Programa

Programa completo:

Aula 1: Completude (aparente) do Presente: o drama
Esta aula tem por objetivo introduzir o conceito do gênero dramático (Aristóteles), abordando os pontos-chave para entendimento do que consiste o “drama” (aqui também serão abordadas outras acepções comuns dessa palavra), bem como a introdução à teoria dos gêneros (Rosenfeld). Como essas mesmas ideias foram retomadas no século XVII e XVIII nas tragédias clássicas (a partir de Raymond Williams). O sujeito da ação no drama puro e a constituição incompleta do sujeito brasileiro. Pontos de interesse para o entendimento da prática de escrita: Começo, meio e fim. Diálogo. Personagem. Ação, lugar, tempo. Curva dramática. Estase e intrusão (Peter Szondi; David Ball). Exercício de cena dramática.

Aula 2: Rupturas e Atualização – épico
Esta aula tem por objetivo abordar o gênero épico, ou seja, a forma narrativa. Formas populares da Idade Média (carnaval, mascaradas, desfiles, entre outras): formas teatrais não-dramáticas e seus usos. A retomada das ferramentas epicizantes no século início do século XX (Piscator, Brecht). Usos e efeitos resultantes dos expedientes épicos na escrita teatral. Quem é que narra? O que se narra? Para quem? Pontos de interesse para prática de escrita: Narração. Quebras da lógica ficcional dialógica. Deslinearização do enredo. Criação de tensão. Montagem/Colagem. Exercício de cena narrativa.

Aula 3: Instante Eternizado – Lírico/Fluxo de pensamento/inconsciente
Esta aula tem como objetivo apresentar o gênero lírico e seus traços fundamentais (Rosenfeld). Aproximação da subjetividade lírica como expedientes da formalização de uma fragmentada visão de mundo. Lírico como efeito de distanciamento da própria linguagem. Aproximação entre lírico e épico, já desde o início do século XX (Tennessee Williams, por exemplo) e que ecoa fortemente na dramaturgia contemporânea. Crise da linguagem (Ryngaert). Pontos de interesse para a prática de escrita: Fragmentação de vozes. Musicalidade e ritmo das palavras. Repetição. Interiorização. Suspensão de tempo e espaço. Exercício de cena com aspectos líricos.

Aulas 4 e 5: Hibridização de gêneros
Estas aulas aprofundam a questão de hibridização dos três gêneros apresentados nas aulas anteriores com base teórica em Peter Szondi e Jean Pierre Ryngaert. A partir da leitura de trechos de peças selecionadas, também será discutida a formalização de fatos históricos na dramaturgia. Exercício de escrita com base em notícias reais trazidas pelos participantes a ser retrabalhado para o último encontro, concatenando os pontos abordados durante o curso.

Aula 6: Finalização
Nesse último encontro, serão resumidos os principais pontos e procedimentos observados ao longo do curso. Leitura coletiva dos textos produzidos pelos participantes.


REFERÊNCIAS
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. 2. ed. Imprensa Nacional –. Casa da Moeda. 1990. Série Universitária. Clássicos de Filosofia.
BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BOAL, Augusto. “O sistema trágico coercitivo de Aristóteles”. In: Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, p. 27-71.
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem, In: O discurso e a cidade. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1993.
CANDIDO, Antonio. A Educação pela Noite. São Paulo: Ática, 1989.
COSTA, Iná Camargo. “Brecht no cativeiro das forças produtivas”. In: Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética. São Paulo: Nankin e Expressão Popular, 2012, p. 137-152.
FRIEDMAN, N. O PONTO DE VISTA NA FICÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DE UM CONCEITO CRÍTICO. Revista USP, [S. l.], n. 53, p. 166-182, 2002. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i53p166-182. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33195. Acesso em: 16 jun. 2021.
MAMET, David. Três usos da faca. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001.
ROSENFELD, A. O teatro épico. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2019.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. [1880-1950]. Tradução Raquel Imanishi. apresentação José Antonio Pasta.Texto complementar: Anatol Rosenfeld. São Paulo: Cosac Naify 2013.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês [séc. XVIII]. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
SALOMÃO, Marici. Sala de trabalho: A experiência do Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council. São Paulo: SESI, 2018.
WILLIAMS, R. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
WILLIAMS, Raymond. Keywords: a vocabulary of culture and society. London: Fontana press, 1988. (1976)

Peças com leitura recomendada, entre outras a serem lidas durante o curso:
 

Pré-1900
Édipo Rei - Sófocles
Hamlet - William Shakespeare
O Mercador de Londres - George Lillo

Século XX - primeira metade:
O Sonho - August Strindberg
A Decisão - Bertolt Brecht
Não sobre rouxinóis - Tennessee Williams

Século XX - segunda metade
Esperando Godot - Samuel Beckett
A Moratória - Jorge Andrade
Heiner Müller - Hamlet-máquina
Sarah Kane - Blasted

Século XXI
Yussef El Guindi - Back of the throat
Eletronic City - Falk Richter
A Vida na Praça Roosevelt. - Dea Loher
Grace Passô - Vaga Carne