Programa

Ementa geral: Apresentar e discutir as apreensões do conteúdo arturiano (Matière de Bretagne e as narrativas inscritas nela, como Tristão e Isolda) ao longo do período medieval (Idade Média central e Baixa Idade Média) e também durante a contemporaneidade (séculos XX e XXI).

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi (DH/USP)

Profs. ministrantes:

Ana Carolina Pedroso Alteparmakian (USP)

Beatriz Breviglieri Oliveira (Universidade de Lisboa)

Isadora Cristine Martins (USP)

Luan Lucas Araújo Morais (UFF)

Matheus Campos (UFG)

Mauricio Albuquerque (UFPel)

Roberta Bentes (UFPR)

Aulas:

  1. PROSAS LATINAS NO SÉCULO XII: REINVENÇÕES DE ARTHUR NO IMAGINÁRIO POLÍTICO ANGLO-NORMANDO

Data: 12/04/2021

Profa. Isadora Martins (USP)

Ementa: À luz da conquista normanda da Inglaterra e da fusão dos dois territórios sob um mesmo corpo político no século XI, vamos observar as tensões decorridas desse novo arranjo e as fissuras culturais que emergem e se estendem até o século XII. Territórios distantes do centro, como Gales, estão sendo disputados em dinâmicas de conquista pelos monarcas plantagenetas.

Nesse contexto, estudaremos a emergência de cronistas latinos que se dedicam a resgatar e dar novos sentidos à figura de Arthur no século XII, coroando-o como um rei justo e gentil, e descrevendo amplamente seus sucessos bélicos. Projeções de Arthur em fontes como A História dos Reis da Bretanha, de Geoffrey de Monmouth, e a Instrução do Príncipe, de Geraldo de Gales, apresentam-no como um herói poderoso, fazendo coro ao receio que os monarcas anglo-normandos tinham em relação a sua figura, principalmente por conta de manifestações de messianismo régio.

Discutiremos o problema do messianismo medieval do ponto de vista teórico-conceitual e analisaremos a posição dos cronistas diante dessas manifestações, assim como os papéis que desempenham no campo político como atores que habitam as fronteiras do Império Angevino.

Referências

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2. A ASCENSÃO E QUEDA DE ARTHUR: O CICLO ARTURIANO GALÊS NOS TEXTOS DO MABINOGION

Data: 14/04/2021

Prof. Matheus Campos (UFG).

Ementa: Nesta seção, conheceremos dois textos arturianos galeses: Culhwch e Olwen e O Sonho de Rhonabwy. De autoria desconhecida, as obras foram coletadas de dois manuscritos galeses dos séculos XVI e XV e não há precisão quanto ao seu local e momento de produção. Culhwch e Olwen tem como foco o cumprimento de 40 tarefas impostas a Culhwch, como condição para seu casamento com Olwen. O jovem é primo de Arthur, imperador da Grã-Bretanha, que toma frente em algumas aventuras e que reúne diversos guerreiros na realização dos trabalhos. O Sonho de Rhonabwy oferece uma representação diferente: Arthur não é líder valoroso, não deseja entrar em combates, prefere jogos a enfrentar seus inimigos e desdenha dos homens que protegem a Ilha. Neste sentido, analisaremos os textos considerando o seu provável contexto de criação, dialogando com outras produções arturianas insulares. Também traçaremos comparações entre as obras, a fim de demonstrar diferentes percepções e mudanças nas representações de Arthur e sua corte. Por fim, pretendemos ressaltar como, em momentos diferentes, Arthur deixou de ser um grande guerreiro, passando a um monarca esvaziado de poder.

