Programa

Módulo 1 - O Raciocínio Geográfico na histórica da Geografia Escolar (4 horas)
Neste módulo, discutiremos como o raciocínio geográfico foi abordado na história da Geografia Escolar. Para tanto, analisaremos o processo de constituição da disciplina de geografia na educação básica no Brasil, compreendendo as diferentes etapas deste processo. Além disso, interessa-nos discutir as diferentes concepções teórico-metodológicas desenvolvidas na interface entre Geografia Escolar e Acadêmica e seus desdobramentos sobre as abordagens acerca do raciocínio geográfico. Como último momento do módulo, problematizaremos como tal conceito aparece nas atuais reformas curriculares brasileiras, com especial destaque para o preconizado na Base Nacional Comum Curricular.

Módulo 2 - Aprendizagem, uma abordagem histórico-cultural (4 horas)
Neste módulo, discutiremos o conceito ensino-aprendizagem-desenvolvimento com base na psicologia histórico-cultural, perscrutando uma didática da Geografia com base na pedagogia histórico-crítica. Partimos da relação entre Cartografia e Geografia de modo que as representações espaciais sejam compreendidas como linguagens a serem problematizadas e meios para a comunicação de informações espaciais para análise geográfica. Discutiremos a aprendizagem como um processo de formação de conceitos científicos e de mobilização das funções psíquicas superiores (pensamento, memória, percepção e atenção). Como último momento do módulo, será possível problematizar as pedagogias do “aprender a aprender” e a relação entre ensino-aprendizagem-desenvolvimento, no sentido de que os participantes compreendam que a produção do conhecimento se realiza em condição objetiva e histórica do ser social, portanto de caráter ontológico.

Módulo 3 - Dimensões da prática docente (avaliação e perspectivas) (4 horas)
Neste último módulo, desenvolveremos processo de avaliação compartilhada entre os participantes do grupo, com o intuito de compreender como, a partir do cotidiano escolar, pensam e constroem processos de ensino-aprendizagem que articulam o ensino de geografia e raciocínio geográfico. Neste processo, os participantes apresentarão suas reflexões e produções didáticas (projetos didáticos, plano de aula, entre outros.) Além disso, este módulo terá fundamental importância para a organização do próximo oferecimento do curso, em seu formato ampliado, previsto para o segundo semestre de 2021.​​​​​​​