Programa

Aula 1. A tragédia como espetáculo audiovisual: os componentes extratextuais do drama trágico ateniense
Aula 2. A caracterização cênica das personagens na Electra de Eurípides
Aula 3. A função de objetos e acessórios cênicos na Ifigênia em Táuris de Eurípides
Aula 4. Loucura, perseguição, intervenção divina: a espetaculosa cenografia do Orestes de Eurípides

Bibliografia

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1986.
ARISTÓTELES. HORÁCIO. LONGINO. A poética clássica. Tradução de Jaime Bruna. 1. ed. 17. reimpressão. São Paulo: Cultrix, 2014.
BOURSCHEID, Marcelo. Ifigênia entre os Tauros, de Eurípides: introdução, tradução e notas. 2012. 268f. Dissertação de mestrado (Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curitiba, 2012.
CASTIAJO, Isabel. O Teatro Grego em Contexto de Representação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
DAVIDSON, John. Theatrical Production. In: GREGORY, Justina (Ed.). A companion to Greek tragedy. Malden: Blackwell, 2005. p. 194-212. [Tradução dispoível na pasta da matéria]
DUARTE, Adriane da Silva. Cenas de Reconhecimento na Poesia Grega. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
EASTERLING, Pat; HALL, Edith (Org.). Atores gregos e romanos: aspectos de uma antiga profissão. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Odysseus, 2008.
EMDE BOAS, Evert van. Language and character in Euripides’ Electra. Oxford: Oxford University Press, 2017.
EURÍPIDES. Electra; Orestes. Tradução de Karen Amaral Sacconi. São Paulo: Martin Claret, 2021.
______. Teatro completo (vol. 3). Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2018.
______. Orestes. Tradução de Trupersa, com direção de Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa. Cotia: Ateliê, 2017.
______. Teatro completo (vol. 2). Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2016.
______. Electra. Tradução de Trupersa, com direção de Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa. Cotia: Ateliê, 2015.
______. Ifigénia entre os Tauros. Tradução do grego, introdução e comentário de Nuno Simões Rodrigues. Coimbra/São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume, 2014.
______. Iphigenia in Tauris. Edited with an introduction, translation and commentary by M. J. Cropp. Warminster: Aris & Phillips, 2000.
______. Orestes. Tradução de Augusta Fernanda de Oliveira e Silva. Brasília: Ed. UnB, 1999.
______. Orestes. Edited with translation and commentary by M. L. West. Warminster: Aris & Phillips, 1990.
______. Orestes. With introduction and commentary by C. W. Willink. Oxford: Clarendon Press, 1989.
______. Electra. With translation and commentary by M. J. Cropp. Warminster: Aris & Phillips, 1988.
______. Electra. Edited with introduction and commentary by J. D. Denniston. Oxford: Clarendon Press, 1987.
KNOX, Bernard. Euripidean Comedy. In: ______. Word and action: Essays on the ancient theater. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1986. p. 250-274.
KYRIAKOU, Poulheria. A commentary on Euripides’ Iphigenia in Tauris. Berlin: De Gruyter, 2006.
MALHADAS, Daisi. Tragédia grega: o mito em cena. Cotia: Ateliê, 2003.
MASTRONARDE, Donald J. The art of Euripides: dramatic technique and social context. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
______. Actors on High: The Skene Roof, the Crane, and the Gods in Attic Drama. Classical Antiquity, v. 9, n. 2, p. 247-294, 1990.
MCCLURE, Laura K (Ed.). A companion to Euripides. Chichester: John Wiley & Sons, 2017.
MOSSMAN, Judith (Ed.). Euripides. Oxford Readings in Classical Studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.
OLIVEIRA, Flávio Ribeiro de. As anagnoríseis de Electra. In: SANTOS, Marcos Martinho dos (Org.). 1º Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2006. p. 133-143.
______. Boa Retórica e Má Retórica no Orestes de Eurípides. 2000. 218 f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
PICKARD-CAMBRIDGE, Arthur W. The dramatic festivals of Athens. Oxford: Clarendon Press, 1953.
PORTER, John R. Studies in Euripides’ Orestes. Leiden/New York/Köln: E. J. Brill, 1994.
ROMILLY, Jacqueline de. A tragédia grega. Lisboa: Edições 70, 2013.
REHM, Rush. Euripides’ Electra: the intimate body. In:______. The play of space: spatial transformation in Greek tragedy. Princeton/Oxford: Princeton University Press, 2002. p. 187-200.
______. Marriage to death: the conflation of wedding and funeral rituals in Greek tragedy. Princeton: Princeton University Press, 1996.
SACCONI, Karen Amaral. Heraîa: casamento e fertilidade na Electra de Eurípides. In: DUARTE, Adriane da Silva; CARDOSO, Zélia de Almeida (Org.). A representação dos deuses e do sagrado no teatro greco-latino. São Paulo: Humanitas, 2013. p. 97-10.
WOLFF, Christian. Orestes. In: SEGAL, Erich (Ed.). Oxford readings in Greek tragedy. Oxford: Oxford University Press, 1983. p. 340-356.