Programa

Metodologia: o curso será ministrado via plataforma GoogleMeet, através de aulas expositivas, e haverá uma reserva da carga horária de 1h de cada encontro para leitura da bibliografia.

1 O objeto, o contexto e a estrutura dos Segundos Analíticos
1.1 Pressupostos teóricos: teoria da verdade como correspondência, leis lógicas e a ciência como uma categoria relativa
1.2 Definições iniciais: APr 1.1-7 silogismo, termos, proposições, definições, axiomas etc.
1.3 Diferenças entre teoria silogística e teoria da demonstração
1.4 Divisão temática e estrutura do tratado dos Segundos Analíticos
1.5 Controvérsias sobre o objeto dos Segundos Analíticos

2 O conceito de conhecimento científico e a teoria da demonstração
2.1 As duas condições para haver conhecimento haplos
2.2 O que significa não poder ser de outro modo
2.3 Como a demonstração é um discurso da alma (APst, I.9)
2.4 Como o conhecimento científico é adquirido pela demonstração

3 Demonstração e as características de suas premissas
3.1 Apresentação de cada característica
3.2 As interconexões lógico-conceituais entre elas
3.3 Algumas posições na literatura secundária

4 Necessidade e causalidade: APst I.4-6
4.1 Quanto aos predicados
4.2 Quanto às relações predicativas (termo médio)

5 Hierarquia e adequação dos princípios:
5.1 Os axiomas comuns
5.2 Os primeiros princípios de cada domínio (genus)
5.3 O princípio apropriado ao fato que se quer demonstrar


BIBLIOGRAFIA:


PRIMÁRIA:
Angioni, L. (2004). Aristóteles: Segundos Analíticos livro I. Tradução, introdução e notas. In: IFCH-UNICAMP: Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução n.7.
Aristotle. Posterior Analytics. Topics. Translated by Hugh Tredennick, E. S. Forster. Loeb Classical Library 391. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1960.
Barnes, J. (1984). The Complete Works of Aristotle (2 vol.). Princeton: Princeton University Press.
Barnes, J. (1993). Aristotle: Posterior Analytics. Translated with a commentary. Second edition. Oxford: Clarendon Press.

SECUNDÁRIA:
Para todo o curso:
Porchat, O. (2001). Ciência e dialética em Aristóteles. São Paulo: Editora UNESP. (Os capítulos e trechos serão apontados conforme as aulas.)

Aula 1: Wolff, F. (2004) Ciência Aristotélica e Matemática Euclidiana. In: Analytica, vol. 8, n.1, pp. 43-88.
Santos, L. H. L. dos. (2021). “Aristóteles e a Lógica da Contingência - Uma interpretação tradicional do argumento da batalha naval”. Journal of Ancient Philosophy, 15(1), 64-143.
Sugestão de leitura complementar:
Ferreira, M. (2014) “As proposições categóricas na lógica de Aristóteles”, pp. 203-247, in: Angioni (Org.) Lógica e Ciência em Aristóteles, Editora Phi, 372p.
Smith, R. (2012). “A Lógica de Aristóteles”. Artigo da SEP traduzido por Elton Luiz Rasch. Investigação Filosófica: vol. 3, n. 2, artigo digital 2.

Aula 2: Bastos, D. (2020) A Teoria da Demonstração Científica de Aristóteles em Segundos Analíticos 1.2-9 e 1.13. Archai Journal 30, pp.1-24.
Sugestão de leitura complementar: Angioni, L. Demonstração, silogismo e causalidade. in: Angioni (Org.) Lógica e Ciência em Aristóteles. Campinas: Editora Phi, 372p.

Aula 3: Angioni, L. (2012) “Os seis requisitos das premissas da demonstração científica em Aristóteles (Segundos Analíticos I,2)”. In: Manuscrito – Rev. Int. Fil., Campinas, v. 35, n. 1, p. 7-60, jan.-jun.
Scholz, H. (1980). “A Axiomática dos Antigos”, in: Cadernos de História e Filosofia da Ciência 1, pp.5-20.

Aula 4: Porchat, O. (2004) “Sobre a Degola do Boi Segundo Aristóteles”. In: Analytica, vol. 8, n.1, pp. 89-142.
Angioni, L. (2020). “Aristóteles e a necessidade do conhecimento científico”. Discurso, 50(2), 193-238.

Aula 5: Encerramento. Sem leitura prevista.