Programa

Encontro 1 – 08 de maio
Contos crespos, de Cuti. A leitura das narrativas elencadas do livro Contos crespos, de Cuti, pretende apontar para tensões cotidianas das nossas relações raciais, e, a partir de uma perspectiva negra, apontar para o autoengano da democracia racial.
Ministrante: Emily Cristina dos Ouros

Encontro 2 – 22 de maio
Fronteira: espaço para efabulação em Cronicando, de Mia Couto. Orientadas pela leitura de crônicas escolhidas do livro Cronicando, de Mia Couto,  convidamos para uma conversa acerca da realidade social, política e cultural moçambicana e suas relações com o Brasil.  
Ministrante: Maria Paula de Jesus Correia
 
Encontro 3 – 12 de junho
Poesia como “abrigo e matilha”: Um buraco com meu nome, de Jarid Arraes Propomos a leitura de poemas selecionados do livro Um buraco com meu nome, de Jarid Arraes. Enfocaremos a construção das temáticas do livro, os recursos estilísticos mobilizados e a enunciação de um eu-lírico negro. 
Ministrante: Nara Lasevicius Carreira

Encontro 4 – 26 de junho: A poesia combativa de Noémia de Sousa
A partir da leitura de poemas do livro Sangue negro, de Noémia de Sousa, propomos uma reflexão sobre as relações entre a poesia moçambicana e a situação histórico-social de Moçambique no período de colonialismo português.
Ministrante: Juliana Kohari da Silva

Encontro 5 – 03 de julho
Mayombe: as muitas vozes de Angola. A leitura do romance do autor angolano Pepetela procurará refletir sobre os limites da ficção e da história. A construção da nação e as contradições da luta revolucionária.
Ministrante: Rosangela Sarteschi

Metodologias (Estratégias) de desenvolvimento do Curso
Em cada encontro, faremos leitura compartilhada de uma obra literária [romance, contos, crônicas e poemas], procurando, a partir de seus procedimentos literários, analisá-la e interpretá-la em suas relações contextuais. Para isso é obrigatória a leitura prévia dos textos indicados. As conversas sobre literaturas de língua portuguesa serão realizadas a partir de uma seleção de romances, contos, crônicas e poemas de modo que todas e todos possam apresentar impressões, descobertas e dúvidas que serão compartilhadas. No momento de cada reunião, serão propostas leituras coletivas seguidas de debate sobre os procedimentos literários e sobre as relações texto/contexto possíveis de serem apreendidas.

Forma de acompanhamento e avaliação dos participantes e do curso
A cada aula será solicitado uma ficha de leitura, a ser disponibilizada aos cursistas posteriormente, a respeito da obra para o acompanhamento da leitura compartilhada. Cada ficha de leitura deverá ser entregue até a o dia anterior a cada encontro.

Bibliografia

Literários:
ARRAES, Jarid. Um burraco com o meu nome. São Paulo: Ferina, 2018.
COUTO, Mia. Cronicando. Lisboa: Caminho, 1991.
CUTI. Contos crespos. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2008.
PEPETELA. Mayombe. São Paulo: Ática, 1982.
SOUSA, Noémia de. Sangue negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.

Teóricos:
ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo” In: Notas
de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003.
ADORNO, Theodor W. “Lírica e Sociedade” In: Benjamin, Walter et alii. Textos
escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983, (Os pensadores)
ARRIGUCCI, Davi. Fragmento sobre a crônica. In: Enigma e comentário. São Paulo:
Companhia das letras, 1987, p. 51-66.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977.
BROOKSHAW, David. Raça e cor na literatura brasileira. Porto Alegre: Editora
Mercado Aberto, 1983.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul,
2008.
CANDIDO, Antonio. “A literatura e a formação do homem” In: Textos de Intervenção.
São Paulo: Duas Cidades/Editora 34. Coleção Espírito Crítico (seleção,
apresentações e notas de Vinícius Dantas), 2002, p. 77-92.
CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tânia. Mia Couto: um convite à
diferença. São Paulo: Humanitas, 2013.
CORTÁZAR, Júlio, Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010. Coleção
Consciência em Debate (coordenada por Vera Lúcia Benedito). Edição para e-book.
DUARTE, Eduardo de Assis. “Por um conceito de Literatura Afro-brasileira”. In:
DUARTE, Eduardo de Assis & FONSECA, Maria Nazareth Soares (org) Literatura e
afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora da UFMG,
2011, vol. 4.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira.
Salvador: EDUFBA, 2008.
FONSECA, Maria Nazareth Soares e CURY. Maria Zilda Ferreira. Mia Couto:
espaços ficcionais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GOMES, Nilma Lino. “Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre
relações raciais no Brasil: uma breve discussão” In: BRASIL. Educação anti-racista:
caminhos abertos pela Lei Federal no. 10639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005 
(Coleção Educação para todos n. 2).
HEDGES, David (coord.). A História de Moçambique, 1885-1930. In: História de
Moçambique, v. II: Moçambique no auge do colonialismo, 1930-1961. 2 ed. Maputo:
Livraria Universitária – Universidade Eduardo Mondlane, 1999, p. 1-34.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de Bhuvi
Libanio. São Paulo: Elefante, 2020. 
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. Rio de
Janeiro: Cobogó, 2019. 
LEITE, Ana Mafalda. Voz, origem, corpo, narração – poesia de Noémia de Sousa.
In: Oralidades & escritas nas literaturas africanas. Lisboa: Edições Colibri, 1998, p.
101-110.
NOA, Francisco. Arte, estética e ética: a possibilidade de existir. In: Perto do
fragmento, a totalidade: Olhares sobre a literatura e o mundo. São Paulo: Kapulana,
2015, p. 65-75.
NOA, Francisco. “Literatura colonial em Moçambique: o paradigma submerso”. In:
Revista Via Atlântica, São Paulo: DLCV/USP, (3): 58-68, dez. 1999.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da. A descoberta do insólito: literatura negra e
literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.