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3. RAMIFICAÇÕES DA MATIÈRE DE BRETAGNE: O CICLO DE TRISTÃO E ISOLDA NO CONTEXTO ANGEVINO

Data: 16/04/2021

Profa. Ana Carolina Pedroso Alteparmakian (USP)

Ementa: Nesta aula exploraremos, de maneira panorâmica, o desenvolvimento do ciclo de Tristão e Isolda - interligado à Matéria da Bretanha - no contexto angevino de Henrique II, Plantageneta, rei da Inglaterra (1154-1189). Para tal, trabalharemos o ciclo tristânico a partir de uma das versões pioneiras da legenda, a de Thomas da Inglaterra, produzida por volta de 1170, possivelmente na corte henriquina. Buscaremos abordar a apreensão da estoire de Tristão e Isolda a partir da elucidação de aspectos contextuais do período, os quais encontram no Roman de Tristan, de Thomas, um ponto de entrecruzamento: florescimento da poesia lírica em langue d’oc (o chamado fin’amor) e posterior desenvolvimento do roman em verso nas regiões ao norte da França, na langue d’oil (francês arcaico). Tais movimentos podem deter ligações com o panorama sociopolítico em curso durante o século XII; com a efervescência política e religiosa ocasionada pela Reforma Clerical dos séculos XI e XII, delinearam-se hipóteses, na academia, sobre as motivações que podem ter engendrado a apreensão de um material de resquícios folclóricos pagãos, como a narrativa tristânica.

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4. O CICLO TRISTANIANO ENTRE A PERIFERIA E O CENTRO DA LENDA ARTURIANA: CONTINUIDADES E RUPTURAS NOS ESPAÇOS CONTINENTAIS E INSULARES (SÉCULOS XII-XIII)

Data: 19/04/2021

Ministrante: Prof. Me. Luan Morais (UFF)

Ementa: O objetivo desta aula será discutir o ciclo tristaniano em suas manifestações continentais e insulares, abordando, sobretudo, a incorporação definitiva das narrativas tristanianas ao Ciclo de Artur no século XIII. Para tanto, iniciaremos o debate com a discussão acerca de uma das principais versões continentais da lenda, o poema de Béroul (c. 1160-1170), produzido na região norte da França, bem como suas correlações com substratos irlandeses que o permeiam. Ademais, buscaremos situar o contexto de produção e desenvolvimento do Tristão em prosa (século XIII) e sua interligação com as narrativas arturianas em um cenário de cristianização da Matéria da Bretanha e a busca por uma unidade narrativa acerca do Ciclo Arturiano.

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5. ECOS ARTURIANOS NA FIGURA DO REI RICARDO CORAÇÃO-DE-LEÃO (1157-1199)

Data: 23/04/2021

Ministrante: Profa. Ma. Roberta Bentes (UFPR)

Ementa: Nesta aula, teremos como prioridade apresentar a figura do rei inglês Ricardo Coração de Leão e como este bebeu da mitologia e lenda arturiana para a sua figura régia. Passando pelas fontes “Historia Regum Britanniae” de Geoffrey of Monmouth (1095-1155) de 1138, e o “Roman de Brut” ou “Geste des Bretons” de Wace (1110-1174) de 1155, teremos contato com Matéria da Bretanha. A presença de Arthur como personagem principal dessas narrativas, apresenta também o ideal de um rei guerreiro, largo, sábio e piedoso, características que eram procuradas e apresentadas a príncipes para o seu destino real. Nossa hipótese tem o amparo no conceito de cultura intermediária de Hilário Franco Júnior e na ideia de que Arthur conseguia atingir tanto as camadas populares como as nobres, encarnando uma figura messiânica régia na concepção de Christopher M. Berard.

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MENDES, Ana Luiza. O trovar coroado de Dom Dinis: modelo de racionalidade artística e identitária do trovadorismo galego-português. 216 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

PRADAS, Daude de. Les auzels cassadors, poème provençal de DAude de Pradas publié avec une introduction par Dr. Sachs. Bradenburg: Wiesite’sche Buchdruderei, 1865.

SANTANA, Eliane Veríssimo. Ca Insegna Quali Virtù Ei Príncipi Debbiano Avere”: A Contenção Régia Por Meio Das Virtudes No Tratado De Regimine Principum De Egídio Romano. 2013. 153 f.  Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

SAUL, Nigel. The three Richards. Richard I, Richard II and Richard III. London: Hambledon Continuum, 2006.

