Programa

 

Personagem e caracterização. Personagem plano e personagem redondo. Personagem absoluto e personagem relativo. Trama, personagem e ideias. Tipologia de personagens e narração. São noções importantes, possíveis pontos de partida para a análise e interpretação literária. Mas, muitas vezes, o personagem, esse elemento fundamental de toda prosa de ficção e dramaturgia fica em segundo plano. A construção e a constituição do personagem não parecem ganhar muito destaque nas leituras de obras que consciente e sistematicamente exibem sua condição de artifício.

A análise das diversas formas de apresentação e configuração dos personagens da literatura moderna e contemporânea possibilita refletir sobre as concepções distintas acerca da noção de representação, problematizando questões de linguagem, construção da identidade e as implicações éticas na criação literária.

As aulas serão síncronas por meio da plataforma GoogleMeets. Já os materiais de estudo (textos e vídeos) serão disponibilizados pelo Google ClassRoom.

Conteúdos por aula:

Aula 1

Introdução às abordagens teóricas sobre o personagem
● A perspectiva de E.M. Forster em Aspectos do romance.
● A perspectiva de Anatol Rosenfeld e Antonio Candido em A personagem de ficção.
● A perspectiva de Enrico Testa em Heróis e figurantes.

Aula 2

Fenomenologia da imaginação
• Análise do personagem no conto “Wakefield”, de Nathaniel Hawthorne.
● Estudo da personagem no conto “Uma mulher no espelho - uma reflexão”, de Virginia Woolf.

Aula 3

O outro como enigma
● A construção do outro no conto “O homem na multidão”, de Edgar Allan Poe.
● Análise dos personagens no conto “As irmãs”, de James Joyce.

Aula 4

O personagem enquanto personagem
● Comentários sobre a construção do personagem em Édipo Rei, de Sófocles.
● Análise dos personagens na peça Seis personagens à procura de um autor, de Pirandello.
● Os personagens beckttianos nas peças Esperando Godot, Fim de Partida e Eu não.


Aula 5

Personagem de si
● O alter-ego Nathan Zuckerman no romance O escritor fantasma, de Phillip Roth.
● O escritor-personagem na visão multifocal dos romances Diário de um ano ruim e Verão, de J.M. Coetzee.

Aula 6

Personagens mais estranhos que a ficção
● O herói falhado no romance Homem Lento, de J.M. Coetzee.
● Comparações com o caso de Harold Crick no filme Mais estranho que a ficção, de Marc Forster.
Considerações finais sobre o curso
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bibliografia literária:

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Tradução de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
________. Esperando Godot. Tradução de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
________. Eu não. Tradução de Rubens Rusche. São Paulo: Olavobrás, s/d.
COETZEE, J.M. Diário de um ano ruim. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
________. Homem lento. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
________.Verão: Cenas da vida na província III. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HAWTHORNE, Nathaniel. “Wakefield”. Tradução de Cristina Serra. In: Contos fantásticos no labirinto de Borges. São Paulo: Casa da Palavra, 2005.
JOYCE, James. “As irmãs”. Dublinenses. Tradução de Caetano W. Galindo. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2018.
PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens à procura de um autor. Tradução de Brutus Pedreira. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
POE, Edgar Allan Poe. “O homem na multidão”. Tradução de José Paulo Paes. Histórias extraordinárias. São Paulo: Cia de Bolso, 2008.
ROTH, Phillip. O escritor fantasma. In: Zukerman Acorrentado: 3 romances e 1 epílogo. Tradução de Alexandre Hubner. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SÓFOCLES. Édipo Rei. Tradução de Geir Campos. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
WOOLF, Virginia. “Uma Mulher no Espelho – Uma Reflexão”. In.: Contos de Assombro. São Paulo: Carambaia, 2019.

Referência cinematográfica:

​​​​​​​
MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO (STRANGER THAN A FICTION). Direção: Marc Forster, Produção: Lindsay Doran. Chicago: Columbia Pictures & Madate Pictures, 2006.

Bibliografia teórica:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática. 1984 [Série Princípios]
CANDIDO, Antonio, ROSENFELD, Anatol, PRADO, Décio de Almeida Prado & GOMES, Paulo Emílio Salles. A Personagem de Ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.
CRUZ, Talita Mochiute. A ficção australiana de J. M. Coetzee: o romance autorreflexivo contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/D.8.2015.tde-10092015-160114. Acesso em: 20 jun. 2021.
FORSTER, E.M. Aspectos do Romance. Tradução de Sergio Alcides. São Paulo: Globo, 2005.
ROSENFELD, Anatol. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009.
SZONDI, Peter. Ensaio sobre o trágico. Tradução de Pedro Sussekind. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

_______. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução de Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
TESTA, Enrico. Heróis e figurantes: o personagem no romance. Tradução de Patricia Peterle. São Paulo/Florianópolis: Rafael Copetti editor, 2019.
VASCONCELLOS, Cláudia Maria de. Samuel Beckett e seus duplos - espelhos, abismos e outras vertigens literárias. São Paulo: Iluminuras, 2017.
________________. Teatro Inferno: Samuel Beckett. São Paulo: Terracota, 2012.
WOOD, James. “Personagem”. Como funciona a ficção. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 93-124.