Programa

Programa do curso: calendários e bibliografias 
Aula 1. 16/08/2021. 
Tema: A geografia brasileira dos anos de 1990: a emergência e avanço da discussão do cotidiano
Síntese da aula: Os estudos da obra de Henri Lefebvre potencializaram o avanço da discussão do cotidiano na geografia brasileira. Simultaneamente, no contexto da educação, o cotidiano emergia nas investigações de ensino de geografia, uma vez que ganhava força a produção do conhecimento geográfico a partir da vivência dos alunos. 

Bibliografia básica:
1. MOREIRA, R. As tendências da geografia universitária e da geografia escolar. In: MOREIRA, R. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014 [1987]. p. 151-160.
2. CARLOS, A. F. A. A "Geografia Urbana" como disciplina: uma abordagem possível. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume Especial 30 Anos (2012), p. 92-111. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/53844&gt;.
3. ALVES, G. da A. Cidade, cotidiano e TV. In: CARLOS, A. F. A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 134-144. 
Bibliografia complementar:
CARLOS, A. F. A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 1999.
PONTUSCHKA, N. Geografia na sala de aula. GEOUSP: espaço e tempo (Online), São Paulo, n. 6, 117-125, 24 de Agosto de 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123369&gt;.

Aula 2. 18/08/2021
Tema: A multiplicidade teórico-metodológica do cotidiano na geografia brasileira Síntese da aula: Apensar de avançarmos consideravelmente o debate do cotidiano na geografia brasileira, sua composição teórica-conceitual do mesmo demonstra uma multiplicidade teórica-metodológica quando trabalhado nas dimensões teóricas e práticas da geografia.

Bibliografia básica:
CAVALCANTI, L. de S. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano Geografia (Online), Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337148745002&gt;.
ARAUJO, M. R. de. A composição teórico-conceitual do cotidiano nos PCNs e BNCC de Geografia: da palavra ao conceito geográfico. Boletim Paulista de Geografia, nº 103, jan.-jun. 2020 Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/v…;. Acesso em: 28 mar. 2021.

Bibliografia complementar:
CAVALCANTI, L. de S. A Geografia Escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008a.
DAMIANI, A. L. O lugar e a produção do cotidiano. In: CARLOS, A. F. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 50-61.
CARLOS, A. F. A.; ALVES, G. da A.; PADUA, R. F. de. (Org.). Justiça espacial e o direito à cidade. São Paulo: Contexto, 2017.

Aula 3. 23/08/2021
Tema: Uma possibilidade de investigação da espacialidade da vida cotidiana em diferentes níveis e dimensões de análise
Síntese da aula: A partir do desdobramento da obra de Henri Lefebvre, situamos a cotidianidade como dimensão espacial, o cotidiano na ordem distante e a vida cotidiana na ordem próxima, possibilitando, assim, a investigação do modo de vida capitalista.

Bibliografia básica:
ARAUJO, M. R. de. O cotidiano na produção bibliográfica da geografia brasileira: uma análise das produções de geógrafos e geógrafas a respeito do ensino de geografia. 130f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2021. [Cap. II. Seção: 2.3 – cotidiano, cotidianidade e vida cotidiana: uma aproximação teórica sobre a espacialidade da vida cotidiana em diferentes níveis].

Bibliografia complementar:
LEFEBVRE, H. Critique de la vie quotidienne II: fundements d’une sociologie de la quotidienneté. Paris: L’arche Editeur, 1961. [Primier chapitre: Mise au point, p. 07-104].
LEFEBVRE, H. Níveis e dimensões. In: LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999. p. 77-98.
LEFEBVRE. H. A sociedade burocrática de consumo dirigido. In: LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ártica, 1991, p. 77-108.

Aula 4. 25/08/2021
Tema: A cotidianidade em diferentes escalas geográficas.
Síntese da aula: Com base em mapas a respeito das dinâmicas urbanas no Brasil apontaremos as possibilidades de análise da cotidianidade nesse território. Nesse sentido, finalizaremos demonstrando as aberturas para avanços e os limites em que esse curso e, em certa medida, a geografia brasileira, vêm demonstrando para construir possibilidades para analisar o cotidiano
geograficamente.

Bibliografia básica:
THÉRY, H.; MELLO-THÉRY, N. A. de. Dinâmicas urbanas. In: THÉRY, H.; MELLO-THÉRY, N. A. de. Atlas do Brasil: disparidades do território. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2018, p. 222-258.
ARAUJO, M. R. de. O cotidiano na produção bibliográfica da geografia brasileira: uma análise das produções de geógrafos e geógrafas a respeito do ensino de geografia. 130f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2021. [Considerações finais, p. 120-124].

Bibliografia complementar:
ARAUJO, M. R. de. O cotidiano na produção bibliográfica da geografia brasileira: uma análise das produções de geógrafos e geógrafas a respeito do ensino de geografia. 130f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2021.