Programa

Aula1: A representação de aspectos sociais da Guiné Bissau e Timor Leste na produção literária de Odete Semedo, Felipa Leal e Sophia de Mello Breyner Andresen

Ministrantes: Rejane e Paola
Referências bibliográficas:


SEMEDO, Odete. Entre o ser e a arte (Série literária, Colecção Kebur, nº 3, 1996); Histórias e passadas que ouvi contar 1 e 2 (República da Guiné-Bissau, Edição INEP, 2000); No fundo do canto (BH: Editora Nandyala, 2007).
Poema - Bissorã 1970-72 de Filipa Leal.
LEAL, Felipa. Adília Lopes Lopes. 3ed. Lisboa: Não (edições), 2015.
LEAL, Felipa. Vem à quinta feira. Porto: Assírio & Alvim, 2016.
LEALl, Felipa. Fósforos e metal sobre imitação do ser humano. Porto: Assírio & Alvim, 2019.

Conto - O anjo de Timor de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Leitura de Sophia: https://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=154225
Andresen, S.M.B. O anjo de Timor. Marco de Canaveses: Cenateca, 2003.

Aula 2: O papel político da escrita feminina de Esmeralda Ribeiro, Ana Paula Tavares e Carolina Maria de Jesus
Ministrantes: Marília e Vanessa
Referências bibliográficas:

Cadernos Negros, volume 30: Contos Afro-Brasileiros / Org. Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2007.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
GONZALEZ, Lélia. CARLOS, Hasenbalg. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo - Diário de uma favelada. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
LIMA, Omar da Silva. “Carolina Maria de Jesus e sua obra - prima Quarto de despejo: diário de uma favelada”. In: Via Litterae - Revista de Linguística e Teoria Literária. Anápolis, jul./dez, 2014. v.6, n.2, p.303-314 . http://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/ (visto em 14/06/2021).
LAPA, Fabiana. A literatura das mulheres negras: A escrita como ferramenta de resistência e expressão. Rio de Janeiro. Disponível em: http://obviousmag.org/fabiana_lapa/2017/a-literatura-das-mulheres-negra… acesso em: 14 de junho de 2021.
MACÊDO, Tânia. A delicadeza e a força da poesia. Rio de Janeiro, 2011. In: Revista Mulemba, v. 1, n. 4, p. 38-43, jul. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.35520/mulemba.2011.v3n4a4864
RABELLO, Rosana Baú. Entre textos e contextos: a poesia e a crônica de Ana Paula Tavares. São Paulo, 2019.
TAVARES, Ana Paula. Um rio preso entre as mãos. São Paulo: Kapulana publicações, 2019.
SANTOS, Neidjane Gonçalves dos. A escrita da mulher Negra: Catando e escrevendo palavras. In: Anais do SILIAFRO. Volume, Número 1. EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosiliafro/wp-content/uploads/2014/03/arti… acesso em: 14 de junho de 2021.

Aula 3: Literatura, história e violência de gênero na escrita de mulheres de São Tomé e Príncipe (Alda do Espírito Santo e Conceição Lima) e Cabo Verde (Dina Salústio)

Ministrantes: Fernanda e Talita
Referências bibliográficas:

BERTHET, Marina. Reflexões sobre as roças em São Tomé e Príncipe. In: Revista Estudos Históricos, v. 25, n. 50, 2012.
BRITO, G.; LIMA, T. M. Dina Salústio e a violência de gênero na literatura cabo-verdiana. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 24, p. 55-69, 19 jun. 2017.
ESPÍRTIO SANTO, Alda. É nosso o solo sagrado da terra: poesia de protesto e luta. Lisboa: Ulmeiro, 1978.
FONSECA, M. N. S., & MOREIRA, T. T. (2017). Panorama das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (16), 13-72. http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/147…
GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: Mulher, Cultura, Literatura. In: _. Revista Pré-textos. Praia: Associação de Escritores cabo-verdianos, p. 27-35, 1998.
HERNANDEZ, Leila Leite. Os Filhos da Terra do Sol: a formação do Estado-nação em Cabo Verde. São Paulo: Selo Negro, 2002.
LIMA, Conceição. O útero da casa. Lisboa: Caminho, 2004.
_____. A dolorosa raiz do Micondó. Lisboa: Caminho, 2006.
_____. O país de Akendenguê. Lisboa: Caminho, 2011.
_____. À sombra do cacau: representações sobre trabalho forçado nas ilhas de São Tomé e Príncipe. In: Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, n.11, 2016, p.343-356.
MATA, Inocência. Apresentação. In: O útero da casa. Lisboa: Caminho, 2004, pp. 11-15.

PADILHA, Laura (Org.). A poesia e a vida: homenagem a Alda Espírito Santo. Lisboa: Colibri, 2006.
SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SALÚSTIO, Dina. Mornas Eram as Noites. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional, 2002.
SANTILLI, Maria Aparecida. Literaturas de Língua Portuguesa: marcos e marcas – Cabo Verde: Ilhas do Atlântico em prosa e verso. São Paulo: Arte & Ciência, 2007.


Aula 4: Representação das mulheres em Craveirinha, Ungulani Ba Ka Khosa e Mia Couto
Ministrantes: Carlos e Guilherme

Referências bibliográficas:

CRAVEIRINHA, José. O folclore moçambicano e suas tendências. Maputo: Alcance Editores, 2009.
___________________. Karingana ua Karingana. Lisboa: Edições 70, 1982.
___________________. Xigubo. Lisboa: Edições 70, 1980.
___________________. Babalaze das Hienas. Maputo: Alcance Editores, 2008.
___________________. Maria. Maputo: Alcance editores, 2008.
___________________. Maria. Lisboa: Caminho, 1998.

COUTO, Mia. As areias do imperador: uma trilogia moçambicana. Livro 1. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
______. Sombras da água: as areias do imperador: uma trilogia moçambicana. Livro 2. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.
______. O bebedor de horizontes: as areias do imperador: uma trilogia moçambicana. Livro 3. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Lisboa: Editora ULISSEIA, 1961.
FRY, Peter (org.). Moçambique: ensaios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Gungunhana; Ualalapi; As mulheres do imperador. São Paulo: Kapulana, 2018.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2019.


Aula 5: Vozes femininas em Moçambique: as escritas de Noémia de Sousa e Paulina Chiziane.
Ministrantes: Juliana e Mayara

Referências bibliográficas:

- Poemas de Noémia de Sousa: Negra e Moça das Docas.
- Conto de Paulina Chiziane: As cicatrizes do amor.
SOUSA, Noémia de. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.
CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.
CHIZIANE, Paulina. As cicatrizes do amor. In.: SAÚTE, Nelson (Org). As Mãos dos Pretos: Antologia do Conto Moçambicano. 2 ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2007
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
MACHEL, Samora. A Libertação da Mulher é uma necessidade da Revolução, Garantia de sua Continuidade, Condição de seu Triunfo. Caderno nº 4, Edições da Frelimo, CEA - UEM, Pasta 161/W, 1974 [1972]. Coleção Estudos e Orientações.
FANON, Frantz. Peles negras, Máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008