Programa

1. Aspectos metodológicos do ensino de literatura.
2. Contextualizando: Jorge Amado e o Romance de 30.
3. Percepção do mundo na sala de aula: a dimensão histórico-social de “Capitães da Areia”.
4. “Capitães da Areia”: romance, filme e estratégias de ensino.

Referências bibliográficas

AGUIAR, Josélia. Jorge Amado – Uma Biografia. São Paulo: Editora Todavia, 2018.
AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA Vanderléia da Silva (orgs.). Literatura na escola: contextos e práticas em sala de aula. Campinas: Editora Pontes, 2018.
CANDIDO, Antonio; CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira: Modernismo – História e Antologia. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2006.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula – Caderno de análise literária. São Paulo. Editora Ática, 1984.
CEREJA, Willian Roberto. Ensino de literatura – Uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual Editora, 2005.
DALVI, Maria Amélia; JOVER-FALEIROS, Rita; REZENDE, Neide Luzia (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
DURÃO, Fábio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura – Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MOISÉS, Massaud. A criação literária. São Paulo: EDUSP, 1975.
_______________. História da literatura brasileira – Volume III: Desvairismo e Tendências contemporâneas. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.
RALLO, Élisabeth Ravoux. Métodos de crítica literária. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.