Programa -

1. Nelson Rodrigues “machista”?: discursos rodriguianos sobre o feminismo e o feminino
2. O desejo feminino como ameaça: A mulher sem pecado (1941) e Toda nudez será castigada (1965)
3. Nem Evas, nem Marias: Dorotéia (1949), Bonitinha, mas ordinária (1962) e Vestido de noiva (1943)
4. Meninas adultizadas e senhoras infantilizadas: Valsa nº. 6 (1951), Perdoa-me por me traíres (1957) e Os sete gatinhos (1958)
5. Amor e ódio entre as mulheres da família: Senhora dos afogados (1947) e A serpente (1978)
6. O enigma da insatisfação feminina: A falecida (1953) e Viúva, porém honesta (1957)

BIBLIOGRAFIA

Obras de Nelson Rodrigues:
RODRIGUES, Nelson. “A mulher sem pecado: drama em três atos” (1941). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 41-103.
. “Vestido de noiva: tragédia em três atos” (1943). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 105- 167.
. “Senhora dos afogados: tragédia em três atos” (1947). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 2 – Peças míticas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 255- 332.
. “Doroteia: farsa irresponsável em três atos” (1949). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 2 – Peças míticas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 193- 253.
. “Valsa nº. 6: peça em dois atos” (1951). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 169- 214.
. “A falecida: tragédia carioca em três atos” (1953). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 3 – Tragédias cariocas I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. p. 51-119.
. “Perdoa-me por me traíres: tragédia de costumes em três atos” (1957). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 3 – Tragédias cariocas I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 121-180.
. “Viúva, porém honesta: farsa irresponsável em três atos” (1957). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 215-269.
. “Os sete gatinhos: divina comédia em três atos e quatro quadros” (1958). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 3 – Tragédias cariocas I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 181-253.
. “Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária: peça em três atos” (1962). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 4 – Tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 243-326.
. “Toda nudez será castigada: obsessão em três atos” (1965). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 4 – Tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 155-242.
. “A serpente: peça em um ato” (1978). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 4 – Tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 53-86.

Outras fontes:
BASSANEZI, Carla. “Mulheres dos anos dourados”. Mary Del Priore (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: UNESP/Contexto, 2004. p. 607-640.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.
CARNEIRO, Maria José. “A desagradável família de Nelson Rodrigues”. Uma nova família?: o moderno e o arcaico na família de classe média brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DUARTE, Constância Lima. “Feminismo e literatura no Brasil”. Revista Estudos avançados, USP, n. 17, v. 49. São Paulo, 2003. p. 151-172.
FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
. “Nelson Rodrigues e o feminismo”. Nelson Rodrigues: Literatura, Sociedade e Política. I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – PPGL / UTFPR. Campus Pato Branco, 27 a 29/11/17.
FISCHER, Luís Augusto. Inteligência com dor: Nelson Rodrigues ensaísta. Porto Alegre: Arquipélago, 2009.
FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1972.
GUIDARINI, Mario. Nelson Rodrigues: flor de obsessão. Florianópolis, Ed. UFSC, 1990.
LACAN, Jaques (1949). Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
MAGALDI, Sábato. Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global Editora, 2004.
. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1992.
. “Introdução”. Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 7-39.
PASSOS, Cleusa Rios Pinheiro. “Esse tal Lacan (Leitura de Doroteia, de Nelson Rodrigues)”. Revista USP, n. 42. São Paulo, 1999. p. 131-141.
PEREIRA, Victor Hugo Adler. Nelson Rodrigues, o freudismo e o carnaval nos teatros modernos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
. Nelson Rodrigues e a obs-cena contemporânea. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 1999.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. “A fala esvaziada em Nelson Rodrigues”. Cleusa Rios Pinheiro PASSOS & Yudith ROSENBAUM (Org.). Escritas do desejo: crítica literária e psicanálise. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011. p. 161-176.
RAGO, Margareth. “Trabalho feminino e sexualidade”. Mary Del Priore (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: UNESP/Contexto, 2004. p. 578-606.
SALOMÃO, Irã. Nelson: feminino e masculino. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.​​​​​​​