SIMS-WILLIAMS, Patrick. “The Early Welsh Arthurian Poems”. In: BROMWICH, Rachel; EVANS, D. Simon. Culhwch and Olwen: An Edition and Study of the Oldest Arthurian Tale. Cardiff: University of Wales Press, 1992.

TYSON, Diana B. Patronage of French Vernacular History Writers in the Twelfth and Thirteenth Centuries. Romania, n. 398, 1979. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/roma_0035-8029_1979_num_100_398_1971. Acesso em: 09/12/2020.

VARANDAS, Angélica. Mitos e Lendas: Celtas do País de Gales. Lisboa: Clássica Editora, 2012.

VINSAUF, Geoffrey de. Richard of Holy Trinity. Itinerary of Richard I and others to the Holy Land. Cambridge, Ontario: Publications Medieval Latin Series, 2001. Disponível em: http://www.yorku.ca/inpar/richard_of_holy_trinity.pdf. Acesso em 15/12/2020.

WEISS, Judith. “Arthur, emperros, and antichrists: the formation of the Arthurian biography”. In: MEECHAM-JONES, Simon; KENNEDY, Ruth (ed.). Writers of the reign of Henry II: twelve essays. New York: Palgrave Macmillam, 2006.

6. THOMAS MALORY, A LENDA ARTURIANA E O LONGO SÉCULO XV INGLÊS

Data: 28/04/2021

Ministrante: Profa. Ma. Beatriz Breviglieri Oliveira (Universidade de Lisboa)

Ementa: Nessa aula, exploraremos como eixo principal a representação do rei, as concepções de poder régio e virtudes pautadas nos ideais de cavalaria, tendo como base os estudos de Ernst Kantorowicz (1997) e John Watts (1996) e sua corte no século XV inglês a partir do imaginário arturiano e a contemporaneidade da obra de sir Thomas Malory, Le Morte d’Arthur, produzida no final do século durante o período conhecido dentro da historiografia como Guerras das Rosas. Sendo assim, também exploraremos como eixo secundário as questões e conflitos políticas, sociais e dinásticos presentes no “longo” século XV inglês, como apresentado por Rosemary Horrox (2003), a fim de entendermos a importância da figura monárquica e sua representação tanto na cultura e memória, como efetivamente no exercício político e diplomático do período.

Referências:

ARMSTRONG, Dorsey. Gender and the Chivalric Communities in Malory’s Morte d’Arthur. Gainesville: University of Florida Press, 2003.

BATT, Catherine. Malory's Morte d’Arthur. Remaking Arthurian Tradition. (The New Middle Ages Series). Londres: Palgrave, 2002.

CARLEY, James P. Arthur in English History. In: BARRON, W.R.J. (Ed.). The Arthur of the English. The Arthurian Legend in Medieval English Life and Literature. (Arthurian Literature in the Middle Ages II).Cardiff: University of Wales Press, 2001, pp. 55-57.

CROFTS, Thomas H. Malory's Contemporary Audience. The Social Reading of Romance in Late Medieval England. (Arthurian Studies LXVI). Cambridge: D.S. Brewer, 2006.

GRIFFITHS, Ralph A. King and Country. England and Wales in the Fifteenth Century. Londres: The Hambledon Press, 1991, pp. 1-53.

HIGHAM, N.J. King Arthur. Myth-Making and History. Londres: Routledge, 2002, pp. 233-235.

HORROX, Rosemary. ‘England: Kingship and the Political Community, 1377- c.1500’. In: RIGBY, S. H. (org.). A Companion to Britain in Later Middle Ages. Oxford: Blackwell Publishers, 2003, pp. 224-241.

JONES, Dan. The Hollow Crown. The Wars of the Roses and the Rise of the Tudors. Londres: Faber&Faber, 2015.

KANTOROWICZ, Ernst. The King’s Two Bodies. A Study in Medieval Political Theology. Princeton: Princeton University Press, 1997.

 

LE GOFF, Jacques. Heróis e Maravilhas da Idade Média. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

LYNCH, Andrew. Malory's Morte Darthur and History. In: FULTON, Helen. (Ed.). A Companion to Arthurian Literature. (Blackwell Companions to Literature and Culture). Oxford: Blackwell Publishing, 2009, pp. 287-311.

