seus cursos? Essas obras costumam fazer parte dos vestibulares e outras provas para admissão em instituições públicas ou privadas? É possível articular o estudo de tais obras àquelas escolhidas pelo sistema tradicional? Qual a relevância do ‘lugar de fala’ no campo literário para os alunos da rede pública ou privada? E, sobretudo, quais os impasses do “lugar de fala” em face da exigência da literariedade das obras?
Atividades complementares:
- Antes de cada encontro os alunos serão solicitados a ler obras ou trechos de obras de autoria feminina disponibilizados anteriormente.
- A cada encontro, durante a aula, os alunos serão solicitados a compartilhar suas opiniões, impressões e engajarem-se em atividades guiadas ou livres (oralmente e/ou por escrito). Quatro atividades serão solicitadas pelas professoras para serem entregues, por escrito, após cada segmento do conteúdo (aulas 2, 3, 5 e 6), e os alunos serão convidados a escolher uma dessas quatro propostas para fazer fora do horário da aula. A equipe de professoras dará um retorno com comentários e/ou sugestões.
Textos/base:
- Diário de Cecília de Assis Brasil, de Cecília Assis Brasil
- Minha vida de menina, de Helena Morley
- O diário de Bernardina: Da monarquia à República pela filha de Benjamin Constant, de Bernardina Botelho de Magalhães
- Álbum, de Maria Firmina dos Reis
- Isabel quis Valdomiro, de Maria Isabel Silveira
- Dias ensolarados no Paraízo, de Brazília O. de Lacerda
- Páginas de recordações, de Floriza B. Ferraz
- Meu Glorioso Pecado, de Gilka Machado
- Parque Industrial, de Patrícia Galvão
- Água Funda, de Ruth Guimarães
- Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, de Stela do Patrocínio
- Antologia Pessoal de Carolina Maria de Jesus
- Clíris: Poemas Recolhidos de Carolina Maria de Jesus
- Dia bonito pra chover, de Lívia Natália
- Prosa Poesia, de Noêmia Duque
- Eu não Quero Flores de Plástico, de Ana Cruz
- Eu, Mulher Negra, Escrevo, de Selma Maria da Silva
- Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
- Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves
Programa:
Aula 1 – 14 de novembro
Parte 1) Contextualização da literatura de autoria feminina e dos estudos de gênero no Brasil
Parte 2) Diários e Memórias: escrita que rompe com a lacuna historiográfica engendrada no cenário de assimetria na relação entre os sexos
Aula 2 – 21 de novembro
Parte 1) Diários e Memórias: escrita de mulheres presas a imagens e condutas
Parte 2) Gilka Machado e o pioneirismo na poesia erótica: reações e desdobramentos
Aula 3 – 28 de novembro
Parte 1) Patrícia Galvão e o pioneirismo no romance proletário: o impacto da escrita com afirmação política envolvendo a situação da mulher
Parte 2) Água Funda e o regionalismo: embates entre razão e loucura na cultura no Sul de Minas dentro do contexto da colonização e seus efeitos, pelo olhar de uma caipira
Aula 4 – 05 de dezembro
Parte 1) 2) Stela do Patrocínio e os falatórios: a forma desconcertante e lúcida do poema em desrazão
Parte 2) Investigação sobre auto-apresentação da mulher negra na poesia brasileira a partir do século XX / Panorama da poesia de autoria feminina negra brasileira na contemporaneidade
Aula 5 – 12 de dezembro
Parte 1 e 2) Investigação sobre auto-apresentação da mulher negra na poesia brasileira a partir do século XX / Panorama da poesia de autoria feminina negra brasileira na contemporaneidade
Aula 6 – 19 de dezembro
Parte 1) Romance: Um defeito de cor
Parte 2) Romance: Um defeito de cor
Bibliografia de Referência:
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