Programa

Estrutura do curso:
4 encontros/ 1h30 por encontro

Aula 1 (10/08/2021)
Apresentação geral do curso
Contextualização da corrente teórica
Contextualização do autor

Aula 2 (17/08/2021) – Viktor Chklóvski: estranhamento e paralelismo
A partir da leitura dos artigos “Arte como procedimento” e “Paralelismos em Tolstói”, discutir como esses dois procedimentos aparecem na poética tolstoiana.

Aula 3 (24/08/2021) – Boris Eikhenbaum: a “dialética da alma” tolstoiana
Apresentação do conceito de “dialética da alma”, sua origem e implicações na obra de Tolstói.

Aula 4 (30/08/2021) – Boris Eikhenbaum: considerações tardias sobre “Anna Kariênina”
Discussão da análise eikhenbauniana sobre o romance: 1) a correspondência com Nikolai Strákhov; 2) a herança literária de Púchkin; 3) a epígrafe do romance e 4) Anna Kariênina como um romance simbolista.

Observação: Não é preciso saber russo. As leituras que ainda não estão publicadas em português serão traduzidas pela ministrante.

Bibliografia:

ANY, Carol. A Teoria da Arte e a Emoção no trabalho formalista de Boris Eikhenbaum (Teoria iskusstva i emotsi v formalístitcheskoi rabote Borissa Eikhenbauma). Revue des Études Slaves, 1985, 57-1 pp. 137-144. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/slave_0080-2557_1985_num_57_1_5475?q=any%20ca…
______. Boris Eikhenbaum in OPOIAZ: Testing the limits of the work-centered poetics. Cambridge University Press: Slavic Review. Vol 49, nº 3 (Autumn, 1990a), pp 409-426. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2499987?seq=1
______. Boris Eikhenbaum’s Unfinished Work on Tolstoy. PMLA, Vol. 105, nº2 (Mar. 1990b), pp. 233-244.
CHKLÓVSKI, Viktor. Arte como procedimento. (Trad. David Molina). Revista RUS, São Paulo, 10(14), 2019, pp. 153-176. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/153989
______. Os paralelos em Tolstói (Paraleli u Tolstogo). In. O movimento do cavalo (Khod kniá). Moscou: Guelikon, 1923, pp.115-125 Disponível em: https://imwerden.de/pdf/shklovsky_khod_konya_1923_reprint_1986__ocr.pdf
EICHENBAUM, Boris - A teoria do “método formal”. In: Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. São Paulo: Editora Unesp, 2013, pp. 31-82.
EIKHENBAUM, Boris. Anna Karenina. In. Tolstoi in the seventies. Michigan: Ardis, 1982, pp.110-162.
______. Reflexões sobre a arte: arte e emoção. UFSC: Revista Qorpus, vol.11, n.2, 2021, pp.171-178. Disponível em: https://qorpuspget.paginas.ufsc.br/files/2021/06/Tradu%C3%A7%C3%A3o_1_Q…
ERLICH, Victor. El formalismo ruso: historia y doctrina. Barcelona: Seix Barral, 1974.
GINZBURG, Carlos. Estranhamento: Pré-história de um procedimento literário. In. Nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, pp.15-41.
PAPERNO, Irina. Leo Tolstoy's correspondence with Nikolai Strakhov: The dialogue on faith. In D. Orwin (Ed.), Anniversary Essays on Tolstoy. Cambridge: Cambridge University Press, 2010, pp. 96-119.
POMORSKA, Krystyna. Formalismo e futurismo: a teoria formalista russa e seu ambiente poético. São Paulo: Perspectiva, 2010.
______. Russian formalism in retrospect. In Readings in Russian Poetics: Formalist and Structuralist Views. Cambridge: MIT Press, 1971, pp.273-280. Disponível em: https://archive.org/details/readingsinrussia0000mate
SCHEFSKI, H. K. -The changing focus of Eikhenbaum’s Tolstoi criticism. Kansas: The Russian Review. Vol 37, nº 3 (Jul., 1978), pp 298-307.
STEINER, Peter. El formalismo ruso. Madrid: Ediciones Akal, 2001.
TCHERNICHEVSKI, N. G. Infância e adolescência. Contos militares (Detstvo i otrotchestvo. Voennie rasskazi). In. Obras completas em cinco tomos (Sobranie sotchenenii v piati tomakh). Literaturnaia kritika. Moskva: Pravda, Vol 3, 1974. Disponível em: http://az.lib.ru/c/chernyshewskij_n_g/text_0240.shtml
TEZZA, Cristovão. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Tovo Textos Ltda., 2013 (Edição Kindle).
TODOROV, Tzvetan. A herança metodológica do Formalismo. In. Poética da Prosa. São Paulo: Editora UNESP, 2018, pp.9-39
______. Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. São Paulo: Editora Unesp, 2013.