Programa

AULA 1 - Introdução à análise fílmica aplicada ao documentário
O que é a análise fílmica? Na primeira aula, faremos uma sistematização dos princípios da análise fílmica aplicada ao documentário, procurando esboçar um método para sua realização. Também traremos elementos para compreender a análise formal e a relação obra-sociedade.
Filme: Viramundo (Geraldo Sarno - 1965 - 37 min.)
Texto principal:
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Introdução. In: ____________. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994, p. 9-20.

AULA 2 - Teorias sobre documentário
As discussões acerca das diferenças entre ficção e documentário são uma constante no audiovisual. Nesta aula, a proposta é refletir sobre as especificidades da linguagem documental a partir das teorias próprias a esse segmento, utilizando exemplos da cinematografia nacional.
Filme: Jogo de Cena (Eduardo Coutinho - 2007 - 105 min.)
Texto principal:
CAIXEITA, Rubens; GUIMARÃES, César. Pela distinção entre ficção e documentário, provisoriamente. In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

AULA 3 - Uma trajetória do documentário no Brasil
Quais são os clássicos do documentário brasileiro? Por que são escolhidos e quem os escolhe? Aqui, nossa proposta é traçar uma breve trajetória do documentário no Brasil, relacionando filmes clássicos e esquecidos à historiografia do cinema e suas grandes interpretações.
Filme: Ôri (Raquel Gerber - 1989 - 100 min.)
Texto principal:
​​​​​​​LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.

BIBLIOGRAFIA
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BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
MIGLIORIN, Cezar. Ensaios no real. Rio de Janeiro: Becos do Azougue, 2010.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2016.
RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc, 2018. [2 volumes]
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2013.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec, 2015.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.

FILMOGRAFIA COMPLEMENTAR
A Entrevista (Helena Solberg - 1966 - 20 min)
A opinião pública (Arnaldo Jabor - 1967 - 71 min)
Cabra Marcado Para Morrer (Eduardo Coutinho - 1984 - 119 min)
Filhas de Lavadeira (Edileuza Penha de Souza - 2019 - 22 min)
Helena (Petra Costa - 2012 - 90 min)
Maioria Absoluta (Leon Hirszman - 1964 - 18 min)
O caso do homem errado (Camila de Moraes - 2017 - 77 min)
Passe Livre (Oswaldo Cadeira - 1974 - 73 min)
Subterrâneos do Futebol (Maurice Capovilla - 1965 - 32 min)
Vila Boa de Goyaz (Vladimir Carvalho - 1974 - 19 min)