Programa

Conteúdo Programático:
1. Apresentação do curso:
1.1 Espírito crítico e formação em humanidades;
1.2 Espírito crítico e argumentação.
2. O fichamento de estrutura expositiva:
2.1 Fichamento expresso;
2.2 Fichamento detalhado;
2.3 Fichamento sintético.
3. Conclusão

Método:
Aulas expositivas, realização de fichamentos, discussões sobre as atividades.

Calendário do curso:

Aula 1
13/04 - Apresentação do curso; o papel formativo da leitura.
Apresentar o programa do curso;

Aula 2
15/04 Fichamento de estrutura expositiva; fichamento expresso.
Apresentar o fichamento de estrutura expositiva e seu primeiro momento: o fichamento expresso.

Aula 3
20/04 Fichamento expresso.
Discutir a atividade de fichamento expresso proposta.

Aula 4
22/04 Fichamento detalhado e fichamento sintético.
Apresentar o segundo e terceiro momentos do modelo de fichamento proposto: os fichamentos detalhado e sintético.

Aula 5
27/04 Fichamento detalhado e fichamento sintético.
Discutir a atividade de fichamento detalhado e sintético proposta.

Aula 6
29/04 Conclusão.
Retomar sinteticamente o percurso realizado; concluir a reflexão sobre o papel formativo da escrita; sanar dúvidas que tenham restado.

Bibliografia:

DE MARCO, Valéria; SACRINI, Marcus. Breves considerações sobre o curso “Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas em Humanidades”. Revista de Graduação USP, 1(1), 91-94.
DE MARCO, Valéria; SACRINI, Marcus. Reflexões sobre o aprendizado formal em Humanidades com base no projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas”. Estudos Avançados, 32(93), 43-62.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento. In: MARÇAL, Jairo (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED – PR. 2009.
SACRINI, Marcus. Introdução à Análise Argumentativa. São Paulo: Paulus. 2016.
SACRINI, Marcus. Leitura e Escrita de Textos Argumentativos. São Paulo: Edusp. 2019.