Programa

Aula 1 (02/02): As White Paintings e a questão da diferença.
Aula 2 (09/02): O “problema” da neovanguarda e a neovanguarda enquanto problema.
Aula 3 (16/02): As Combines de Rauschenberg e a questão da indecidibilidade.
Aula 4 (23/02): O estatuto do tempo na encruzilhada entre o moderno e o contemporâneo.

BIBLIOGRAFIA:

BADIOU, Alain. Le Siècle. Paris: Éditions du Seuil, 2005.

BERARDI, Franco. Depois do futuro. Trad. Regina Silva. São Paulo: Ubu, 2019.

BERG, Hubert F. van den. “Towards a ‘Reconciliation of Man and Nature’. Nature and Ecology in the Aesthetic Avant-Garde of the Twentieth Century”. In: Neo-Avant-Garde (Org.) David Hopkins. Nova York: Rodopi, 2006.

BERGSON, Henri. L’évolution créatrice. 7ª ed. Paris: PUF, 1996.

BUCHLOH, Benjamin. “The primary colors for the second time: A paradigm repetition of the Neo-Avant-Garde”. In: October, n. 37, verão 1986.

BUCHLOH, Benjamin. Neo-Avant-Garde and culture industry. Cambridge: MIT Press, 2003.

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Trad. José Pedro Antunes. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

CAGE, John. Silence. Connecticut: Wesleyan University Press, 1983.

CREHAN, Hubert. “The See Change: Raw Duck”. In: Art Digest 27, n. 20, 15 de setembro de 1953.

CROW, Thomas. “This is Now: Becoming Robert Rauschenberg”. In: Artforum. Vol. 36, n. 1, setembro de 1997.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. 7ª ed. Paris: PUF, 1993.

DERRIDA, Jacques. La dissémination. Paris: Éditions du Seuil, 1972.

DERRIDA, Jacques. Deconstruction in a Nutshell: a Conversation with Jacques Derrida. (Org.) John D. Caputo. Nova York: Fordham University Press, 1997.

DEZEUZE, Anna. “‘Neo-Dada’, ‘Junk Aesthetic’ and Spectator Participation”. In: Neo-Avant-Garde (Org.) David Hopkins. Nova York: Rodopi, 2006.

DIETRICH, Dorothea. The Collages of Kurt Schwitters: Tradition and Innovation. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

EGBERT, Donald. “The Ideia of avant-garde in Art and Politics”. In: Leonardo. Vol. 3, n. 1, janeiro de 1970.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. “As aporias da vanguarda”. In: Com raiva e paciência: ensaios sobre literatura, política e colonialismo. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FAVARETTO, Celso. A contracultura, entre a curtição e o experimental. São Paulo: n-1 edições, 2019.

FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FOUCAULT, Michel. La pensée du dehors. Paris: Éditions Fata Morgana, 1986.

FREUD, Sigmund. “Recordar, repetir e elaborar”. In: Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu. Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

GALARD, Jean. Mort des Beaux-Arts suivi de Lettre de la Main Gauche. Paris: Éditions du Seuil, 1971.

GREENBERG, Clement. “Pintura modernista”. In: Clement Greenberg e o debate crítico. (Org.) Glória Ferreira e Cecília Cotrim Mello. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

GREENBERG, Clement. “Vanguarda e Kitsch”. In: Clement Greenberg e o debate crítico. (Org.) Glória Ferreira e Cecília Cotrim Mello. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GREENBERG, Clement. “Recentness of Sculpture”. In: The Collected Essays and Criticism. (Org.) John O’Brian. Vol. 4, Modernism with a Vengeance, 1957-1969. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

GREENBERG, Clement. “Where is the Avant-Garde?”. In: The Collected Essays and Criticism. (Org.) John O’Brian. Vol. 4, Modernism with a Vengeance, 1957-1969. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

HARTOG, François. Régimes d’historicité. Présentisme et expériences du temps. Paris: Éditions du Seuil, 2003.

HOPKINS, David. After Modern Art 1945-2000. Oxford: Oxford University Press, 2000.

