Programa

O curso se focará em quatro grandes autores de língua portuguesa dos séculos XX e XXI: o brasileiro João Guimarães Rosa (1908-1967); o caboverdiano Baltasar Lopes (1907-1989); o timorense Luís Cardoso Noronha (1958) e o angolano Ondjaki (1977). Em períodos diferentes dos séculos XX e XXI, eles escrevem quatro obras que têm, como protagonistas, personagens infantis cuja ação se insere no panorama histórico e social dos seus respetivos países e e é condicionada por ele.

Através do olhar destas crianças, os autores pintam uma tela da realidade nacional: assim, nos olhos míopes de Miguilim (1964), Guimarães Rosa apresenta o sertão brasileiro na época do fomento das grandes cidades no país; pela recordação do seu Chiquinho (1947) já adulto e emigrado nos Estados Unidos, Baltasar Lopes conta o Cabo Verde em que ele próprio viveu; nas brincadeiras dos meninos que protagonizam Avodezanove e o segredo do soviético (2008), e nas suas personagens exilarantes, Ondjaki conta o drama da guerra civil em Angola, enquanto a formação do narrador de Para onde vão os gatos quando morrem? (2017), Luís Cardoso Noronha conta as travessias de Timor Leste, de colônia portuguesa até à invasão indonésia.

Uma abordagem linguística aos textos visará analisar as escolhas lexicais, semânticas e sintáticas com que os autores mantêm constante, ao longo da narração, o ponto de vista infantil.

Bibliografia:

Baltasar Lopes, Chiquinho, Vega, 2006;
João GUIMARÃES ROSA, Manuelzão e Miguilim, Nova Fronteira, 2011;
Luís Cardoso, Para onde vão os gatos quando morrem? Sextante, 2017;
Ondjaki, Avodezanove e o segredo do soviético, Companhia das Letras, 2009.