NALL, Catherine. Reading and War in Fifteenth Century England. From Lydgate to Malory. Cambridge: D.S. Brewer, 2012.

RIGBY, S. H. (org.). A Companion to Britain in Later Middle Ages. Oxford: Blackwell Publishers, 2003.

WATTS, John. Henry VI and the politics of Kingship. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

WINDEATT, Barry. The Fifteenth Century Arthur. In: ARCHIBALD, Elizabeth. PUTTER, Ad.(Ed.) The Cambridge Companion to the Arthurian Legend. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, pp. 84-102.

7.  “UMA VEZ REI, SEMPRE REI”: A RECEPÇÃO DO MITO ARTURIANO À LUZ DO NEOMEDIEVALISMO (1937 – 2017)

Data: 30/04/2021

Ministrante: Me. Mauricio Albuquerque (UFPel)

Ementa: Desde a década de 1930, com o surgimento da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, a matéria de Bretanha foi alvo de constantes revisitações e releituras. Nos quadrinhos, na literatura pulp, no cinema, nas radionovelas, na fantasia, nas séries de TV, no Heavy Metal, o mito arturiano garantiu sua sobrevivência nos séculos XX e XXI por meio de nova linguagens e representações, muitas delas que “refletem”  grande parte das tensões políticas, sociais e até historiográficas de suas respectivas épocas. Neste sentido, o encontro busca 1) traçar um panorama das principais produções midiáticas dos séculos XX e XXI que tratam do ciclo arturiano; 2) apresentar a noção de neomedievalismo – um instrumento teórico-metodológico importantíssimo para pensar a recepção do medievo nos dias atuais; e) tentar avaliar que (novos) significados são construídos para o mito arturiano a partir destas produções. Nosso estudo se centrará nas obras Prince Valiant (1937), de Hal Foster, Monty Python and the Holy Grail (1975), Camelot 3000 (1982), de Mike W. Barr e Brian Bolland, King Arthur (2004), de Antoine Fuqua, e King Arthur: The Legend of The Sword (2007), de Guy Ritchie.

Referências:

BISHOP, Chris. Medievalist Comics and the American Century. Jackson: University Press of Mississipi, 2016. BROWN, Harry. Baphomet Incorporated, a Case Study. IN: Studies in Medievalism

ECO, Umberto. Viagens na Irrealidade Cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.

FITZPATRICK, KellyAnn. Reproducing Neomedievalism. IN: Studies in Medievalism XX: Defining Neomedievalism(s) II. Suffolk, V. 20, N. 2, p. 11 – 20, 2011.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Baurú: EDUSC, 2001.

LE GOFF, Jacques. Heróis e Maravilhas da Idade Média. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

MACEDO, José Rivair. Cinema e Idade Média: Perspectivas de Abordagem. 166 In: MACEDO, José Rivair; MONGELLI, Lênia Márcia. A Idade Média no Cinema. São Paulo: Fapesp, 2009.

MARSHALL, David. Mass Market Medieval: Essays on the Middle Ages in Popular Culture. Jefferson: McFarland, 2007. MARSHALL, David. Neomedievalism, Identification and the Haze of Medievalisms. IN: Studies in Medievalis.

SELLING, Kim. “Fantastic Neomedievalism”: The Image of the Middle Ages in Popular Fantasy. IN: David Ketterer. Flashes of the Fantastic: Selected Essays From the War of the World Centennial, Nineteenth International Conference on the Fantastic in Arts. Wesport: Greenwood Publishing Group, 2004.

SILVA, Daniele Gallindo Gonçalves. Sobre "cavaleiras": a (re)criação do medievo em Cornelia Funke. Pandaemonium Germanicum. São Paulo, vol. 19, n. 29, pp.1 – 20, 2016.

VADILLO, Mónica Ann Walker. Comic Book Featuring in the Middle Ages. Itinéraires, 2010 -3/ 2010, p. 153 – 163.