Programa

1. 10/08 – (aula síncrona de 3 horas) Introdução ao curso, fonética, fonologia e ortografia
Objetivo: apresentar os detalhes de funcionamento do curso de maneira geral. Definição dos conceitos fonética, fonologia e ortografia. Apresentar e discutir questões de produção e percepção dos sons.

2. 11/08 – (aula síncrona de 3 horas) Vogais e semivogais
Objetivo: Apresentar o que são sons vocálicos. Exemplificar com os sistemas do português, inglês, espanhol e francês. Apresentar os símbolos do IPA referentes às vogais e semivogais/glides.

3. 12/08 – (aula síncrona de 3 horas) Consoantes e sílabas
Objetivo: Apresentar o que são sons consonantais. Exemplificar com os sistemas do português, inglês, espanhol e francês. Apresentar os símbolos do IPA referentes às consoantes. Apresentar a teoria da sílaba e discutir sobre a importância de conhecer a organização da sílaba para poder trabalhar pronúncia de L2.

4. 13/08 – (aula síncrona de 3 horas) O ensino de fonética e fonologia: troca de experiências
Objetivo: Relembrar pontos abordados no curso e reforçar questões de metodologia no ensino de pronúncia, seguindo o que pesquisas da área apontam como eficaz.

Bibliografia
ALVES, U. K.; SILVA, S. M.; BRISOLARA, L. B.; ENGELBERT, A. P. P. F. (Orgs.). (2021) Fonética e fonologia de línguas estrangeiras: subsídios para o ensino. Campinas: Pontes Editores.
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LADEFOGED, P., & Johnson, K. (2010). A course in phonetics. Wadsworth Publishing Company.
LAVER, J. (1994). Principles of phonetics. Cambridge: Cambridge University Press.
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MORI, A. C. Fonologia. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, A. C. (org.). (2001) Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora.
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