HOPKINS, David (Org.) Neo-Avant-Garde. Nova York: Rodopi, 2006.

HUYSSEN, Andreas. “Mapeando o pós-moderno”. In: Pós-modernismo e política. (Org.) Heloisa Buarque de Hollanda. Trad. Carlos de A. de C. Moreno. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

JIMENEZ, Marc. La querelle de l’art contemporain. Paris: Gallimard, 2005.

JOSEPH, Branden. Random Order: Robert Rauschenberg and the neo-avant-garde. Cambridge: MIT Press, 2003.

KRAUSS, Rosalind. Rauschenberg and the Materialized Image. In: Artforum. Nova York: 13, n. 4, p. 36-43, 1974.

KRAUSS, Rosalind. Perpetual Inventory. In: Robert Rauschenberg: A retrospective. (Org.) Walker Hopps e Susan Davidson. Nova York: Solomon Guggenheim Museum, 1999.

KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea. Art in the Age of the Post-Medium Condition. Nova York: Thomas & Hudson Inc, 1999.

KUSPIT, Donald. The cult of the avant-garde artist. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 1: Escritos técnicos sobre Freud. Trad. Betty Milan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno explicado às crianças. Trad. Tereza Coelho. Lisboa: D. Quixote, 1987.

MEYER, James. The art of return: the sixties and contemporary culture. Chicago: The University of Chicago Press, 2019.

MILLER, Dorothy. Sixteen Americans. (Org.). Nova York: Museum of Modern Art, 1959.

MOHOLY-NAGY, Lazsló. The New Vision and Abstract of an Artist. Trad. Daphne M. Hoffmann. 4ª ed. Nova York: George Wittenborn, 1947.

O’DOHERTY, Brian. Rauschenberg and the Vernacular Glance. In: Art in America. Nova York: 61, n. 5, p. 82-87, 1973.

PAZ, Octávio. Point de convergence. Du romantisme à l’avant-garde. Trad. Roger Munier. Paris: Gallimard, 1976.

PELBART, Peter Pal. Vida capital. Ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

POGGIOLI, Renato. Teoría del arte de vanguardia. Trad. Rosa Chacel. Cidade do México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. L’inconscient esthétique. Paris: Galilée, 2001.

RAUSCHENBERG, Robert. “Note on Painting” (1963). In: Pop Art Rdefined. (Org.) John Russell e Suzi Gablik. Nova York: Praeger, 1969.

SANDLER, Irving. “Reviews and Previews: Robert Rauschenberg”. In:Art News vol. 59, n. 2, abril de 1960.

SCHEUNEMANN, Dietrich. “From Collage to the Multiple. On the Genealogy of Avant-Garde and Neo-Avant-Garde”. In: Avant-Garde/ Neo-Avant-Garde. (Org.) Dietrich Scheunemann. Nova York: Rodopi, 2006.

SOLOMON, Alan. Robert Rauschenberg. Nova York: Jewish Museum, 1963.

STEINBERG, Leo. “Outros critérios”. In: Clement Greenberg e o debate crítico. (Org.) Glória Ferreira e Cecília Cotrim Mello. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

STUCKEY, Charles. “Reading Rauschenberg”. In: Art in America. Vol 65, n. 2, 1977.

TAFURI, Manfredo. Progetto e utopia. Architecttura e sviluppo capitalistico. Roma: Saggi Tascarbili Laterza, 1973.

TARABUKIN, Nikolai. “From the Easel to the Machine”. In Modern Art and Modernism A Critical Anthology. (Org.) Francis Frascina e Charles Harrison. Trad. Christina Lodder. Nova York: Harper and Row, 1982.

TODOROV, Tzvetan. Symbolisme et interprétation. Paris: Éditions du Seuil, 1978.

TOMKINS, Calvin. Off the Wall: Robert Rauschenberg and the Art World of Our Time. Nova York: Penguin, 1980.

ZIZEK, Slavoj. The sublime object of ideology. New York: Verso, 1989.