Programa

Objetivo
Desenvolver habilidades comunicativas de produção de textos por meio dos gêneros textuais acadêmicos orais e escritos mais necessários para participar e atuar em contextos de mobilidade acadêmica internacional em língua inglesa a nível de graduação (entrevista de seleção, carta de apresentação, relatório semanal da pesquisa, apresentação oral e abstract) possibilitando a aquisição das estruturas linguísticas, discursivas e lexicais dos gêneros.

Programa
Para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de produção de textos orais e escritos, trabalharemos com atividades de compreensão e produção de textos observando:
- Contextos de produção e circulação dos gêneros: finalidade e usos dos gêneros relevantes para a mobilidade acadêmica internacional em língua inglesa;
- Infraestrutura geral dos textos;
- Coerência temática: elementos de conexão e de coesão nominal e verbal nos textos (mecanismos de textualização);
- Coerência pragmática: função, marcação e inserção de vozes e modalizações e;
- Revisão de aspectos linguísticos.

Público-alvo
Estudantes de graduação do Instituto Federal do Maranhão (público externo da USP) interessados em participar de mobilidade acadêmica internacional em língua inglesa.

Pré-requisito
O estudante deverá:
- Possuir nível intermediário de inglês equivalente ao nível B1 de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – QCER;
- Estar vinculado a um curso de graduação em qualquer área e;
- Ter disponibilidade de recursos e de acesso (como computador/smartphone com acesso à internet) durante o período de realização do curso.
Após inscrição no sistema Apolo, deverá enviar para: maycon.wernz@usp.br
1) Currículo Lattes e Histórico Escolar (contendo o coeficiente de rendimento acadêmico) atualizados;
2) Carta de apresentação do candidato em língua inglesa para participar do curso, observando que será realizado o processo de seleção dos inscritos e;
3) Documento que comprove possuir nível intermediário de inglês equivalente ao nível B1 de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – QCER, comprovado por uma das duas formas:
a) Certificado de Curso de Inglês do nível básico ou;
b) Teste de Proficiência com a seguinte faixa: TOEIC Bridge (Listening + Reading acima de 169), TOEIC Listening and Reading (550 ou mais), TOEIC Speaking and Writing (240 ou mais), IELTS (mínimo 5.0 ou mais), TOEFL iBT (acima de 41), TOEFL ITP (acima de 459) ou Cambridge PET pass.

Carga horária
45 horas
Máximo de 20 inscritos
Mínimo de 04 inscritos
Certificado/critério de aprovação: Mínimo de 75% de frequência e nota 7,0. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail: agenda@usp.br.

Ministrante: Maycon Cesar Pereira Wernz

BIBLIOGRAFIA GERAL
GERE, A. R (Ed.). Developing Writers in Higher Education - A Longitudinal Study. E-book, Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2019.

BROOK-HART, G.; JAKEMAN, V. Complete IELTS bands 6.5 – 7.5: student’s book without answers. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2013

BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (Orgs.) Genre in a changing world. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse; West Lafayette, Indiana: Parlor Press, 2009.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. 2.ed. São Paulo: EDUC, 1999 [2012].

FERREIRA, M. M.; STELLA, V. C. R. (Orgs.). Redação Acadêmica. Múltiplos olhares para o ensino da escrita em português e em línguas estrangeiras. 1. ed. São Paulo: FFLCH/Humanitas, 2018.

LOUSADA, E. G.; SILVA, E. C.; DIAS, A. P. S. O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência. Linha D’Água, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 161-188, 2020.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

HEWINGS, M. Advanced grammar in use: a self-study reference and practice book for advanced learners of English. 3.ed. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2013.

MURPHY, R. English grammar in use: a self-study reference and practice book for elementary students of English. 4.ed. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2012.

SWALES, J. M. Occluded genres in the academy: the case of submission letter. In: VENTOLA, E.; MAURANEN, A. (Orgs.). Academic writing: intercultural and textual issues. Amsterdam: John Benjamins, 1996.