Programa

Aula 01 – Introdução e contexto histórico
Nessa primeira aula veremos o contexto histórico em que as três obras foram produzidas, o que significa entender algumas questões sobre as décadas de 1920, 1930 e 1940 nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Rússia. Veremos algumas informações sobre os autores e algumas reflexões sobre o conceito de distopia e utopia na literatura.

Aula 02 – Vilões, pessimismo e esperança
Em nossa segunda aula iremos analisar alguns personagens das obras, principalmente o confronto entre protagonistas e antagonistas, sobre como a distopia funciona como mecanismo de reflexão a respeito de questões históricas. A partir de trechos e de alguns elementos literários como personagens, narrador, tempo e espaço veremos como as construções temáticas que operam nas obras dialogam e divergem
entre si, traçando um paralelo com problemas sociais, sistemas de poder e transformação social.

Aula 03 – Tecnologia e controle
Na nossa última aula, iremos analisar trechos das três obras tendo como foco a temática da tecnologia e do controle. Veremos as relações que as obras possuem entre si, o diálogo que estabelecem com a cultura e como algumas dessas discussões sobre tecnologia chegam ao século 21. Por fim, iremos refletir sobre como essas três obras distópicas nos ajudam a entender e, talvez, modificar nosso mundo cotidiano.

Bibliografia Básica
ORWELL, George. 1984. Rio de Janeiro: Antofágica, 2021. 
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. São Paulo: Globo, 2014. 
ZAMYATIN, Yvgeny. Nós. Sâo Paulo: Aleph, 2017.

Bibliografia complementar
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2011.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 - Magia e Técnica, Arte e Política.
São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
__________. Capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção – crítica social do julgamento. Porto Alegre: Editora
Zouk, 2007.
__________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

BRECHT, Bertolt.  Poesia. São Paulo: Perspectiva, 2019. 
CANDIDO, Antonio. A personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
________. A Formação da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2009.

________. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008.
________. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul,
2004.
________. Textos de Intervenção. São Paulo: Editora 34, 2002.
CLAEYS, Gregory. The Cambridge Companion to Utopian Literature. Cambridge:
Cambridge University Press, 2010. 
_______. Dystopia, a natural history. Oxford: Oxford University Press, 2018. 
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes,
2006.
________. Ideologia. São Paulo: Boitempo Editorial, 1991.
FISHER, Mark. Realismo Capitalista - é mais fácil imaginar o fim do mundo de que o
fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
GOLDMAN, Lucien. A Sociologia do Romance. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, o Breve Século XX. São Paulo: Companhia
das Letras, 1997.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Capital: Crítica da Economia Política. São Paulo:
Abril Cultural, 1983.
MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
________. Sobre literatura e arte. São Paulo: Global, 1980.
________. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
WILLIAMS, Raymond. Culture and Society. London: Chatto and Windus, 1958.
________. Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
 ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância - a luta por um futuro humano
na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.