Programa

Aula 1: Questões de forma e assunto no teatro engajado da Primeira República
(ministrante: Carlos Moacir Vedovato Junior)
Nesta aula, pretende-se apresentar um panorama de algumas realizações do teatro empenhado ao longo das décadas de 1920 e 1930 - particularmente as peças A Bandeira proletária (1922), de Marino Spagnolo, e Deus lhe pague (1932), de Joracy Camargo -, discutindo particularmente a questão da relação entre o assunto da luta de classes e a forma de aspiração dramática dessas obras. A partir das peças e de outros elementos, intenta-se a criação de uma ideia ampla da circulação do teatro à esquerda no período que antecede às produções dramatúrgicas de Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Aula 2: Projeto estético e projeto ideológico - consciência trágica do subdesenvolvimento
(ministrante: Prof. Dra. Ivone Daré Rabello)
Nesta aula será discutida a passagem do primeiro ao segundo modernismo, tendo como ponto de partida os ensaios de João Luiz Lafetá (1930: o modernismo e a crítica) e de Antonio Candido (“Literatura e subdesenvolvimento”) e os lugares ocupados por Mário de Andrade e Oswald de Andrade nesse percurso.
Leitura: “Literatura e subdesenvolvimento”, de Antonio Candido

Aula 3: O homem e o cavalo, de Oswald de Andrade
(ministrante: Carlos Moacir Vedovato Junior)
Nesta aula, pretende-se apresentar a peça O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, focalizando sua forma de composição em que se misturam, a partir de uma estrutura de estações, montagem Pau-Brasil de sua fase anterior e a peça de intervenção, mais afeita ao discurso do Partido Comunista Brasileiro. Intenta-se a discussão acerca das resoluções formais encontradas por Oswald para a realização de um teatro político.
Leitura: O homem e o cavalo, de Oswald de Andrade

Aula 4: Café, de Mário de Andrade
(ministrante: Carlos Moacir Vedovato Junior)
Nesta aula, pretende-se apresentar a peça Café (1943), de Mário de Andrade, focalizando as relações entre a cultura popular estudada pelo autor (sobretudo as danças dramáticas brasileiras) e o teatro político europeu (particularmente a dramaturgia do expressionista Ernst Toller). Intenta-se, como na aula anterior, uma discussão sobre as resoluções formais encontradas por Mário para a elaboração de sua ópera.
Leitura: Café, de Mário de Andrade

Bibliografia de apoio:

Aula 1:

CAFEZEIRO, Edwaldo. História do Teatro Brasileiro: um percurso de Anchieta a Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
BRAGA, Claudia. Em busca da brasilidade: teatro brasileiro na primeira república. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CAMARGO, Joracy. Deus lhe pague… Rio de Janeiro: Livraria Educadora, 1935.
COSTA, Iná Camargo. Sinta o Drama. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
____. Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
GARCIA, Silvana. O teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 1990.
FÓSCOLO, Avelino. Antologia do teatro anarquista. org. Maria Thereza Vargas. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MACHADO, Antônio de Alcântara. Palcos em foco: Críticas de espetáculo; ensaios sobre teatro (1923 - 1933). São Paulo: Edusp, 2009.
MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Global, 1997.
MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de teatro em São Paulo (1875 - 1974). São Paulo: SENAC, 2001.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2008.
____. HIstória concisa do teatro brasileiro. São Paulo: Edusp, 2008.
RIEGO, Christina Barros. Do futuro e da morte do teatro brasileiro: uma viagem pelas revistas literárias e culturais do período modernista (1922 - 1942). São Paulo: Hedra, 2010.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. trad. Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
TEATRO OPERÁRIO NA CIDADE DE SÃO PAULO. coord. Maria Thereza Vargas. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1980.

Aula 2:

CANDIDO, Antonio. “Literatura e subdesenvolvimento”. In. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

Aula 3:

ANDRADE, Oswald de. Obras completas VIII teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
____. O santeiro do mangue e outros poemas. São Paulo: Globo, 1991.
____. Obras completas VII Poesias reunidas. Rio de Janeiro: CIvilização Brasileira, 1971.
GARCIA, SIlvana. As trombetas de Jericó: Teatro das Vanguardas HIstóricas. São Paulo: Hucitec, 1997.
MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Um capítulo da história da modernidade estética: o debate sobre o expressionismo. São Paulo: Editora UNESP, 2016.
MAGALDI, Sábato. Teatro ruptura: Oswald de Andrade. São Paulo: Global, 2004.
SANTOS, Sérgio Rodrigues de Carvalho. O drama impossível, teatro modernistas de António Alcântara Machado, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Tese (doutorado), São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.
REED, John. 10 dias que abalaram o mundo. São Paulo: Global, 1978.
SCHWARZ, Roberto. “A carroça, o bonde e o poeta modernista” IN: Que horas são? São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
CARONE, Modesto. Metáfora e montagem (um estudo sobre a poesia de Georg Trakl). São Paulo: Perspectiva, 1974.

Aula 4:


ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas no Brasil (3t.). São Paulo: Martins, 1959.
______. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.
______. O banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
______. Vida do cantador. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica, 1993.
______. O turista aprendiz. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
______. O Baile das quatro artes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
COLI, Jorge. Música Final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística no Mundo Musical. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.
FILHO, Hermilo Borba. Apresentação do Bumba-meu-Boi. Recife: Imprensa Universitária, 1966.
____. Espetáculos populares do Nordeste. São Paulo: Buriti, 1966.
FREITAS, Philippe Curimbaba. Épica e engajamento na ópera Café, de Mário de Andrade. Tese (doutorado). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, 2019.
MERKEL, Ulrich. Teatro e política: poesias e peças do expressionismo alemão / Georg Heym, Ernst Toller, Georg Kaiser. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Instituto Cultural Brasil-Alemanha, 1983.
MENDES, Murilo. Poemas e Bumba-meu-poeta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
MEYER, Marlyse. Pirineus, caiçaras… da comedia dell’arte ao bumba-meu-boi. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.
TONI, Flávia. 'Café', uma ópera de Mário de Andrade: estudo e edição anotada. Tese de livre-docência. São Paulo: USP, 2004.
WISNIK, José Miguel. Dança dramática (poesia / música brasileira). Tese (doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1980.