Programa

Dia 1 (17/08) – Introdução


Parte 1 – Contextualização

​​​​​​​Conteúdo: Pretendemos situar o recorte do curso apresentando o contexto de avanço da urbanização e constituição da casa burguesa unifamiliar, quando são conformadas as identidades femininas e masculinas em um par de oposição e, ao mesmo tempo, complementaridade. A separação das esferas passa a associar a mulher ao espaço doméstico e a torna responsável pelo gerenciamento do lar, da família e de seus empregados - atribuições vistas como naturais - ao passo que o marido se torna cada vez mais o responsável pelo trabalho produtivo e associado ao espaço externo da casa.

Parte 2 – Introdução à cultura material

Conteúdo: Nesta aula, buscaremos apresentar o objeto como documento dentro de uma perspectiva histórica ao demonstrar que, para além de suas preocupações funcionais e semióticas, é nas interações com os humanos que eles são capazes de agir, produzir efeitos, ou seja, ser constituintes ativos das próprias relações sociais em que estão inseridos. Portanto, ao tratarmos dos circuitos de produção, circulação e consumo de um dado artefato será possível compreendê-lo como produto e vetor das relações sociais. A partir desta perspectiva pretendemos ampliar o escopo para o estudo da materialidade a partir dos diferentes suportes documentais (tridimensionais, iconográficos e textuais) a serem abordados ao longo do curso.

Dia 2 (19/08) – Fontes I


Parte 1 – Artefatos

Conteúdo: Nesta aula, trataremos do artefato como documento, ou seja, como suporte de informações de natureza material e aquelas a eles atribuídos no âmbito das relações sociais. Para isso, apontaremos algumas possibilidades de análise a partir das suas características físico-químicas, exploradas principalmente pela arqueologia. Também será abordada a formação de coleções museológicas e as potencialidades do seu estudo para o pesquisador que deseja entender a respeito dos sentidos atribuídos aos artefatos também no processo de musealização.


Parte 2 – Anúncios publicitários e catálogos

Conteúdo: Nesta segunda parte da aula, serão abordados os catálogos de estabelecimentos comerciais e, sobretudo, os anúncios publicitários como fontes históricas. Apresentaremos as informações que elas podem fornecer sobre os circuitos de produção e circulação do artefato doméstico. Também nos atentaremos para a análise das imagens publicitárias em articulação com os textos.

Dia 3 (23/08) – Fontes II


Parte 1 – Cadernos de receita, livros de receita e receituários corporativos

​​​​​​​Conteúdo: Nesta aula, apresentaremos o papel da mulher no cotidiano das escolhas alimentares e as diferentes possibilidades analíticas extraídas dos cadernos de receitas, livros de receitas e receituários corporativos. Para além da capacidade dessas fontes em fornecer dados acerca da manifestação da subjetividade feminina e da influência da indústria alimentícia e de eletrodomésticos na construção dos cardápios e hábitos alimentares, demonstraremos como ler, selecionar e sistematizar as informações para a pesquisa histórica.


Parte 2 – Manuais de instrução e manuais domésticos

Conteúdo: Nesta aula trataremos de textos prescritivos em dois tipos diferentes de documentos: manuais de instrução de eletrodomésticos e manuais domésticos. A partir das instruções de uso dos objetos será possível estudar a interação entre corpos e artefatos no espaço doméstico, as possíveis resistências e adaptações que teriam ocorrido no seu uso efetivo. Os aspectos técnicos e materiais também serão explorados nestas fontes para entender a presença dos objetos no cotidiano da casa e os sentidos e valores atribuídos a eles.

Dia 4 (26/08) – Estudos de caso


Parte 1 – Máquina de costura

Conteúdo: Nesta aula, aplicaremos os conhecimentos desenvolvidos nas aulas anteriores para o estudo de uma máquina de costura.


Parte 2 – Chocadeira

Conteúdo: Nesta aula, aplicaremos os conhecimentos desenvolvidos nas aulas anteriores para o estudo de uma chocadeira.


Parte 3 – Finalização

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Conteúdo: Período reservado para dúvidas e sugestões sobre o curso.

Bibliografia
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