Programa

O curso está estruturado em três eixos centrais: fonologia, aquisição e educação. Cada um deles objetiva apresentar e discutir a relação dos aspectos linguísticos aplicados ao ensino de Língua Portuguesa, no que se refere ao processo de alfabetização e à aquisição de escrita. Para isso, os seguintes tópicos serão abordados ao longo das aulas:

 Panorama histórico da alfabetização
 Métodos de alfabetização
 Neurociência aplicada à Educação e sua visão sobre os métodos.
 Método fônico
 Consciência fonológica
 Fonologia articulatória
 Aquisição fonológica
 Bilinguismo
 Alterações frequentes no ambiente escolar
 Dificuldades de escrita

Frequência mínima e critérios de aprovação
Para a obtenção do certificado de extensão, o participante precisará ter, no mínimo, 85% de presença e nota 5,0. A avaliação será feita a partir da entrega de um plano de aula baseado nas reflexões feitas no decorrer do curso e por meio da participação nas discussões em aula.

Coordenadora
Profª. Drª. Raquel Santana Santos - DL/USP

Ministrantes
Aline de Lima Benevides - DL/USP
Ana Paula Piola - DL/USP 
Andressa Toni - DL/USP 
Carla Pereira Minello - IEL/UNICAMP
Graziela Pigatto Bohn - DL/USP 


Recursos necessários e previsão orçamentária
A aulas serão ministradas e disponibilizadas on-line, bem como os materiais. O curso será inteiramente gratuito.

Bibliografia

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