Programa

- Aula 1 - Gilda de Mello e Souza: esta aula se centra na formação do campo da moda no Brasil por meio de uma análise de O espírito das roupas: a moda no século dezenove em dois níveis distintos, porém complementares. Primeiramente, considerando as balizas históricas e sociológicas que marcam as reflexões suscitadas por Gilda de Mello e Souza, valemo-nos do viés da autora para adentrar e analisar a moda no Brasil do século XIX. Em segundo momento, por meio da leitura crítica da obra, analisaremos como determinadas escolhas da autora, desde as fontes selecionadas à abordagem teórica adotada para o desenvolvimento de sua pesquisa, evidenciam a compreensão de moda vigente no Brasil do século XX. Esperamos, assim, articular uma releitura da obra tanto como fonte de análise como enquanto contribuição teórica ao estudo da moda.

- Aula 2 - Paulo Emílio Sales Gomes: nesta aula o objetivo é concentrado na reflexão sobre o problema do figurino cinematográfico. Embora o tema seja pouco conhecido no interior da obra desse autor, o problema da moda acompanha suas reflexões mais gerais sobre o cinema brasileiro e suas particularidades, interagindo com problemas como a construção das personagens, de uma gestualidade e de uma visualidade próprias ao cinema nacional. Mas se o tema da moda acompanha suas reflexões desde o fim dos anos 1950, é na tese Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte, publicada em 1974, que a moda aparece como categoria pertinente para reflexão sobre a formação do cinema silenciosos brasileiro, em finais dos anos 1920.

BIBLIOGRAFIA

ARANTES, Otília Beatriz. Notas sobre o método crítico de Gilda Mello e Souza. Estudos Avançados, v. 20, n. 56, São Paulo, 2006. Disponível em:
scielo.br/j/ea/a/qKxHHZCyDxDFYzSkB8cQ3rf/?lang=pt
ARANTES, Paulo Eduardo; ARANTES, Otília Beatriz. Sentido da formação: três estudos sobre Antonio Cândido, Gilda de Mello e Souza e Lúcio Costa. São Paulo: Paz & Terra, 1997.
MELLO E SOUZA, Gilda de. O Espírito das Roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
________. Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2008.
MENDES, Adilson. Trajetória de Paulo Emilio. Cotia: Ateliê Editorial, 2013.
PONTES, Heloisa. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-68). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
________. Modas e modos: uma leitura enviesada de O espírito das roupas. Cadernos Pagu, v. 22, Campinas, 2004. Disponível em: doi.org/10.1590/S0104-83332004000100003
PRADO, Luís André do. Gilda de Mello e Souza e a emergência do campo da moda no Brasil (1800-1990). Revista de História, n. 178, São Paulo, 2019. Disponível em:
revistas.usp.br/revhistoria/article/view/137772/151438
SALES GOMES, Paulo Emílio. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva; Edusp, 1974.
________. Crítica de cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981, 2 v.
________. Uma situação colonial? São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SOUZA, José Inacio de Melo. Paulo Emilio no Paraíso. Rio de Janeiro: Record, 2002.