Programa

5 aulas - duração de cada aula: 2h

Em cada aula, abordaremos textos jornalísticos da revista de turismo in Viaggio por meio dos quais os alunos poderão aperfeiçoar a compreensão escrita e desenvolver a produção oral em língua italiana. Além disso, as atividades de classe têm o objetivo de promover reflexões a respeito da cultura siciliana de modo contextualizado e comunicativo

Aula 1 : Fra templi e teatri della magna grecia – parte 1
Aula 2: Fra templi e teatri della magna grecia – parte 2
Aula 3: Il Barocco sui balconi – parte 1
Aula 4: il Barocco sui balconi- parte 2
Aula 5: ripresa dei contenuti


Bibliografia

ALDERSON, J. C. (1984) “Reading in a foreign language: a reading problem or a language problem?” in: ALDERSON, J. C. e URQUHART, A.H (eds). Reading in a foreign language. New York: Longman, pp. 1-27.
COADY, James. (1997). “L2 Vocabulary acquisition – a synthesis of the research”, in COADY, James e HUCKIN, Thomas (eds). Second language vocabulary acquisition. Cambridge University Press.
KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.
LARSEN-FREEMAN, D.; LONG, M. H.( 1991) An introduction to second language acquisition
research. New York: Longman.
RICHARDS, J. "The Role of Vocabulary Teaching". TESOL Quarterly 10.1: 77-89. 1976.
SANJUAN, M."Que significa 'conocer' una palabra: la complejidad de la competencia lexica". Cuadernos de Investigacion Filologica 17.1-2: 89-101.1991.
SCARAMUCCI, B.A (1995). O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo. Campinas: Unicamp, Tese de Doutorado.