Programa

O minicurso busca fornecer uma análise sócio-histórica das diversas experiências da cena teatral latino-americana durante a segunda metade no século XX que tangenciam o pensamento e a prática brechtianas. Para tanto, além dos textos dramatúrgicos, utilizaremos um instrumental teórico-crítico que nos auxiliará na compreensão de categorias basilares do teatro épico-dialético
e no estudo de sua (re)elaboração na América Latina.

Aula 1: Brecht e as dificuldades do épico (12/08)
1.1. O sujeito desmontado em Um homem é um homem, de Bertolt Brecht;
1.2. Não há lugar sociológico para o drama: leitura de “Shouldn’t we Abolish Aesthetics”, de Brecht;
1.3. “O teatro épico é o teatro de nosso tempo”: leitura de “The Epic Theatre and its Difficulties”, de Bertolt Brecht;
1.4. Um novo modo de fazer teatral: “A Short Organum for the Theatre”, de Bertolt Brecht;
1.5. O teatro brechtiano não serve para reproduzir, mas para revelar: “Ensaios sobre Brecht”, de Walter Benjamin.

Aula 2: O Teatro de Arena e Revolução na América do Sul (16/08)
2.1. A modernização do teatro brasileiro pelo Arena: A hora do teatro épico no Brasil, de Iná Camargo Costa;
2.2. “Nós fazemos teatro com problemas populares”: Revolução na América do Sul, de Augusto Boal.

Aula 3: Encenar para narrar: envergaduras épico-dialéticas no teatro de Osvaldo Dragún (19/08)
3.1. A presença de Brecht na Argentina: leitura do artigo “Las Historias para ser contadas, de Osvaldo Dragún (1929-1999), adaptación precoz del modelo brechtiano en Argentina”, de Osvaldo Obregón;
3.2. Dragún, espectador e leitor de Brecht: leitura do artigo “El teatro de Osvaldo Dragún y las poéticas teatrales de Buenos Aires en los cincuenta”, de Osvaldo Pellettieri;
3.3. Leitura de Historias para ser contadas, de Osvaldo Dragún.

Aula 4: O teatro de protesto de René Marqués (23/08)
4.1. Experiências de teatro político em Porto Rico: leitura do artigo “Acercamiento al teatro puertorriqueño contemporáneo”, de Osvaldo Obregón;
4.2. Os conflitos representacionais em René Marqués: leitura de “Rene Marques' La muerte no entrara en Palacio: An analysis”, de D.L. Shaw;
4.3. Leitura de La muerte no entrará en palacio, de René Marqués.

Aula 5: A longa marcha do teatro político no Peru: Enrique Solari Swayne (26/08)
5.1. O caso peruano: leitura de El teatro peruano contemporáneo (1960-2000), de Paz Mediavilla Martinez;
5.2. Leitura de Collacocha, de Enrique Solari Swayne.

Aula 6: Continuação: o teatro camponês de Victor Zavala Cataño (30/08)
6.1. A centralidade da perspectiva rural invade a cena: leitura de A revolução peruana, de José Luis Rénique;
6.2. Aspectos do teatro épico-dialético em Victor Zavala Cataño: leitura de O galo.
6.3. Considerações finais

Bibliografia
BOAL, Augusto. Revolução na América do Sul. São Paulo: Massao Ohno, 1960.
BRECHT, Bertolt. “Um Homem é um Homem”. In: Teatro Completo Vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
BENJAMIN, Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.
CATAÑO, Victor Zavala; SANTOS, PATRICIA FREITAS DOS. O galo. Revista Aspas, vol. 8, nº 01, 2018.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2016.
DRAGÚN, Osvaldo. Historias para ser contadas. Ottawa: Girol Books, 1982.
MARQUÉS, René. Teatro. Tomo I. San Juan: Editorial Cultural Inc. Rio Piedras, 1986.
MARTINEZ, Paz Mediavilla. El teatro peruano cantemporáneo (1960-2000). Barcelona: Fundación Universitaria Española, 2017.
OBREGÓN, Osvaldo. Las Historias para ser contadas, de Osvaldo Dragún (1929-1999), adaptación precoz del modelo brechtiano en Argentina. América: Cahiers du CRICCAL , nº 34. 2006.
________. Acercamiento al teatro puertorriqueño contemporáneo. Arrabal, nº 7, 2010.
PELLETTIERI, Osvaldo. El teatro de Osvaldo Dragún y las poéticas teatrales de Buenos Aires en los cincuenta. Latin American Theatre Review, vol. 29, no. 2, Mar. 1996.
SHAW, D.L. Rene Marques' La muerte no entrara en Palacio: An analysis. Latin American Theatre Review, vol. 2, nº 01, Ag. 1968.
SWAYNE, Enrique Solari. Collacocha. Fondo Editorial de la Facultad de Letras, Oficina General de Editorial e Imprenta, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 1992
WILLET, John (Org.).“Shouldn’t We Abolish Aesthetics?”, “The Epic Theatre and its Difficulties”, “A Short Organum for the Theatre”. In: Brecht on Theatre. New York: Hill and Wang, 1991.