Programa

Encontro 1: Ser professor em contexto pandêmico

AGAMBEN, G. “Réquiem para os estudantes”. Instituto Humanitas UNISINOS. Disponível em:
<http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/599292-requiem-para-os-estudante…;. Acesso em: 14 jun. 2021.
BONDÍA, J. L. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista
Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
ROSA, A. A. [et al]. “A escola é sociabilidade. Não se substitui com um monitor e um tablet”. Instituto Humanitas UNISINOS. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/599090-a-escola-e-sociabilidade-…;. Acesso em: 14 jun. 2021.

Encontro 2: Por que, para que, para quem e como ensinar literatura?

BELLEI, S. L. P. A literatura, hoje: crônica de uma morte anunciada. Gragoatá, Niterói, n. 23, p. 111-134, 2007.
BENTO, C. A. Paradoxos do ensino da literatura. Gragoatá, Niterói, n. 37, p. 268-276, 2014.
BOSI, A. Narrativa e resistência. Itinerários, Araraquara, n. 10, p. 11-27, 1996.
CANDIDO, A. Literatura e subdesenvolvimento. IN: A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática,
1989, p. 140-162.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
DALVI, M. A. [et al.] (orgs.). Literatura e educação: história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.
PERRONE-MOISÉS, L. “PARTE I – Mutações literárias e culturais”. IN: Mutações da literatura no século XXI.
São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 15-82.
SARTRE, J.-P. Que é a literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.